Entre as pioneiras do filão de confeitos e guloseimas funcionais no Brasil, a Flormel Alimentos degusta um crescimento muito acima da média na comparação com a oferta de linhas de doces convencionais, com vendas em banho-maria na média dos últimos anos. Operando há 38 anos, ela produz um mix de 70 itens divididos em três categorias: doces tradicionais brasileiros, cremes de avelã e cacau, chocolates e bombons saudáveis e a de barras naturais de frutas e castanhas. Todos os produtos são zero açúcar e isentos de conservantes, aromatizantes ou corantes artificiais. “São mais de duas décadas de relacionamento com o consumidor, buscando sempre surpreendê-lo, tendo como objetivo a construção de uma marca que coloca o ser humano e o bem-estar em primeiro lugar”, assinala Alexandra Casoni, diretora de negócios da Flormel. Na entrevista a seguir, ela analisa o cenário de alimentos saudáveis e a trajetória da empresa.
DR – Como o mercado de produtos saudáveis evoluiu nos últimos 5 anos?
Alexandra – É um segmento que cresce dois dígitos por ano. De 2009 a 2014 avançou 98%, enquanto os alimentos convencionais cresceram 67%. O estímulo desse crescimento é o interesse dos brasileiros em mudar seus hábitos alimentares. No ano passado o país se tornou o quarto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo.
DR – Quais fatores têm influenciado mais o consumidor a optar por alimentos saudáveis?
Alexandra – Ele busca cada vez mais produtos que contribuam para a sua própria saúde e a de sua família. Assim entram na lista itens que conferem benefícios nutricionais ao organismo e que contribuem para amenizar a correria do dia a dia, já que o tempo para se alimentar corretamente ou praticar alguma atividade física é cada vez menor.
DR – Qual a influência do acesso a produtos importados na busca produtos mais saudáveis?
Alexandra – Para a indústria nacional, o acesso e exposição a itens importados é bom. Eles são responsáveis por trazer conhecimento e implementar tendências. O ponto negativo está na concorrência. Existem importados de ótima qualidade, como existem também os apenas razoáveis, algo comum em qualquer mercado. Porém, o lançamento das novidades que vêm de fora é muito interessante para o mercado nacional pelo lado da ampliação do conhecimento.
DR –Quais produtos do mix a Flormel destaca nesse filão?
Alexandra – A empresa trouxe para o mercado nacional em 2015 vários produtos inovadores, a exemplo da primeira linha de cremes de avelã do Brasil, com dois sabores inéditos: crocante e extra-cacau. Há seis anos, a Flormel foi também a primeira a desenvolver um creme de avelã zero adição de açúcar. Esses produtos são fruto de pesquisas internacionais que a empresa realiza nas principais feiras alimentícias e junto aos melhores players de alimentação saudável na Europa e Estados Unidos. A linha hoje representa mais de 10% no faturamento geral da empresa e cresce 20% a cada mês.
DR – Como a empresa conceitua saudabilidade?
Alexandra – O conceito está em tudo o que a Flormel produz. Todo o portfólio é zero açúcar e zero glúten, conferindo a todas as linhas a tarja de saudáveis. O que fazemos é repassar ideias para o consumo diário, inclusive daqueles consumidores que sofrem com alguma intolerância ou restrição alimentar. A Flormel faz seus produtos com a máxima excelência na qualidade e coloca o ser humano sempre em primeiro lugar.
DR – Como é a linha atual?
Alexandra – Dividimos o portfólio em três “mundos”. O Mundo Gostoso Flormel contém a linha de doces tradicionais brasileiros em barra e cremosos, feitos com frutas in natura. O Mundo Feliz Flormel é integrado pelos Cremes de Avelã e Cacau, Chocolates e Bombons mais saudáveis que as opções tradicionais do mercado e o Mundo Nutritivo Flormel contempla as barras naturais de frutas e castanhas, enriquecidas com fibras e cálcio, além de zero conservantes, aromatizantes ou corantes. Atualmente o carro-chefe é a linha de cremes de avelã e cacau. A marca também lidera o segmento de doces em barra e cremosos (doce de leite, paçoca, cocada, goiabada, entre outros) com zero adição de açúcar.•