As ideias e os avanços científicos no campo da nutrição e saúde e suas aplicações em linhas de alimentos, confeitos inclusos, são cada vez mais relevantes na agenda da indústria. Eventos como a Food Ingredients South América (FiSA 2016), programada para o período de 23 a 25 de agosto em São Paulo, renovam esse elo a cada edição, mostrando em primeira mão avanços tecnológicos recém-saídos dos laboratórios. Ao completar 20 anos, o evento agrega uma nova faceta, incorporando a realização paralela da innovapack, em sua primeira edição. Especialmente desenvolvida para aprimorar a percepção de marca junto ao consumidor, a mostra já nasce com um público altamente qualificado, avalia Fernando Alonso, gerente da FiSA. “Será o primeiro e único evento da América Latina focado em design, tendências e inovação para a embalagem final da indústria alimentícia, reunindo líderes de mercado com a proposta inédita de debater como se destacar nas prateleiras e atrair a atenção do consumidor”, sintetiza ele. O principal objetivo do encontro, completa o executivo, é reunir a indústria alimentícia com fabricantes, fornecedores e distribuidores de soluções para a embalagem final de bens de consumo, no intuito de melhorar a comunicação nos produtos.
Além da innovapack, a FiSA apresenta uma diversificada grade de atrações. Alinhada a temas que movimentam a indústria, a programação de 2016 cobre temas que preocupam os investidores, como a redução de custos, de sal, de açúcar e de gordura, além do controle de peso, argumenta Alonso. Organizada pela UBM, o evento deve recepcionar mais de 700 marcas expositoras de variados segmentos. Com o lançamento da innovapack, naturalmente cresce a participação do setor de embalagens, observa o executivo. “Também é aguardada uma adesão internacional maior, visto que no ano passado 42 países estiveram presentes no evento”, lembra ele. Para esta edição, estão programadas conferências sobre tendências de mercado e pesquisas recentes da área alimentícia e, entre os destaques, Alonso insere o Innovation Tour. Trata-se de uma visita guiada que trará um olhar sobre o consumidor, lifestyle, questões científicas sobre o benefício de ingredientes e fatores que influenciam a escolha de alimentos saudáveis. “Outro ponto alto será a New Product Zone, um espaço para as inovações e lançamentos dos expositores, além das Seminar Sessions, que apresentarão, gratuitamente, cases de expositores com novidades sobre produtos e tecnologias”, completa o porta-voz da UBM, incluindo no rol dos destaques o Fi Innovation Awards, principal premiação nacional da indústria de ingredientes e produtos alimentícios. Os visitantes irão ainda se beneficiar do acesso à plataforma online Ingredients Network, gratuita 365 dias por ano, pela qual é possível encontrar uma base mundial de fornecedores de ingredientes alimentícios.
Alonso considera que, embora as crises econômicas atinjam todos os setores, a ala nacional de alimentos está bem preparada para enfrentá-las. “O cenário político-econômico brasileiro, portanto, não interferiu no número de expositores e tampouco no número de credenciamentos”, grifa o gerente, afirmando que o evento está 27% maior que em 2015 e a expectativa é exceder os 10,5 mil visitantes da última edição, uma vez que o credenciamento registrado foi 43% superior.
Com a população cada vez mais preocupada com a qualidade de sua alimentação, a categoria de saudáveis cresceu 16% no ano passado em toda a América Latina, capta o radar da Nielsen. “Foi notório o otimismo de fabricantes, distribuidores e desenvolvedores desses setores na última feira, inclusive, com o ingresso de novas empresas internacionais. Notamos muitos investimentos em inovação e tecnologia para atender às tendências de consumo atuais e muitos negócios se iniciaram dentro do nosso pavilhão”, frisa Alonso.
Naturalidade e funcionalidade
Na Vogler Ingredients, supridora de aromas, corantes e blends de edulcorantes, o gerente de marketing Régis Inácio confirma a tendência, a exemplo da busca por soluções de naturalidade e funcionalidade em linhas de bebidas. “Percebemos uma procura por ingredientes mais naturais e, sem dúvida, a busca por redução de açúcar vem em primeiro lugar. Em 2016 essa procura vai se intensificar ainda mais, com a mudança de bebidas não alcoólicas poderem ser híbridas”, assinala o gerente. Ele inclui entre os destaques do portfólio da Vogler a linha de blends de edulcorantes, na qual o substituto de açúcar é adaptado ao perfil de cada produto. Também em alta, os corantes naturais sobressaem na lista dos itens mais recrutados, principalmente os tipos não declarados como corantes mas como ingredientes, uma das grandes inovações para o setor. “Mas a grande tendência é a incorporação de ingredientes que trazem benefícios à saúde, menu esse puxado por fibras, colágenos e carotenóides, entre outros itens funcionais”, frisa Inácio.
