Sabores de família
Reunir a família ao redor da mesa para degustar um sabor especial cheio de boas recordações. Foi pensando em cenas como essa que a Santa Helena distribui desde setembro sua nova linha de doces à base de amendoim e castanhas, especialmente elaborada para despertar lembranças nos consumidores. Batizada de Doce Tradição, a novidade é inicialmente composta por três itens: doce de amendoim, amendoim caramelizado e mix de nuts caramelizadas, repassa Daniela Zanin, gerente de produto da Santa Helena.
Com sabor caseiro e receitas exclusivas, informa ela, as guloseimas foram desenvolvidas conforme tendência em voga na cena de snacks doces e, em pré-testes com consumidores, sinalizaram potencial para agradar o público fã da categoria. Os novos produtos se juntam aos campeões de venda e referências no setor, como a Paçoquita e o amendoim tipo japonês Mendorato.
Doce Tradição vem com o objetivo de levar ao ponto de venda o sabor das sobremesas das famílias de outrora, comenta Daniela. “Resgatamos receitas tradicionais que, com certeza, vão emocionar e trazer à tona muitas boas memórias e sabores já esquecidos”, afirma. Os lançamentos, frisa a executiva, fazem parte da estratégia de atuar em diferentes segmentos e estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Os produtos podem ser conferidos desde setembro em embalagens de 100g e 200g e, no caso do doce tradicional de amendoim, também em displays com 30 unidades.
Para giro interplanetário
Marca campeã da Florestal Alimentos no segmento de candies, Flopito inova com uma versão em pirulitos de formato bola, batizada de Flopito Planet. A novidade chega com proposta divertida e irreverente para a categoria, inserindo um produto diferenciado e que explora um tema sempre atual, aguçando a curiosidade do público infantil, reporta Adriano Orso, gerente de marketing da indústria gaúcha. “Trata-se de um pirulito bola de 17g com recheio mastigável, onde cada sabor representa um planeta diferente, com características específicas que promovem sensações variadas”, descreve o executivo, acentuando que a categoria de pirulitos do tipo bola foi escolhida para a tacada da Florestal devido ao formato, propício para representar miniplanetas de sabor.
Orso detalha que Urano foi desenvolvido no sabor hortelã congelante, com marcante refrescância, proporcionada pela adição de mentol. Mercúrio vem no sabor morango quente, incorporando ingrediente denominado warming, que provoca a sensação de quente. Já Saturno exibe o sabor maçã verde ácida, com adição extra de ácido cítrico e sensação de azedinho.
Comercializado em pacotes com os três sabores sortidos, contendo 24 pirulitos (408g), Flopito Planet mira o público de cinco a 12 anos, informa o gerente. Para ilustrar a embalagem, o pacote recebe estampa de um astronauta e a imagem dos três planetas. As apresentações individuais, com fechamento single, trabalham com cores distintas, facilitando a seleção entre as propostas e sabores.
Suco para mastigar
Marca da ebba (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos), controlada da britânica Britvic, Maguary Pedaços chega para revolucionar o segmento de sucos prontos para beber (SPB) em embalagens de 200ml. Bebidas com pedaços de fruta são tendência nos Estados Unidos e Europa, porém, no Brasil, néctares com essa proposta eram ainda inéditos, afirma Fábio Levalessi, diretor comercial da ebba. “O consumidor sente uma textura diferente e agradável a cada gole e o sabor se intensifica a cada mordida em um pedaço de fruta”, detalha ele.
Disponíveis nos sabores pêssego, maçã e manga, Maguary em Pedaços assinala também o retorno da marca à mídia. Em comercial assinado pela agência Mkt One, o anúncio do lançamento foi ao ar em setembro, com versão de 15 segundos. “Ele explora de forma divertida as sensações de um casal que, no cinema, surpreende-se com o mundo de sabores proporcionado pelo suco”, repassa Levalessi. Segundo o executivo, o vídeo é veiculado nos canais fechados Universal Channel, Fox Life, CineMax, GNT, Viva e Multishow, além de contar com inserções na internet e mídias sociais. Maguary Pedaços conta também com hotsite de conteúdo exclusivo para comunicar todos os benefícios e características do produto.
