O consumo indulgente de guloseimas doces cresce desde que a pandemia se instalou no país. A pesquisa Consumer Insights, da consultoria Kantar e divulgada em abril, revela que o brasileiro morador das regiões metropolitanas se tornou mais indulgente. Além de consumir algo pelo gosto e sabor, ele valoriza também a satisfação de qualidade e prazer que podem estar relacionadas ao produto. O estudo mostra ainda que os alimentos doces cravaram um avanço desde o terceiro trimestre de 2020, ganhando mais participações durante ou após as refeições, estando presente em 62% delas. Entre as sobremesas industrializadas preferidas pelos entrevistados figuram, em primeiro lugar, o chocolate, seguido por confeitos à base de gelatina. O dado acendeu a luz amarela na Docile, indústria com mais de 250 itens no portfólio de marshmallows e balas de gelatina. Além de perceber esse aumento, ela viu suas vendas saltarem, principalmente na modalidade de e-commerce, efeito colateral puxado pela covid-19.
O resultado da empresa de Lajeado (RS) reflete uma realidade também revelada pela pesquisa da Kantar, que destaca o impulsionamento de compras dentro dos lares por meio do e-commerce de pessoas que receberam o auxílio emergencial, além da procura por marcas premium, analisa Ricardo Heineck, sócio-diretor da marca. O benefício, segundo ele, permitiu maiores gastos, fazendo com que 25% dos domicílios entrevistados contassem que estão investindo mais em si e em marcas que mais apreciam.
De acordo com o executivo, o faturamento de compras feitas pelo site da empresa cresceu 47% se comparados os meses de março de 2020 e 2021. Já em 2019 e 2020, este crescimento foi ainda maior: de 202%. A cifra representa uma evolução considerável, jamais vista antes pela fabricante de guloseimas. Heineck informa que seis entre os dez itens mais vendidos de janeiro até abril de 2021 eram da linha de marshmallows recheados. “Num momento tão difícil como a pandemia foi preciso buscar alternativas para seguir levando nossas guloseimas aos consumidores mesmo com as grandes lojas fechadas durante um bom tempo. Assim, usamos a criatividade para encantar as pessoas com campanhas e kits exclusivos oferecidos por e-commerce, permitindo que elas pudessem ter momentos de alegria e conforto apesar das dificuldades”, assinala o empresário.