Para essa participação na FiSA, a Vogler destaca parcerias fechadas com grifes globais da ala de insumos saudáveis, como a AAK, Colorquímica, Imerys, Willy Benecke, Daepyung e Enzyme Innovation. “Além disso, vamos fortalecer nosso elo com outras grandes marcas, exibindo em primeira mão as novidades do menu da Kimica, Arla Foods, Tereos, Tate & Lyle, Basf, Chr Hansen, Gelymar, PB Leiner, Deosen, Evonik, Wacker, CP Kelco, Allied, Z-trim, Hunstman, Borregard, Akzo Nobel e Eastman, entre outras”, elenca o gerente da Vogler.
Para ele, a construção e fidelização dessas parcerias têm o objetivo de ofertar ingredientes de tecnologia atualizada inseridos nessas tendências em voga na indústria alimentícia. Com três divisões – Ingredients, Systems e Flavors –, a Vogler também desenvolve soluções eficientes e de alta performance para os mais diversos segmentos do mercado, sublinha ele. “Cor, textura, sabor, saudabilidade e praticidade serão degustados nos protótipos desenvolvidos especialmente para a feira”, anuncia Régis, completando que soluções com redução de sódio (OneGrain) ou açúcar (Stévia) deixaram de ser tendência e hoje são realidade.
“Fabricantes que buscam ampliar os limites das aplicações funcionais irão se surpreender com a performance dos ingredientes para degustação no nosso estande”, promete Anderson Rodrigues, engenheiro de aplicações e suporte técnico da Rousselot, potência global na fabricação e comercialização de peptídeos de colágeno e gelatinas. Além da vasta gama de gelatinas de alta performance, com sugestões de aplicações e amostras de protótipos, a companhia leva para a FiSA todo o portfólio da linha de peptídeos de colágeno Peptan, marca registrada da Rousselot cujos benefícios à saúde são cientificamente comprovados.
Durante o evento, reforça Rodrigues, a equipe técnica irá apresentar sugestões enquadradas em tendências de aplicações para produtos finais, a exemplo de balas de gelatina, formuladas com os peptídeos de colágeno Peptan e com teor reduzido de açúcares. “São desenvolvimentos que, além de estar na moda, são opção para quem busca alimentação saudável e equilibrada”, assinala o especialista. A empresa também programou a apresentação de um seminário com as últimas novidades sobre os peptídeos. “A ideia é frisar que, para qualquer aplicação, o trabalho em parceria é fundamental para se extrair os benefícios oferecidos por nossas linhas de produtos”, resume o engenheiro.
Ingredientes especiais
Também a Tate & Lyle, fonte global de insumos para alimentos e bebidas, leva para a FiSA um portfólio better-for-you (BFY), ou seja, de produtos saudáveis e funcionais, garante Enrique Reyes, vice-presidente para a América do Sul da companhia. Segundo ele, a equipe de aplicações desenvolveu um cardápio que incorpora o leque de ingredientes especiais da marca. “São ingredientes que asseguram ótimo sabor e, ao mesmo tempo, aumentam os benefícios nutricionais, com maior quantidade de fibras e reduzido teor de açúcar e calorias”, resume o executivo. Os protótipos incluem versões inovadoras de sucessos de público, como achocolatados e biscoitos de chocolate com calorias reduzidas, doces e petiscos.
“Queremos surpreender os visitantes com esse menu que oferece benefícios à saúde, sem sacrificar o sabor ideal e a textura que os consumidores esperam”, explica Reyes. Para ele, as soluções conferem à indústria oportunidade de enriquecer a vida dos consumidores através de uma “comida cotidiana que pode ser extraordinária”.
De acordo com uma pesquisa de 2015 da Tate & Lyle encomendada à Qualtrics, 67% dos consumidores brasileiros estão evitando açúcar e 60%, procuram adicionar fibras em suas dietas. Entretanto, o sabor continua sendo fator crucial quando decidem por um produto. “Por isso, os fabricantes precisam de um número amplo de ingredientes BFY que atendam às demandas de nutrição, saúde e bem-estar, e que assegurem um bom sabor”, frisa Reys. Para suprir essa procura, a Tate & Lyle oferecerá um biscoito com açúcar reduzido feito com a fibra solúvel Promitor, que ajuda a manter a boa textura mesmo com baixos níveis de açúcar, oferecendo diversos benefícios à saúde, como a manutenção da flora do sistema digestivo (bactérias benéficas ao corpo).
A empresa também oferecerá duas bebidas feitas com açúcar aliado ao Tasteva Stevia Sweetener, com zero caloria. A primeira é um néctar de uva com redução de açúcar de 30% e a segunda um achocolatado com 44% menos açúcar. Em ambas as bebidas, a combinação de sacarose e Tasteva criaram uma combinação única, que aprimora o dulçor e elimina o retrogosto amargo frequentemente associado a ingredientes à base de estévia.
