Cataratas de inovação
Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o 16º Congresso Internacional das Indústrias teve como ponto alto mais uma vez a integração de fornecedores de equipamentos e insumos com representantes da indústria de alimentos. Promovido no início de abril, em Foz do Iguaçu (PR), o evento reuniu em mostra paralela 31 stands que exibiram soluções e indicaram tendências aos fabricantes que, por sua vez, apresentaram em showroom linhas de produtos de empresas com vocação exportadora, repassa Cláudio Zanão, presidente executivo da Abimapi. “Por meio do aplicativo que utilizamos no evento, os participantes classificaram unanimemente toda a programação da plenária como de alto nível, alcançando o objetivo em difundir boas práticas de gestão e agregar valor e conhecimentos aos profissionais, em prol do desenvolvimento das categorias representadas”, assinala ele.
Durante os três dias de evento dedicados ao setor de alimentos foram promovidos debates sobre importantes temas, ressalta Zanão. O economista Alexandre Mendonça de Barros e o comentarista de política e assuntos internacionais Demétrio Magnoli, por exemplo, analisaram o atual cenário econômico e político do Brasil. Líder de business development da consultoria Nielsen, Daniel Asp Souza e Tathiane Frezarin, diretora de new business da Kantar Worldpanel Brasil, conduziram estudos inéditos de mercado, seguidos de Sandra Guerra, sócia-diretora da Better Governance, e do professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, que discutiram sobre governança corporativa e ética, respectivamente. “Recebemos ainda Maurício Morgado, doutor em administração e especialista em varejo e serviços, que apresentou tendências de varejo e consumo verificadas em todo o mundo”, destaca o dirigente da Abimapi. Além do especialista Manoel Alves Lima pontuando sobre estratégias de inovação para o varejo, o congresso contou com apresentação do publicitário Walter Longo, que ministrou verdadeira aula sobre gestão na era pós-digital.
Outro destaque foi alcançado com a segunda rodada internacional de negócios com as empresas participantes dos projetos setoriais Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes (da Abimapi) e Brasil Sweets & Snacks (da Abicab), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lembra Zanão. ‘Reunimos 28 empresas em busca da promoção dos produtos e incremento das vendas no mercado externo, com 12 compradores e distribuidores de diferentes países, que fecharam aproximadamente US$ 1 milhão em negócios durante o evento e mais de US$ 6,2 milhões em negócios futuros”, relata o presidente da Abimapi.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.