Em sintonia com as tendências em voga na cena global de alimentação, a americana Hershey anunciou medidas para aumentar a visibilidade de informações nutricionais em suas embalagens, além de ajustes nos tamanhos de porções de seus produtos. As mudanças baseiam-se no compromisso contínuo da companhia de promover melhores escolhas para seus consumidores e mais transparência na venda de confeitos. Até 2022, a Hershey pretende ter, no mundo todo, 50% de seu portfólio de impulso e de porções individuais com, no máximo, 200 calorias. Além disso, até a data estipulada, 100% desses produtos terão uma adaptação nos rótulos frontais, com inclusão de informações calóricas de fácil leitura, anuncia Marcel Sacco, diretor geral da Hershey no Brasil. Ele frisa que a companhia é a primeira do segmento de confeitos e snacks a assumir esse compromisso para toda a sua gama de produtos.
Segundo o dirigente, as 200 calorias estão alinhadas com as orientações de dieta 2015-2020 da FDA (Food and Drug Administration), agência equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos EUA, que recomendam limitar o consumo diário total de açúcares adicionados a menos de 10% do total de calorias por dia. “Esta é uma iniciativa que tem como objetivo garantir transparência em nossa relação com o consumidor, para que possamos ajudá-lo a fazer melhores escolhas no momento em que ele deseja consumir um chocolate”, considera Sacco. Para ele, embora não seja possível dimensionar o impacto das medidas nas vendas de chocolates e confeitos, essa relação transparente vai, certamente, aproximar ainda mais os produtos da marca dos consumidores.
No Brasil, observa o executivo, 85% do portfólio local já são produzidos em porções de até 200 calorias e 75% dos produtos contam com a informação de teor calórico no painel frontal das embalagens. A Hershey, ele repassa, tem a preocupação de oferecer cada vez mais opções que se adaptem ao estilo de vida dos consumidores e assume a dianteira ao fornecer melhores escolhas e mais transparência nos produtos. “Estamos bem posicionados em comparação com o prometido pelo board da empresa, pois esses 85% equivalem a 41 itens do portfólio da companhia”, relata. Além da barra Hershey`s ao leite 40g, já se enquadram na nova diretriz a barra Hershey`s Cookies`n`Creme 40g, o Hershey`s Chocotubs ao leite 52g, Hershey`s Chocotubs Cookies`n`Creme 52g, o Ioio Mix Chocolate 63,6g e o Ioio Mix Duo 63,6g, informa Sacco.
A Hershey espera que o compromisso seja alcançado por meio de uma combinação de reformulação, de desenvolvimentos inovadores e ajuste no tamanho de algumas opções no portfólio. “Acima de tudo, a companhia continuará a oferecer o mesmo sabor e qualidade pelos quais seus produtos são reconhecidos desde sua fundação nos EUA em 1894”, enfatiza o dirigente, completando que a marca é considerada número um em transparência e quer tornar cada vez mais fácil o acesso às informações de seu portfólio de produtos.
Maior produtor de chocolate na América do Norte e pêndulo global em chocolate, balas e confeitos, a Hershey Company tem sede na cidade de mesmo nome, nos Estados Unidos. Possui operações em todo o mundo, cerca de 15.000 funcionários e faturamento de mais de US$ 7,1 bilhões. Com mais de 80 marcas, iniciou sua operação no Brasil em 1998, com a importação de itens como Reese’s, Almond Joy, Kisses e as barras de chocolate. Em 2001, adquiriu a fábrica da Visconti, as marcas Io-iô Crem e Granulados Visconti e, no ano seguinte, iniciou a produção local, adaptando suas formulações e embalagens ao gosto do consumidor brasileiro.
Parcerias gourmet
Com 3,1% do mercado brasileiro de chocolate em 18 anos de atuação, a Hershey também se empenha em bancar iniciativas para aumentar a sua fatia. Desde maio, ela toca uma parceria com a Gourmand Alimentos para distribuir, com exclusividade, linhas de chocolates diferentes das já conhecidas no país. As novidades sobem às prateleiras com a promessa de ingressar em definitivo no portfólio da importadora, informa Sydney Bratt, diretor da Gourmand. Com base em pesquisas que identificaram a preferência do consumidor brasileiro – principalmente o público viajante – por produtos da marca encontrados apenas no exterior, a Hershey fez durante meses uma consulta a várias importadoras para introduzir sua seleção de itens diferenciados. “A expectativa é que as marcas Hershey’s e Reese’s ganhem distribuição em todo o país para conseguirmos aumentar o espaço nas prateleiras, oferecendo mais alternativa e variedade para o consumidor”, grifa Marcel Sacco.
A gama de lançamentos inclui snacks, confeitos, caramelos, barras de cereais, chocolate sem açúcar, tortinhas e minitortinhas Reese’s e caldas para sorvetes, entre outros. “São itens diferentes dos que vinham sendo vendidos no Brasil e nenhum deles têm concorrentes locais, que ofereçam aos consumidores o mesmo tipo de experiência em relação ao sabor e qualidade”, frisa o diretor da Hershey.
Já a Gourmand, anuncia Bratt, pretende aumentar consideravelmente o volume de vendas da marca já no primeiro semestre.“Devemos nossa escolha à expertise no setor de importação de alimentos e à abrangência na distribuição para supermercadistas de todo o país”, assinala ele.
Em outra frente, a Hershey fechou parceria com a fabricante de candies GSA para expansão da marca no estado de Goiás, através da Vetor, distribuidora da empresa goianiense. Entre os itens selecionados para estreia na região, sobressaem as barras gigantes sob a marca Hershey’s Special Dark, os cremes de chocolate Cookies’N’Creme, barras de cereais, confeitos, wafers e candy bars. A cobertura da Vetor abrange supermercados, armazéns, lojas de conveniências, padarias e pequeno varejo em geral de 246 municípios goianos. •