Benefícios a ossos e músculos
Referência global na fabricação e comercialização de gelatina e colágeno hidrolisado, a alemã Gelita destaca no evento a linha de colágeno hidrolisado Bodybalance, que pode ser usada como ingrediente funcional nos mais variados alimentos e bebidas, incluindo doces e confeitos direcionados ao público adulto, informa Eduardo Araújo, gerente de marketing e comunicação da Gelita para o Brasil e América do Sul. “O produto passou a integrar recentemente a linha de peptídeos bioativos de colágeno, que conta com itens específicos para beneficiar a saúde dos ossos, da pele, das articulações e, agora, também dos músculos”, acrescenta ele. Assim como os demais produtos da família de peptídeos bioativos de colágeno, a linha Bodybalance apresenta comprovação científica de resultados, conclui.
Não alergênico e perfeito para o desenvolvimento de produtos clean label, esse colágeno potencializa os benefícios de exercícios de resistência, ajudando a combater a sarcopenia, como é chamada a síndrome da perda de massa muscular, destaca Araújo. Esse mal começa por volta dos 40 anos de idade e apresenta grandes riscos para idosos, principalmente de quedas, fraturas e perda de mobilidade. Realizado com 60 portadores de sarcopenia de mais de 65 anos, recente estudo da Universidade de Friburgo (Alemanha) comprovou que, em apenas 12 semanas, a suplementação com o colágeno Bodybalance potencializa o ganho de força e de massa muscular atrelado à prática de exercícios de resistência. “Envelhecer com saúde, mobilidade e qualidade de vida é o desejo de todos e o colágeno hidrolisado é um ótimo aliado para a conquista desse objetivo”, sublinha Araújo.
Frescor, segurança e qualidade sem igual em um vasto portfólio de ingredientes inovadores é o que promete a Corbion, blue chip do mercado global em ácido lático, seus derivados e lactidas, também número um em emulsificantes, misturas de enzimas funcionais, minerais e vitaminas. “Os fabricantes de alimentos e bebidas nos procuram em busca de soluções, devido ao conhecimento da Corbion aliado à sua criatividade”, frisa Maria Cecilia Londono, vice-presidente de vendas regionais da companhia.
Por meio de um portfólio abrangente, a Corbion ajuda sua clientela no fornecimento de alimentos e bebidas acessíveis, convenientes, seguros e de melhor qualidade, observa a executiva. Entre os destaques programados para a FiSA, ela pinça temas envolvendo capacidades e soluções que a companhia irá apresentar, a exemplo da acidez e estabilidade para produtos da linha de balas e confeitos com açúcar; redução de sal em molhos, condimentos e produtos cárneos; emulsificantes e fortificação, e clean label.
Também serão apresentados itens como o PuraQ Arome NA4, aroma natural para redução de sódio; e o Purac Powder MA, para aplicações em balas e confeitos.
Atitude em nutrição
Fonte de soluções com ingredientes naturais, a Döhler detalha na FiSA como lidar com os desenvolvimentos de alimentos e bebidas e examina as formas de atender às questões objetivas e subjetivas de saúde, simplifica Jane Barbalho Vieira, gerente de marketing da empresa. “Quando alguém pergunta sobre as atuais tendências, o que geralmente está na ponta da língua é ‘são aqueles produtos que são melhores para você’. Contudo, o que isso significa? Vamos esclarecer como o termo implica uma série de produtos mais saudáveis ou cientificamente melhores para o bem-estar”, complementa a executiva.
Para Jane, o termo “melhor para você”, na realidade, não descreve apenas produtos que são “isentos disso” ou que contém “menos daquilo“, mas se refere a uma perspectiva, um estilo de vida ou uma atitude do consumidor com relação à nutrição e à alimentação. “A partir dessa perspectiva, partindo-se de um ponto de vista ‘melhor para mim’, talvez fique mais claro que estamos falando de tudo aquilo que fornece aos consumidores uma sensação boa ou até mesmo ‘melhor’ acerca de sua alimentação”, detalha a gerente.
Naturalidade, saudabilidade e funcionalidade estão representadas no portfólio com mais de 60 produtos que a Dohler apresentará na FiSA, incluindo soluções em ingredientes e aplicações para alimentos e bebidas com experiências multissensoriais. Cookies e biscoitos com inclusões reais de fruta, barras de cereais com alto teor de proteína verde, bebidas de amêndoa, aveia, arroz e leite de coco (alternativas lácteas) para produtos sem lactose são algumas das novidades disponíveis para degustação dos visitantes, assegura Jane.•