Dá vontade de comer

Agora considerados aliados na nutrição, os snacks do grão sinalizam demanda explosiva na combinação de Festas Juninas com Copa do Mundo
Confeitos de Amendoim

A proximidade do período das festas juninas, que coincide com as rodadas da Série A do Brasileirão e, excepcionalmente neste ano, com a Copa da Rússia, instiga o consumo de amendoim nas suas mais diferentes versões de receitas salgadas e doces. A maioria da população brasileira consome amendoim nessa época do ano. Antes atribuída mais a uma intuição geral, essa constatação foi confirmada por estudo de mercado dando conta de que quase a totalidade dos brasileiros consomem guloseimas, confeitos doces e salgados à base da oleaginosa e também o produto in natura – em receitas culinárias – no período que compreende os meses de maio a julho (ver quadro abaixo).

Apesar da disposição e apetite do brasileiro para consumir amendoim, são poucos os dados disponíveis sobre essa demanda. Segundo levantamento da Euromonitor International, o volume total de amendoim vendido a granel no Brasil (processado e não processado, com ou sem casca e não embalado) subiu de 231,5 mil toneladas (t) em 2012 para 248,3 mil t em 2017, cravando alta de 16,3% no quinquênio. Confirmando a crescente industrialização e agregação de valor às linhas à base do produto, a consultoria projeta incremento no volume nos próximos cinco anos, alcançando 276,6 mil t, em 2022.

Luis-Roberto-Bertella
Bertella, da Santa Helena: amendoim puxa indicadores da categoria de snacks para cima.

“Constatamos por meio de pesquisas que o mercado de salgadinhos do tipo snacks apresenta queda pelo terceiro ano consecutivo, porém os itens à base de amendoim crescem dentro da categoria, atingindo 10% no último ano móvel (maio2017/abril 2018)”, reporta Luis Roberto Bertella, diretor comercial da Santa Helena, potência na fabricação e venda de guloseimas à base de amendoim. Para ele, o consumo do grão puxa os indicadores do mercado de snacks para cima, evitando uma queda geral ainda maior. Em relação aos confeitos doces, acrescenta Bertella, o que se percebe é o consumidor cada vez mais em busca de algo diferente. “Por isso, estamos sempre inovando e expandindo a família dessa linha”, grifa o executivo.

Já o crescimento observado na demanda de confeitos de amendoim tem sido compatível com o atual pulso do mercado e planejamento da Santa Helena. A empresa, de certa forma, provoca esse aumento por meio de lançamentos, revisões no portfólio, promoções e ações que buscam despertar o consumo, nota Bertella, frisando que, apesar dos esforços empreendidos pelas marcas que atuam no país, a categoria de amendoim ainda não está totalmente estabelecida. “Há um avanço regular em todos os segmentos, mas a Santa Helena acaba sobressaindo nos pontos de venda (PDVs) pelos produtos de maior valor agregado, sabores diferenciados, embalagens e apresentações inovadoras”, assinala o diretor. Com participação em todos os segmentos e canais, parte do portfólio de maior valor agregado se destaca nos canais mais sofisticados, observa ele.

Santa Helena
Arsenal da Santa Helena: renovação geral, de confeitos salgados a doces tradicionais.

Nos últimos anos, situa Bertella, a Santa Helena vem intensificando o trabalho no desenvolvimento da categoria de amendoim, conseguindo assim uma fatia significante nas operações, tanto de snacks quanto de guloseimas doces. “Como número um e maior especialista no setor, a Santa Helena desenvolve essa segmentação para os varejistas”, grifa.

Aliado da nutrição

Paulo-Cesar-Venturini-e-Luis-Carlos-Pereira
Venturini e Pereira, da Dori: trade deve abrir espaço mais condizente com share dos snacks de amendoim.

Na Dori, o diretor comercial Paulo César Venturini e o head de ativação e trade marketing Luís Carlos Pereira confirmam o panorama atual na demanda de confeitos de amendoim. Ambos notam que a categoria vem apresentando crescimento nos últimos anos, bem como taxas superiores às dos demais snacks salgados. “No último ano, tivemos um crescimento de 10% e o principal driver desse avanço foi o aumento da percepção do consumidor de que amendoim é um snack mais saudável”, pontua Pereira.

