Drible na crise

Neugebauer projeta otimismo para a Páscoa e todo o restante do ano
Novidades da Neugebauer: aposta na linha de snacks em 2021.

A pandemia da covid-19 impactou fortemente a campanha de Páscoa da maioria das empresas fabricantes de chocolate em 2020. Apenas no varejo de São Paulo, maior mercado consumidor do país, a queda nas vendas bateu em 35%, estima a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP). Entre as exceções à regra, a Neugebauer confirma crescimento no período igual ao ano anterior e acima de dois dígitos, reporta Sérgio Roberto Copetti, diretor comercial da centenária indústria chocolateira gaúcha. Isso foi possível, justifica ele, porque a companhia foi rápida no gatilho e adotou todas as medidas para contornar a crise sanitária. “Acompanhamos as orientações dos órgãos de saúde e optamos por manter o planejamento de produção para o período de forma a cumprir a entrega de pedidos e garantir o pleno abastecimento”, sublinha o executivo. Em paralelo, a empresa fortaleceu seu e-commerce através de plataformas de clientes e deu total suporte à venda on-line com promoções, comunicação e atendimento.

Copetti, diretor comercial: faturamento 40% maior no primeiro quadrimestre.

Segundo Copetti, a empresa apresenta crescimento consistente ao longo dos últimos anos, com a simples estratégia de oferecer qualidade com preço competitivo. “A projeção para os primeiros quatro meses deste ano é de crescimento de até 40% no faturamento em relação a esse mesmo período de 2020 e o objetivo é manter essa aceleração nas vendas”, assinala o diretor. Ele frisa que a companhia ganha cada vez mais participação de mercado, aumentando a distribuição nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A expectativa é continuar essa performance ampliando o portfólio”, diz.

Entre os reforços ao mostruário neste ano, o dirigente destaca o formato sticks nas linhas Bib’s e Stikadinho. “São guloseimas do tipo snacks que vêm respaldadas por duas marcas muito queridas pelos consumidores e turbinadas com a cobertura do chocolate da Neugebauer”, sublinha Copetti. Disponível no Sul e Sudeste, a nova linha Sticks já aparece em mais de 8 mil pontos de venda (PDVs), em menos de três meses de lançamento, e continua a crescer.

Em 2020, relembra o diretor, a Neugebauer obteve aumento de 21% em seu faturamento total em relação ao exercício anterior, além de volume de vendas 4,5% superior no mesmo período. Só no segmento de chocolates, o faturamento cresce 28%. Os números contribuem para o crescimento da economia e do varejo no estado do Rio Grande do Sul e colocam a Neugebauer entre as três marcas mais consumidas entre os gaúchos.

“Para a Páscoa, nossa estratégia é trabalhar o portfólio regular e estimular a inclusão dos chocolates da marca na cesta de presentes”, salienta Copetti. De olho na mudança dos hábitos, a empresa observa a busca dos consumidores por alternativas mais econômicas. “Assim, as opções nos formatos de barra e bombons têm se tornado um atrativo a mais em relação aos tradicionais ovos de Páscoa”, grifa Copetti. Acompanhando as transformações causadas pela pandemia, que gerou mudanças comportamentais, o executivo acredita em algum favorecimento à demanda dos chocolates da marca. A maior presença das pessoas em casa aumentou o consumo do produto, seja de forma direta ou para o preparo de receitas, exemplifica ele. “Durante o período de instabilidade econômica os consumidores controlam mais seus gastos e, com mais rigor, buscam melhores alternativas de consumo, com melhor custo-benefício”, destaca.

Deixe um comentário

Novos Tempos