Os resultados do Ranking Abad/Nielsen 2018, pesquisa divulgada anualmente pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), mostram que, no ano passado, o segmento atacadista distribuidor cresceu 0,7% em termos reais – ou 3,7%, em termos nominais. Entre as exceções pontuais desse quadro, a Decisão Atacarejo, rede com seis unidades e sediada há exatos 30 anos em Belo Horizonte (MG), não apenas vem mantendo crescimento anual em patamar muito superior à média do setor como vem intensificando investimentos na instalação de mais lojas para expandir a sua escola de culinária, coqueluche da clientela formada por aprendizes de confeiteiros e donas de casa, há 13 anos formando toda uma geração de doceiros. Uma das justificativas para o avanço nessa atividade paralela da Decisão pode ter sido o agravamento da própria crise que, com o desemprego e queda da renda, intensifica a busca de alternativas para complementação da renda familiar, pondera Valéria Bax, diretora da rede de atacarejo. “Foi uma forma inicialmente pensada para fidelizar nossos clientes, que avançou além das expectativas e hoje é também uma forma de contribuição com a sociedade”, assinala a executiva. A rede de atacarejo oferece 53 cursos em suas três escolas e, além de disseminar práticas culinárias e receitas, promove palestras de especialistas sobre empreendedorismo, que incluem temas como armazenamento e precificação. Um dos destaques é o Festival de Bombons para festas juninas, que acontece nas unidades de Venda Nova e em Lagoa Santa (GBH). Na entrevista a seguir, Valéria detalha a operação que se transformou em escola de culinária e relata o crescimento da atividade atacadista doceira na região metropolitana de BH.
DR – Como começou a Escola de Culinária Decisão?
Valéria Bax – As atividades com esse propósito tiveram início na unidade do centro de Belo Horizonte. A empresa, que nasceu como atacado doceiro no Ceasa-MG, experimentava forte expansão, que exigia a incorporação de inovações no plano de gestão. Foi uma forma de o atacarejo fidelizar clientes do ramo de confeitaria e trazer novos clientes, que eram e são empreendedores na maioria informais, fazendo doces, bolos, salgados para revenda e para festas. Desde o início, foram fechadas várias parcerias com as indústrias do ramo de chocolate e confeitos, para a implementação dos cursos. Operando diretamente com 400 fornecedores e um mix com mais de 5 mil itens não foi difícil atrairmos a atenção das grandes marcas para a atividade que estava se iniciando. Além da fidelização, a empresa enxergou o projeto também como uma forma de retribuição para a sociedade, uma vez que, para isso, sempre trabalhou com preços simbólicos. A finalidade era ajudar esses pequenos empreendedores e também profissionalizar um contingente que buscava melhorar sua condição de vida. A contrapartida era a venda de produtos. Quanto mais eles vendem, mais compram da gente.
DR – Como era a infraestrutura da Decisão na época e como é a rede hoje?
Valéria Bax – Mobilizamos as unidades do Ceasa e a do centro de Belo Horizonte. Atualmente, a Decisão Atacarejo conta com seis unidades e a Escola de Culinária está presente na do centro, no bairro Venda Nova e na cidade de Lagoa Santa, região metropolitana de BH. As seis unidades totalizam mais de 15 mil metros quadrados de área de venda, com mais de 60 checkouts. Temos lojas com estrutura porta-pallets e espaços para depósitos, onde são armazenados nossos estoques. As lojas são todas no formato cash and carry ou de autosserviço, e a rede conta também com uma área de televendas, além da loja virtual chamada Decisão Entrega (www.decisaoentrega.com.br). Com foco em autosserviço na linha de bomboniere, a Decisão evoluiu hoje para um autosserviço generalista, contando com diversos departamentos de produtos como bebidas, mercearia, perecíveis, congelados e bazar, entre outros.
DR – Qual a participação de cada operação no resultado da empresa?
Valéria Bax – As vendas de atacado foram predominantes no começo das atividades, mas logo adotamos o sistema misto e, atualmente, a participação de varejo e atacado gira em torno de 40 e 60%, respectivamente.
DR – Como surgiu a ideia do Festival de Bombons?
Valéria Bax – A modalidade que corresponde aos cursos ministrados no festival sempre existiu na Escola de Culinária, atendendo a solicitações de alunos e fornecedores do setor de chocolates. À medida que identificamos a demanda crescente das pessoas por maiores orientações para atuar no mercado doceiro, geralmente para complementar a renda doméstica, fomos aperfeiçoando os cursos e agregando valor, a exemplo de aulas sobre técnicas de conservação, dicas de embalagens, cálculo para comercialização, entre outras práticas, para ajudar os vendedores informais a desenvolverem suas produções com mais profissionalismo, lucratividade e menos perdas. Também, nos preocupamos muito em acompanhar o mercado, visando inovações e lançamentos dentro de tendências. Diante disso, nasceram os atuais cursos sazonais, sempre associados a alguma data comemorativa, como bombons juninos, bombons decorados ( para o Dia das Mães, dos Pais, Natal etc.) e até o de bombons afrodisíacos e eróticos, pensando no Dia dos Namorados. Assim, as turmas estão sempre cheias e a repercussão é sempre positiva.
DR – Como foi o crescimento da Decisão nos últimos anos?
Valéria Bax – A Decisão cresceu muito nos últimos 5-10 anos. Num período mais recente, abriu duas escolas de culinária. No último ano, a rede abriu três novas lojas na região metropolitana de Belo Horizonte, mais especificamente nas cidades de Contagem, Santa Luzia e Lagoa Santa, esta última com uma unidade da escola de culinária. Além de expandir a operação com novas lojas, a empresa vem fazendo um trabalho forte de desenvolvimento e melhoria de resultados nessas três unidades, que já sinalizam avanço nos resultados.
DR – Quais os planos para 2018 e para os próximos anos?
Valéria Bax – A Decisão Atacarejo passa no momento por um grande trabalho de profissionalização da empresa, cuja gestão é familiar. Estamos implantando governança e preparando sua estrutura para um crescimento sustentável. Junto com esse trabalho, está sendo realizado o planejamento para os próximos anos. A ideia é prosseguir crescendo, mas ainda é cedo para cogitar a abertura de mais unidades. •