Nesse capítulo da saudabilidade, o amendoim acentua a contagem de pontos, desde a descoberta de que é um grande aliado da nutrição humana. Segundo especialistas, ele garante a saciedade por mais horas, inibe a ingestão de guloseimas mais calóricas, ou seja, não engorda e ajuda no processo de reeducação alimentar, além de ser fonte de proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, proporcionando diversos benefícios ao organismo. Por conta desse perfil renovado, na Dori a recomendação ao varejista é a de prestar muita atenção no espaço destinado à categoria. “Muitas vezes encontramos em alguns PDVs espaço para amendoim inferior ao share que ele tem no universo de snacks”, observa Pereira.

Dori
Novidades da Dori: agregação de valor, com itens sob medida para autosserviço.

Para Venturini, o mercado de snacks de amendoim salgado tem crescido mais que as versões doces e isso ocorre também devido a uma percepção do grão como petisco de perfil mais adulto. Dentre as versões doces, o diretor destaca a linha Disqueti de amendoim coberto com chocolate. “Mas a categoria tem muitas possibilidades e caberá à indústria entender o consumidor cada vez mais e ofertar produtos interessantes para as várias ocasiões de consumo”, comenta. Pereira insere que o varejo da categoria deveria destinar um espaço maior para o segmento de tal forma que possa expor para o seu consumidor toda a variedade existente. Para ele, com o aumento da demanda por snacks de amendoim é natural que haja um processo de segmentação e os produtos que oferecem diferenciações de sabores e crocância já tem seus consumidores fiéis. “Com 35% de market share, a Dori é líder no mercado de snacks de amendoim e justifica essa posição por uma administração cuidadosa do mix e seu marketing”, sublinha o gerente, completando que os produtos oferecem qualidade superior , com posicionamento de preço justo; as embalagens já se tornaram icônicas e a distribuição é bem capilarizada.

Preferência nacional

Pesquisa do Conecta, plataforma on-line do grupo Ibope, encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), apurou que 87% dos brasileiros consomem confeitos à base de amendoim durante as festas juninas. Esse consumo é retomado por 21% da população nas comemorações de Cosme e Damião, em setembro, e 17% têm o hábito de degustar salgadinhos à base da oleaginosa em eventos esportivos como os jogos do Brasileirão, a partir de maio. O estudo também indica que, nas localidades onde prevalece a tradição da montagem dos arraiais típicos, o consumo de amendoim cresce 66%. No Nordeste, onde os festejos mobilizam habitantes locais e turistas, o índice sobre para 77%. Além disso, é costume, para 62% dos entrevistados de todas as regiões do país, prestigiar as comemorações fora do lar, nas quermesses em escolas, clubes, condomínios ou mesmo em ruas, sobretudo no Centro-Oeste (78%) e Norte (71%) do país. Para esta amostra, o Conecta entrevistou mais de 1.200 internautas brasileiros, entre homens e mulheres, a partir de 16 anos, das classes A/B/C.

Força da inovação

Renata Melo
Renata, da GSA: benefícios do amendoim geram inovações em novas frentes.

Com atuação em várias frentes de alimentos e bebidas no Centro-Oeste do país, a GSA registra que a demanda de amendoim e derivados degustava ascensão até 2014, mas entrou em declínio com a intensificação da crise no país. “Nos anos seguintes a queda no consumo se acentuou, porém 2018 iniciou de forma diferente, com a economia mostrando sinais positivos e o mercado ensaiando reação”, avalia Renata Melo, gerente de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e embalagem da empresa. Na cena atual, ela observa uma retomada de crescimento, tanto em valor quanto em volume. “Esse cenário favorece a inovação, que volta com força no ramo dos confeitos de amendoim, conquista pontos extras nas grandes redes de supermercados e de atacadistas, contribuindo para alavancar as vendas”, enfatiza.

