Temperaturas sempre pelando são um desafio arretado para a distribuição de chocolates no Nordeste. Em muitos pontos de venda (PDVs), o calor excessivo pode alterar o aspecto do produto. Para solucionar esse problema, a Mondelez Brasil, dona das marcas Lacta, Bis e Sonho de Valsa, investiu em um projeto que, além de propiciar uma melhor experiência de compra ao consumidor, é capaz de alavancar a demanda de chocolates em regiões muito quentes. Ao constatar um incremento superior a 50% nas vendas de chocolates da marca Lacta acondicionados em minigeladeiras instaladas em PDVs do Nordeste, a empresa decidiu expandir a estratégia. Iniciada experimentalmente há quatro anos, a distribuição de refrigeradores que mantêm os chocolates a uma temperatura constante entre 18°C e 21ºC em uma das regiões mais quentes do país foi batizada de Projeto Adegas. Segundo Paula Siqueira, gerente de marketing comercial para Norte e Nordeste da companhia, o projeto começou com a instalação de 200 refrigeradores em lojas no Recife, Salvador e Fortaleza. Atualmente, conta com o dobro de unidades operando em supermercados de sete capitais, incluindo Aracaju, Maceió, Campina Grande e Natal, que entraram por último no programa.
A atual ampliação vai contemplar cidades do interior da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Piauí, informa Paula. As unidades serão instaladas principalmente em lojas de médio porte (de cinco a nove checkouts), sem sistema próprio de refrigeração. “O Nordeste tem verão praticamente o ano inteiro e em certos estabelecimentos os chocolates acabavam derretendo”, nota a executiva. Nos supermercados equipados com as minigeladeiras, as vendas aumentaram 53% em um período de 12 meses, posiciona Paula. “Os refrigeradores propiciam esse incremento nas vendas do portfólio ofertado em supermercados que, antes, só vendiam a caixa de bombons Variedades Lacta e a linha Bis”, observa ela, acrescentando que a Mondelez abocanha 26,4% das vendas de chocolate na região.
Fabricados pela Metalfrio, os minirefrigeradores têm capacidade para 101 litros. Com dimensões de 47 centímetros de largura por 1,46 metro de altura, são instalados em pontas de gôndola, conferindo maior visibilidade à marca Lacta. No início do projeto, apenas barras de 150g e 20g eram acondicionadas nas unidades, porém, atualmente, elas abrigam todo o portfólio de chocolates da marca. Os investimentos no Projeto Adegas serão 50% maiores do que em 2016, estima Paula. Para ela, os cerca de 400 PDVs equipados hoje representam metade do total de supermercados médios sem refrigeração do Nordeste. A meta da companhia no longo prazo é levar as geladeiras para 100% desse tipo de estabelecimento. Em paralelo, a companhia desenvolve um projeto-piloto para instalação das minigeladeiras em mercados de pequeno porte (um checkout).