Plataforma-chave de conteúdo e negócios da indústria de ingredientes para alimentos e bebidas em toda a América Latina, a Food Ingredients South América (FiSA 2018) alcançou a sua 22ª edição, em agosto passado em São Paulo, consolidando-se como palco das principais inovações que vêm sendo implementadas no setor alimentício nacional. Após a apuração do Fi Innovation Awards 2018, principal premiação da indústria de ingredientes, a ala de confeitos ganhou o centro das atenções com a escolha da linha de balas de gelatina Fini Natural Sweets Cálcio + Vitamina D, da Fini, como vencedora da categoria de produto funcional mais inovador. “Foi desenvolvida para dietas de ingestão controlada de açúcares e enriquecidas com cálcio e vitamina D, além de incorporar sabor de iogurtes sortidos”, detalha Paula Prado, gerente de produto da Fini (ver à pág. 16). Segundo ela, a guloseima supre 35% da necessidade diária de cálcio e vitamina D por porção de 18g e não contém adição de açúcares em sua composição.
Outra novidade inserida entre as nove lançadas apenas neste ano pela Fini foi a linha Tubes Churros de balas de gelatina sabor churros, que abocanhou a segunda colocação na categoria de produto mais inovador. Com aromatizante sintético idêntico ao natural e colorida artificialmente, a guloseima inova pelo formato e tamanho (20 mm de diâmetro e 22 gramas por unidade), embalagem individual e sabor que imita o doce de farinha frita, introduzindo a marca no subsegmento de sobremesas, reporta Paula.
As soluções laureadas nesta edição apresentam em comum o foco nas principais tendências de alimentação e incluem a promessa de benefícios à saúde, a substituição parcial ou total de açúcares, produtos com apelo mais natural e formulações mais simples com rótulo limpo, comenta Márcia Gonçalves, gerente da FiSA 2018. Ela explica que a premiação contemplou três vencedores para cada uma das cinco categorias: ‘’Ingrediente Mais Inovador’’, ‘’Ingrediente Funcional Mais Inovador’’, ‘’Produto Mais Inovador’’, ‘’Produto Funcional Mais Inovador’’ e ‘’Suplemento Alimentar Mais Inovador’’, classe que estreou nesta edição, agraciando a indústria farmacêutica Lapon, com o Osteotime XR, composto por cálcio, magnésio e vitaminas. “É inovador por possuir tecnologia de liberação prolongada XR (extended-release), garantindo maior absorção e biodisponibilidade dos componentes da fórmula”, explica Márcia.
Entre outras sacadas levadas em conta pelo júri da premiação, a menor quantidade de ingredientes nos rótulos, traduzida pela tendência “clean label”, também contou pontos a favor dos produtos concorrentes, conferindo ao consumidor a segurança de ter adquirido alimentos mais saudáveis, pontua a gerente. Por conta de correntes como essa, a indústria trabalha para continuar a fabricar produtos de excelência com menos ingredientes, investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “A ideia do prêmio é reconhecer quem mais direcionou esforços para atender essa demanda”, justifica Márcia.
Cultura de inovação
A categoria de ingrediente funcional mais inovador reuniu três fornecedores tradicionais da indústria de candies: Gelita, Vogler e Duas Rodas. O maior destaque coube à Gelita, fonte de gelatina e colágeno para chocolates e doces funcionais, que conquistou a primeira colocação com o colágeno hidrolisado Fortibone. Trata-se de um produto realmente inovador, pois apresenta benefícios únicos, alinhados com a demanda de consumidores que buscam envelhecimento saudável, argumenta Claudia Yamana, vice-presidente de vendas e marketing para Américas da Gelita. “Essa conquista é um reconhecimento à nossa cultura de inovação e investimento em estudos científicos”, assinala ela, completando que o Fortibone também abocanhou em junho último o prêmio de ingrediente do ano, na categoria envelhecimento saudável, do NutraIngredients Awards 2018, premiação promovida pela Vitafoods Europe, maior balcão de produtos nutracêuticos da União Europeia.
Segundo Cláudia, em estudo realizado com 180 mulheres que sofriam de doenças ósseas como osteopenia e/ou osteoporose, a ingestão de cinco gramas ao dia de Fortibone mostrou-se capaz de estimular as células a aumentar a síntese da matriz óssea, causando considerável aumento na densidade mineral óssea das participantes. A atrofia e perda de densidade óssea, acrescenta ela, afetam especialmente mulheres pós-menopausa. Mas ultimamente esses problemas têm crescido também entre os homens. Somente nos EUA 44 milhões de pessoas sofrem com osteoporose e osteopenia. No Brasil há mais de 10 milhões de pessoas nessa condição.
Desenvolvida em parceria com a Chr. Hansen, a linha Fruitmax, da Vogler, encampou o segundo lugar na categoria de ingrediente funcional mais inovador. Régis Inácio, gerente de marketing da distribuidora, sustenta que o diferencial maior é oferecer produtos minimamente processados, com rótulos limpos e mais saudáveis. Com Fruitmax, informa ele, as indústrias de alimentos e bebidas e grandes marcas têm agora como desenvolver portfólios com benefícios naturais e, ao mesmo tempo, atender à exigência de clean label. “Aplicamos somente processos simples e físicos de lavar, cortar, amassar e ferver, para concentrar as cores, em frutas e vegetais, como beterraba, abóboras, cenouras, batatas roxas, uva, spirulina, açúcar caramelizado e tomates”, detalha Inácio.
A terceira colocação foi para a Duas Rodas, supridora de aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, que apresentou em primeira mão na FiSA o iSugar, base para gelados comestíveis com substituição de açúcar (total ou parcial) na proporção 1:1, que mantém aspectos sensoriais e as propriedades estruturais de um sorvete regular (textura, consistência e poder anticongelante da sacarose). Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas, sublinha que o ingrediente proporciona uma solução simples e eficaz para formulações de sorvete, garantindo conveniência e qualidade de sabor final. A solução, relata ele, foi desenvolvida dentro do portfólio Taste Full Technologies, plataforma de ingredientes da Duas Rodas voltada à promoção de saudabilidade na alimentação, sem abrir mão do sabor. “O iSugar oferece uma opção relevante para o mercado de gelados comestíveis ao atender à tendência global de consumo voltada à saúde e bem-estar, em ascensão no Brasil”, grifa o gerente. A utilização do ingrediente na formulação permite aliar saúde nos gelados comestíveis sem comprometer a experiência sensorial do consumidor e, devido à simplicidade de aplicação e custo, exibe potencial de expandir significativamente a disponibilidade de produtos com apelo de saudabilidade , conclui Henriques. •