Antes de se deteriorar, argumenta Renata, o consumo do amendoim entre os brasileiros se resumia à sua forma torrada com ou sem sal, servida como aperitivo, ou aos doces como o pé de moleque e a paçoca, até hoje atrações nas festas juninas. Estudos mostram que os benefícios do amendoim – rico em vitaminas e minerais – fizeram com que o varejo disponibilizasse mais espaços para inovações, como a pasta de amendoim, farofa de amendoim, manteiga de amendoim, óleo de amendoim, e claro, a evolução das versões doces, a exemplo de bolo integral, granola zero açúcar de amendoim e alfarroba, recheios, pipocas de pasta de amendoim e amendoins cobertos com chocolates zero açúcar. “O consumo voltou a crescer principalmente nas categorias de produtos saudáveis, por ser uma rica fonte de proteínas de origem vegetal, gorduras mono e poli-insaturadas, que são muito importantes para a saúde cardiovascular”, exalta a especialista.

Além disso, completa Renata, o amendoim realmente confere sensação de saciedade, sendo muito utilizado em dietas. Dentro dessa nova percepção da categoria, as indústrias investem mais a casa dia em produtos voltados para o fitness, onde o amendoim é apresentado em versões como bolos, cremes de amendoim, manteigas/óleos de amendoim, granolas e snacks saudáveis.

Velly
Linha de snacksda GSA: aposta na marca Velly em versões salgadas sem pele.

Detentora das marcas Velly e Produtos Paulista, a GSA opera por enquanto com versões de amendoim torrado sem pele salgado e com o tipo torrado sem pele e sem sal em diferentes gramaturas. O amendoim cru vermelho e branco com casca é comercializado apenas sob a marca Produtos Paulista. A empresa desenvolve promoções e incentiva o consumo, com ações de trade marketing para o consumidor final e maior exposição do produto nas gôndolas. Na atual temporada, o diferencial nas vendas fica por conta da Promoção Arraiá Velly e Produtos Paulista, unindo pela primeira vez a tradição junina e a Copa Mundo, destaca Renata. “Com isso, esperamos um aumento de 25% nas vendas da categoria”, assinala ela.
Na Santa Helena, Bertella também estima em 25% o incremento nas vendas de produtos à base de amendoim durante as festas juninas e jogos do Brasileirão e Copa do Mundo. “As pessoas buscam cada vez mais alternativas para os diferentes momentos de consumo e temos atendido essa demanda com inovações em sabores e também embalagens para os diversos canais”, afirma.

Carro-chefe da linha de confeitos, a marca Paçoquita ganhou uma versão com cobertura de chocolate e foi um dos 12 itens incorporados ao portfólio e apresentados em primeira mão ao trade na Apas Show (feira e congresso do setor supermercadista), promovida em maio em São Paulo. Além de outra variante mais crocante de Paçoquita, também com cobertura de chocolate, a empresa destacou linhas de doce de amendoim com chocolate na massa, fondant de leite com amendoim, brigadeiro com amendoim e a Peanut Butter, sua versão da manteiga de amendoim americana. “Além disso, tivemos itens repaginados, como o amendoim caramelizado, o doce de amendoim gibi e o pé de moleque crocante, com novas embalagens e gramaturas menores e mais fáceis de carregar”, complementa Bertella, frisando entre as estrelas no filão de snacks as marcas Mendorato e Crokíssimo.

Menu da Copa

Também com novidades na Apas Show, a Dori apresentou dentro da linha de snacks Pettiz uma versão de sabor tomate seco e manjericão, desenhada sob medida para encorpar os aperitivos durante as festas juninas e Copa do Mundo. Outra contribuição para a linha de amendoins crocante foi o sabor de gergelim e linhaça. “São produtos diferenciados em sabor e crocância e com um forte apelo de saudabilidade”, comenta Pereira. Além do Disqueti Crispy, pastilha de chocolate crocante, também exibida no evento dos supermercadistas, a Dori anunciou a distribuição da linha Jubes Fruit Snacks. “Trata-se de um produto inédito, que oferece todo o sabor da fruta além de vitaminas e sais minerais, disponível nas versões Iogurte e Morango, Iogurte e Bluberry, Berries & Sour, Cherry Sour e Original & Frutas”, grifa o gerente de trade marketing.

Brassuco paçocas
Doces tradicionais da Brassuco: guloseimas típicas ganham licenciamento da Turma da Mônica.