Como parte da estratégia de divulgação, a ebba desenvolveu algumas ações de ativação como degustação em pontos de venda (PDV) e uma promoção compre e ganhe. Na compra de três sucos Maguary de um litro, o cliente ganha uma versão de Maguary Pedaços (200ml), anuncia o diretor comercial. A novidade, completa ele, vem acompanhada de um canudo especial, com diâmetro maior, que permite o consumo dos pedaços de fruta. “É uma opção de snack saudável, fonte de vitamina C e muito prática para consumo on the go de crianças, jovens e adultos. As bebidas com pedaços são modernas e vêm chamando cada vez mais atenção no mundo todo, pois são diferenciadas e proporcionam uma experiência de consumo muito interessante, com o acréscimo de pedaços reais que potencializam o sabor”, conclui.
Açaí na garrafa
Especializada na produção de sucos naturais, a Mitto uniu o sabor e as propriedades antioxidantes do açaí em duas inovações: Suco de Açaí Integral e o Suco de Açaí com guaraná. Pioneiros no balcão de bebidas especiais, os sabores estão disponíveis em versões de 300ml e de um litro, desde setembro, nos principais pontos de venda (PDVs) do país. Para Flávio Meneguini, dirigente da Mitto, os lançamentos são destinados ao público que valoriza a alimentação mais saudável e busca benefícios ao organismo. “Para mantermos todos os nutrientes dessa fruta típica da Amazônia brasileira, fomos bastante exigentes desde o processo de seleção do fruto até o envasamento da bebida”, assegura Meneguini.
Para a produção de cada uma das garrafas de suco de açaí são necessários 500g da fruta. O suco é envasado em embalagens de vidro e, dessa forma, tem preservado o sabor e as propriedades nutricionais do açaí. O suco integral da fruta, frisa Meneguini, é um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento, combatendo os radicais livres associados ao câncer e às doenças cardíacas. “O suco também traz benefícios ao coração e ao bom funcionamento do intestino. Além disso, não contém açúcar, o que o torna ainda mais saudável”, sustenta. O alto valor energético da fruta, completa ele, ajuda em atividades físicas, no fortalecimento muscular e na prevenção de anemias, pois é rico em ferro. Possui também os ingredientes Ômega-6 e Ômega-9, que ajudam a regular as taxas de colesterol.
Venda de carrossel
A Jazam mais uma vez dá uma força ao trade doceiro e banca desde o início de setembro diversas ações de divulgação da linha Coloreti. Com o tema “Tá sem graça? Dá um Coloreti Aí!”, a campanha vem sendo exibida nas principais mídias e veículos de comunicação de todo o país e conta com o ator mirim Guilherme Seta, destaque na novela infantil Carrossel, repassa Cristina Zuardi, gerente de marketing da marca. “Além de exibição no programete Esconderijo Secreto, veiculado no canal Discovery Kids, a peça publicitária também está no filme Carrossel, que lotou as salas de cinemas de todo o Brasil”, acrescenta ela. Coloreti, sublinha Cristina, é a maior linha de confeitos drageados de todo o país e atualmente é composta por 30 itens, em apresentações de 80g a um quilo.
Fino que satisfaz
Grife especializada em guloseimas orgânicas, light, zero açúcar e integrais, a SuaviPan amplia o menu de itens acessórios com uma linha de canudinhos recheados nos sabores chocolate e cappuccino. Trata-se do primeiro canudinho recheado e totalmente sem açúcar, uma inovação na categoria, frisa Lucas Christino, diretor de marketing da empresa. Além disso, completa ele, a SuaviPan reformulou todas as embalagens. Deixou de lado o fundo azul e abriu espaço ao branco. Antes comercializados apenas individualmente, os alfajores da marca agora são apresentados em caixa, com duas unidades, com foco no segmento de supermercados. “É um momento muito especial para a empresa. Mudamos as apresentações de olho na evolução dos consumidores e acreditamos que é uma excelente oportunidade para mostrarmos os nossos exclusivos canudinhos”, assinala Christino.
Mão na roda da confeitaria
Fornecedora do food service e varejo doceiros, a Alispec diversifica o portfólio e oferece praticidade ao público ligado em confeitaria com o ganache meio amargo da marca. “Praticidade e versatilidade são as principais características da novidade, comparado à versão caseira, pois confere maior durabilidade e pode ser utilizada em inúmeros doces, como trufas, bolos, tortas e rocamboles”, exemplifica Emily Araújo, da equipe de marketing da Alispec.
O ganache meio amargo, acrescenta ela, permite ao confeiteiro trabalhar com a consistência ideal para qualquer aplicação, viabilizando saborizações variadas. A embalagem de 900g pode ser conferida no trade atacadista doceiro ao preço médio sugerido de R$ 13,00 a unidade, orça Emily.