“Bons resultados não surgem instantaneamente. Eles refletem um longo tempo de dedicação, planejamento e estratégia. Foi sempre trabalhando com essa consciência que a Docile hoje prospera em tempos em que o mercado de candies se encontra estagnado. O bom momento, marcado ainda por uma produção mensal (e crescente) de 2 milhões de quilos de produtos, acontece em uma época significativa: ano que vem, completaremos 25 anos de história, enquanto nossa família, os Heineck, comemora nada menos do que oito décadas de tradição pensando e fomentando o segmento.
Não devemos, no entanto, nos acomodar com o que alcançamos até aqui. Resultados positivos são, antes de tudo, um incentivo a continuar colocando em prática a nossa filosofia de fazer bem feito, que se estende a todos os setores da empresa. A meta é sempre acentuar a curva de crescimento, incrementando nossos processos cada vez mais dominados, produtos diferenciados, exportações para dezenas de países e a maturidade do grupo como um todo, em todas as áreas.
A jornada não foi simples e, ao fundarmos a Docile em 1991 ainda como uma revendedora de matéria-prima para a indústria alimentícia, já tínhamos a visão de que precisávamos sempre observar e se apropriar de cada oportunidade de diferenciação no mercado. Aos poucos fomos evoluindo e já em 1994 demos início à atividade industrial com a produção de refresco em pó. A introdução de uma nova linha sempre exige um planejamento prévio e um período de adaptação e aperfeiçoamento, o que certamente fez e faz a Docile agir conforme o seu timing e as suas possibilidades para entregar o produto de melhor qualidade ao mercado.
Em 1999 penetramos o primeiro mercado de grandes volumes de comercialização: o de balas de goma. A goma americana já foi resultado da filosofia de inovação que a Docile consolidou ano após ano. Ou seja, na época, observamos a oportunidade de sobressair em um segmento não tão dominado e explorado, quando as balas de goma tinham grande aceitação, mas não eram foco no segmento. Era uma boa oportunidade. Compramos a briga e hoje já somos a segunda empresa no ranking de balas de goma do Brasil.
Nosso perfil atento a oportunidades, que acreditamos ser peça estratégica no bom momento que vivemos hoje, também marcou o ano de 2001, quando passamos a fabricar pastilhas. A aposta foi novamente bem sucedida e alcançamos fama e reconhecimento. Atualmente, a Docile é a maior empresa fabricante de pastilhas da América Latina. Nos anos seguintes, ampliamos nosso universo. Em 2006, vieram as linha de chicles de bola. Em 2009, as balas de gelatina. Dois anos depois, marcávamos nossa primeira bandeira no Nordeste com a inauguração de um parque industrial em Jaboatão dos Guararapes, no Recife. Entre as nossas investidas mais recentes, grande destaque para a linha de marshmallows, lançada em 2013.
É claro que entregar um produto de sabor e textura de qualidade ao consumidor é fundamental, bem como observar o mercado e pensar quais frentes de negócio ainda não são devidamente exploradas. Entretanto, a verdade é que a Docile faz questão de valorizar todo e qualquer processo do seu dia a dia. Dos mais de 800 colaboradores estimulados com benefícios ao investimento em novos e exclusivos equipamentos para aperfeiçoar nossa produção, nunca desmerecemos qualquer etapa do nosso cotidiano. Na realidade, é na valorização de cada detalhe que nos tornamos grandes – e não apenas nos negócios. Seguimos em frente com este pensamento”. •
Fernando Heineck é diretor
industrial da Docile.