Empresas e varejo comemoram a volta das Festas Juninas com lançamentos e ações no PDV

As Festas Juninas estão de volta e, com elas, as perspectivas de aumento dos lucros aquecidos pela volta do clima festivo e pelo inverno. Para atender esta demanda, as empresas lançaram produtos, promoveram ações nas redes sociais e investiram em e-commerce, enquanto o varejo criou campanhas e apostou na ambientação dos pontos de venda para marcar a retomada de um dos momentos mais importantes para o mercado.

Com o retorno das festas presenciais, um dos setores mais aquecidos segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) é o de amendoim. Com aumento de 8% na produção nacional em 2021, o setor aposta na continuidade desse crescimento para este ano, pois, independente da cultura gastronômica das diferentes regiões do país, o grão é destaque na maioria das preparações, principalmente da paçoca e do pé de moleque, indispensáveis nas mesas nesta época.
Além de trazer em seus portfólios produtos que podem ser usados em receitas típicas doces ou salgadas, incluindo versões sem açúcar e veganos, muitas marcas apostaram em ativações e ações de impacto em suas redes sociais, investindo em mídias digitais de olho no consumidor que não dispensa um arraiá.

Segundo Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, o setor está animado com o retorno presencial das Festas Juninas, já que as festividades movimentam principalmente o consumo de amendoim que, além de ser um item com alto custo-benefício, está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro, fazendo parte da sua alimentação devido ao seu alto valor nutricional.

Além do período junino, o amendoim sempre esteve na dieta e inserido na cultura regional do Brasil, sendo um ingrediente importante para a economia brasileira. Apesar da produção nacional de 726,4 mil toneladas em 2021 e considerando o consumo doméstico de amendoim no ano passado, ainda há muito espaço para crescimento no Brasil, que, segundo o IBGE, está na ordem de 1,6 kg/hab./ano, bem abaixo da média mundial de 6,0 kg/hab./ano.

Novidades ao pé da fogueira
Nesta época em que a Paçoquita comemora 40 anos, a Santa Helena aposta no crescimento de 30% das suas vendas entre abril e julho em comparação com os outros meses do ano. Para atender à demanda festiva, a empresa oferece sua Paçoquita nas versões Pamonha, Chocoberta, Big e Lovers com sabor chocolate e avelã, além de itens da Linha Cuida Bem com doces tradicionais na versão zero açúcar.

Com foco no consumidor, a Santa Helena conta com apoio de clientes parceiros para tornar sua Festa Junina mais destacada e impactar mais de 70 milhões de pessoas com suas iniciativas que incluem exposição dos produtos, investimentos em redes sociais, ações temáticas e lives com cantores sertanejos, além de canais online com receitas típicas para o consumidor preparar sua própria festa em casa.

Ainda no segmento de amendoins, a General Mills, lançou dois novos sabores do grão descascado, apimentado e molho especial, e na linha de Crocante Yoki, as novas versões: levemente salgado, molho de pimenta e sabor do chef. Já no segmento de milho, outro ingrediente de destaque nessa temporada, a empresa lançou pipoca de micro-ondas com cobertura de churros e apostou na volta do sabor maçã do amor, sucesso em 2021.

Para garantir que a loja irá explorar o potencial desta sazonalidade, a General Mills orienta o varejista, por segmento e regionalidade, sobre o portfólio e forma correta de expor seus produtos e oferece conteúdos com dicas de receitas, decoração e brincadeiras juninas em suas redes sociais e site.

A Dori é outra que aposta na importância que o amendoim vem ganhando nos últimos anos. Para destacar seus produtos nessa temporada, a empresa orientou os varejistas para reproduzirem o clima de quermesse em seu espaço de venda e para aproveitarem oportunidades de cross merchandising com bebidas quentes e frias.

Já, a Zaeli investe no potencial do PDV para mostrar seu amplo mix de produtos para a temporada. A empresa, que fabrica pipocas, diversos tipos de amendoins,canjicas, misturas para bolo, polvilhos, fubá, flocão e amido de milho, oferece para o varejo barracas com motivos juninos no formato “pontos extras”, faz campanhas de TV e rádio e disponibiliza um pacote para os clientes finais com descontos, prêmios e sorteios nas lojas.

Outra empresa otimista com a temporada junina é a Bálsamo Alimentos, detentora das marcas Rockito’s e Rockita’s, e dona de um portfólio com mais 90 itens onde a maioria são produtos elaborados com amendoim e típicos de festas tradicionais brasileiras. “A Festa Junina é uma das maiores expressões culturais do Brasil e é comemorada por todas as regiões do país. Estamos ansiosos para essa retomada e nossa expectativa é bem otimista, estimamos um amento de 60% nas vendas nesse período em relação aos anos anteriores.

Nosso desejo é que as Festas Juninas sejam celebradas por todos, com segurança, mantendo a nossa tradição brasileira”, acrescenta Bruna Balsamo, Diretora Comercial da empresa.

No sul do país, a Guimarães Alimentos, empresa gaúcha com cerca de 190 produtos em linha, também cresce com a festa e chega a registrar aumento de 50% do seu faturamento com a venda dos seus carros-chefes: amendoim, paçoca e pé-de-moleque.

Já no varejo, redes regionais como a Arco-Mix, que atua no nordeste onde a data é ainda mais importante, prevê um aumento de 20% nas vendas nesses três meses em comparação com os anos anteriores. Para ajudar nesse resultado, a varejista prepara ações nas lojas do tipo “compre e ganhe ou compre e concorra” em parceria com fornecedores, e nas redes sociais faz posts e stories com os colaboradores.

Depois de dois anos sem comemorar as Festas Juninas, a indústria, apesar da alta da inflação, está otimista e aposta que o brasileiro não deixará de consumir os itens que têm o sabor desta época do ano e do inverno. O período junino é uma sazonalidade que representa grandes oportunidades de incremento de vendas em categorias que são típicas ou se relacionam com esse evento que representa uma das maiores manifestações da nossa cultura, mostrando a regionalidade e diversidade de sabores que tornam essa comemoração mais rentável e gostosa.

ABICAB DÁ RECEITA PARA AS FESTAS JUNINAS
A Abicab trouxe em parceria com as criadoras e cozinheiras do Instagram, Mah Perez e Natália Palmegiano da Cook andJoy, uma receita típica da Festa de São João à base de amendoim. Confira:
PÉ DE MOLEQUE CREMOSO NO COPINHO

Ingredientes:
1 e ½ xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 e ½ xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal

Preparo:
Comece derretendo o açúcar até virar caramelo. Adicione o leite condensado e misture sem parar, até tudo derreter, acrescente o creme de leite, o amendoim e misture até começar a ferver e engrossar. Distribua nos copinhos e sirva. ■

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