Estreante no filão de snacks de amendoim, a Brassuco decidiu disputar a categoria ao observar, a cada ano, esse tipo de produto cair no gosto do paladar brasileiro. “A oferta hoje exibe itens de qualidade a uma distribuição diversificada, que encontra boa receptividade por parte do consumidor”, analisa Emilia Ricardi, gerente de produtos da indústria, mais conhecida pelas linhas de bebidas em pó, sobremesas e doces. Segundo ela, a expectativa deste ano para os salgadinhos tipo aperitivo é bem alta por causa da Copa da Rússia, gerando a perspectiva de alto giro tanto para a indústria como para o trade. “A movimentação geral se intensifica e favorece o consumo por impulso”, grifa a executiva.

Emilia Ricardi
Emilia, da Brassuco: estreia em snacks de amendoim com itens de maior valor.

Ela conta que a Brassuco ingressou no reduto de doces e snacks em 2016 e a linha com amendoim já estreou com itens de maior valor agregado, que vêm sendo apresentados a PDVs diferenciados. Produtos sofisticados, com valor agregado, precisam estar em pontos específicos para que o produto gire e seja um sucesso, considera Emilia. “O que estamos fazendo é trabalhar para que o casamento produto x canal aconteça”, relata a gerente, complementando que esse trabalho envolve o desenvolvimento de gramaturas especificas para canais de supermercado e atacado doceiro, e em alguns casos, até para cada região do Brasil. Com uma linha de amendoins ainda recém-saída da incubadora, o portfólio atual da Brassuco exibe variantes de amendoim sem pele, amendoim japonês e paçoquinha em formato rolha e quadrado, ambas com o licenciamento do Chico Bento da Turma da Mônica.

Viagem à Rússia

Na garupa dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa da Rússia, a General Mills, detentora da marca Yoki, dispara a campanha “Viva o Seu Futebol”. A promoção vai levar três consumidores sortudos para a Rússia e prevê packs promocionais, meme próprio e filme para a TV, entre as ações da marca para a principal festa do futebol mundial. A poucos meses do evento, a Yoki dá o pontapé com campanha criada pela W/McCann, que celebra uma das principais festas do esporte. “Elas está sendo desenvolvida em uma grande plataforma com vários formatos de conteúdo e a primeira delas é a Promoção Me Leva pra Rússia, criada pela agência Tupiniquim, na qual na compra de snacks Yoki (pipocas, amendoins e Yokitos) os consumidores concorrem a prêmios instantâneos (vale-compras Netshoes e Pipocas Micro-ondas), prêmios diários (assinaturas do Premiere FC), sorteios semanais (smart TVs de 60’’) e a uma viagem para a Rússia, na qual o consumidor sorteado e mais dois amigos terão direito de acompanhar seu time favorito durante toda a Competição com tudo pago”, repassa Manuel Garabato, diretor de marketing LATAM da General Mills.

Yoki
Snack picante da Yoki: menu sob medida para os jogos da Copa.

Além dessa leva de prêmios, a Yoki introduz ainda a edição limitada “Seleção de Sabores”, desde março disponível em todo o país para completar o tradicional portfólio. Ao todo, serão seis novos produtos: pipoca salame (Espanha), pipoca nacho picante (México), batata provolone (Argentina), batata molho especial (Inglaterra), amendoim picante (Brasil) e amendoim cebola e ervas (França). Além disso, alguns produtos terão novas embalagens: pipoca mostarda (Alemanha), pipoca calabresa acebolada (Brasil) e pipoca Super Premium na edição verde e amarela.

Garabato informa que, desde maio, os consumidores encontram packs promocionais que dão direito a um bowl exclusivo e temático na compra de quatro pipocas Yoki de 100g. Nos pontos de venda será possível ainda encontrar identidade visual da campanha em ilhas e topos de ilhas, displays, portais, faixas de gôndola, stoppers e forrações.

A campanha exibe ainda o filme para TV “Jeitos de Torcer”. Criado pela W/McCann, ele já vem sendo veiculado no SportTV e Fox Sports, sob a assinatura “Como você torce não importa, se tem torcida, tem pipoca Yoki”. “Sabemos que futebol e snacks têm tudo a ver e queremos oferecer aos consumidores a melhor experiência possível para que possamos viver juntos as nossas paixões – a deles, de torcer e vibrar pelo time do coração; e a nossa, que é fazer comida que todos amam para serem consumidas em momentos especiais”, conclui Garabato. •

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