Forte ascensão

Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

Outubro foi caracterizado por uma forte alta de preços no mercado de açúcar “raw” de Nova York. As cotações no período partiram de 48,38 e atingiram 56,11 em centavos R$/lb (que mostram a remuneração ao produtor). Em cets/lb a oscilação foi de 12,17 a 14,52, ou seja, uma alta de 16% e 19,3%, respectivamente. Esse movimento de alta pode ser explicado por alguns fatores, entre os quais se destacam projeções de déficit global crescente na safra mundial 2015-2016, com Índia e Brasil como destaques; a safra brasileira com possível quebra em função de chuvas acima da média na região Centro-Sul e seca no Norte-Nordeste (características do fenômeno El Nino); a safra brasileira com forte viés para o etanol, e preços em níveis relativamente baixos, em um cenário de déficit de oferta, motivando compras.

Reforçando esse ambiente, os fundos aumentaram suas posições líquidas compradas no mercado de futuros ao longo do mês.

O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o primeiro vencimento de março do próximo ano.

No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – especialmente, no Estado de São Paulo –, os preços seguiram o comportamento do mercado externo e subiram fortemente.

Com o dólar em níveis altos e o açúcar no mercado internacional apresentando valorização, a remuneração proporcionada pelo açúcar de exportação apresentou grande atratividade ao produtor brasileiro, determinando um excelente suporte aos preços de mercado interno.

Além disso, o andamento da safra no Centro-Sul brasileiro, até 15 de outubro, indicava uma safra mais alcooleira que, por conseqüência, reforçou a sustentação do movimento de alta nas cotações do açúcar.

O gráfico seguinte apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia de preços. •

 

A JOB Economia há mais de 20 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e por fim, contribuir para que façam um bom “trading”. Dentre nossos produtos, temos o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, que busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda. Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como nosso trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.

Deixe um comentário

Novos Tempos