Se atualmente existem poucos motivos para comemorações, a Doce Festa Ribeirão é prova viva do contrário. Desde quando praticamente inaugurou o segmento de artigos para festa em Ribeirão Preto (SP), a empresa se posiciona como a maior do gênero na cidade e região e, às vésperas de completar 20 anos, finaliza a instalação de sua nova matriz. Com investimento de R$ 12 milhões, a unidade supera a loja atual em 4.200 metros de área, erguida em uma estrutura de seis pavimentos, informa João Pedro de Oliveira, diretor do estabelecimento. “A sede terá mais de 6 mil metros quadrados de área de venda em seus seis andares e, quando estiver em operação, vai disponibilizar cerca de 50 mil itens”, informa o dirigente, destacando que o prédio, com conclusão prevista para o fim do ano, inclui elevador panorâmico e cobertura com “telhado verde”, entre outras benfeitorias sustentáveis.
A Doce Festa Ribeirão abriu as portas em 1997, no bairro Jardim Paulista, na zona Leste da cidade, com 300 metros quadrados de área de venda, rememora Oliveira. Em pouco tempo se tornou a principal supridora de artigos de festa e confeitaria de toda região e passou por diversas ampliações até alcançar os atuais 1.800 metros quadrados, com adicionais 800 metros de área de armazenagem. Com um mix de 30 mil itens, a unidade atende 220 mil clientes por ano, a maioria formada por consumidores finais, repassa o varejista. “Temos porte de um atacado ou distribuidora, mas operamos como varejo, atualmente com 70 colaboradores”, resume o comerciante.
Saudáveis em ascensão
Entre as categorias de maior giro no estabelecimento, ele sublinha os itens da bonbonnière, que abocanha 26% do faturamento, com destaque, pela ordem, para balas e pirulitos; chicles e gomas de mascar, chocolates (inclusos coberturas e compounds), salgadinhos e biscoitos. Carro-chefe da loja, os artigos para festa respondem por 37% da receita, ficando os itens para confeitaria com 23% do negócio, complementado ainda pelo reduto de laços e lembranças (8%) e pela seção diet/light (6%). “Apesar da participação incipiente, as linhas de confeitos funcionais e de produtos que acompanham a onda de saudabilidade são os de maior crescimento nesse momento. Por isso, dedicamos uma ala inteira a eles”, assinala Oliveira.
Com fluxo diário acima de 600 pessoas, nos registros de checkout, e tíquete médio de R$ 70,00, a Doce Festa Ribeirão ainda surfava na onda de crescimento do consumo nacional, com avanço de 13,31% nas vendas de 2014 versus 2013. “Já havia sinais de retração na economia, mas ainda assim conseguimos fechar com faturamento e rentabilidade em alta”, lembra Oliveira, situando em 5,32% o resultado de 2015 em comparação ao exercício anterior. “A expectativa para o ano em curso é também ficarmos no azul, mas com os preparativos para a inauguração da nova matriz e os rumos do país nada é garantido”, pondera. •