Descobertas no front da ciência instigam cada vez mais a indústria de ingredientes a desenvolver aplicações em linhas de alimentos e bebidas. Experiências desdobradas em novas formulações, por sua vez, ganham relevância na agenda dos fabricantes, principalmente na ala de chocolates e confeitos (confectionery). Assim, eventos como a Food Ingredients South América (FiSA 2017), programada para o período de 22 a 24 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, renovam esse elo a cada edição, mostrando em primeira mão avanços tecnológicos recém-saídos dos laboratórios. Para reforçar sua conexão com novas tendências, a FiSa vem nas últimas edições agregando eventos paralelos. Na montagem atual, além da Health Ingredients South America (HiSA 2017), ganha destaque a Natural Ingredients South America (HiSA 2017), palco e vitrine de ingredientes natrurais e orgânicos sob medida para os filões de suplementos, nutracêuticos e alimentos e bebidas funcionais, informa Fernando Alonso, gerente da feira promovida pela UBM Brazil.
Principal plataforma de conteúdo e negócios da indústria de ingredientes para alimentos e bebidas de toda a América Latina, a FiSA alcança a sua 21ª edição com a expectativa de atrair no mínimo os 11 mil profissionais que prestigiaram o evento em 2016, acalenta Alonso. “Para isso, a feira volta a ser palco dos lançamentos e inovações para o setor alimentício e, em paralelo, promove também a segunda edição da innovapack, única feira com foco em design, tendências e inovação para a embalagem final de alimentos e bebidas”, repassa ele.
Novidade na feira deste ano, o pavilhão Natural Ingredients representa um dos segmentos identificados como de maior tendência de consumo nos últimos anos dentro e fora do país, reporta o gerente. “Dos entrevistados de uma pesquisa da Euromonitor International, levada a cabo no ano passado em 20 países, 50% admitiram preferir alimentos e bebidas comprovadamente naturais, inclusive com a inscrição 100% Natural no rótulo”, relata Alonso. Segundo a consultoria, completa ele, o volume em toneladas de vendas dessa categoria deve crescer a uma taxa média de 3,9% ao ano até 2021, sem considerar a inflação.
Entre os pontos altos previstos para esta edição da FiSA, Alonso destaca a cerimônia de reconhecimento aos mais inovadores fabricantes de ingredientes e produtos alimentícios. “Neste ano, o Fi Innovation Awards terá quatro categorias, com três vencedores em cada uma”, informa. Além disso, acrescenta, os visitantes terão acesso a atrações gratuitas como o Seminar Sessions. Trata-se da apresentação de lançamentos e novas tecnologias do setor em sessões de 30 minutos, ministradas por empresas líderes de mercado. Outras atrações incluídas na programação paralela incluem o Innovation Tour, composto por visitas guiadas com passagem pelos estandes dos expositores; e o New Product Zone. Patrocinado pela consultoria de inteligência Mintel, o espaço vai concentrar as últimas inovações do setor e protótipos de lançamentos extraídos das incubadoras. “Além de uma experiência que aguçará todos os sentidos, os visitantes terão oportunidade de atualização e novos negócios”, frisa o gerente do evento.
Além da innovapack e do pavilhão natural, a FiSA contará com uma diversificada grade de palestras e seminários. Alinhada a temas que movimentam a indústria, a Conferência Food Ingredients South America vai cobrir com sua programação temas na pauta tanto da indústria como de investidores, a exemplo da redução de custos, de sal, de açúcar e de gordura, além das mais recentes descobertas na ciência para controle de peso e doenças associadas à nutrição. “A conferência vai abrigar também o melhor conteúdo de atualização profissional, balizado pelas mais importantes entidades de classe do setor em conjunto com renomadas universidades brasileiras e companhias de inteligência de mercado”, assinala Alonso.
Para ele, a FiSA tem o condão de reunir um público comprador de alto conhecimento técnico e expositores que são líderes em seus mercados. Essa faceta foi potencializada com a incorporação do evento de design e embalagem, no ano passado, e tende a se acentuar na presente edição pela alta sinergia entre os diversos eventos, considera o executivo. “Em 2016, 84% dos visitantes declararam ter participação na decisão de compra de suas empresas, sendo do público total 15% gerentes, 13% CEOs, presidentes e vice-presidentes e 12% coordenadores, executivos ou supervisores. Sócios e proprietários somaram mais 11%”, contabiliza Alonso. •