A rede Carrefour, a Mondelez Brasil e a Tetra Pak unem esforços em mais uma iniciativa para auxiliar a preservação dos recursos naturais por meio do incentivo à reciclagem. Batizado de projeto Ecocaixa, a ação promove o descarte adequado de embalagens que o consumidor não deseja levar para casa logo após as compras. A ação faz parte do programa Juntos pelo Meio Ambiente, que levou estações de reciclagem para 138 unidades da rede em todo o país, detalha Fabio Acerbi, diretor de assuntos corporativos e relações governamentais da Mondelez Brasil, na entrevista a seguir.
DR – Quais outras ações a Mondelez tem implementado?
Acerbi – Em 2014, a empresa lançou o plano “Chamado para o Bem-Estar” . Ele tem como objetivo aumentar significativamente o alcance e o impacto dos programas da companhia em todo o mundo. Como exemplos no Brasil podemos citar a parceria com o Carrefour desde o ano passado para entrega voluntária de materiais recicláveis. Agora ampliamos a parceria por meio das ecocaixas, ação que promove o descarte adequado de embalagens. Por meio desse projeto e, acreditando na forte conexão das nossas marcas com os consumidores, a companhia busca mobilizar a sociedade de forma a incentivar as pessoas a tornar o descarte de resíduos uma ação natural também no pré-consumo. Ainda em 2014, todas as fábricas da Mondelez no Brasil foram consideradas Zero Aterro, ou seja, não enviam mais os resíduos gerados para aterros sanitários. Em relação às comunidades, a empresa mantém, desde 2010, o programa Ação Saudável, que visa melhorar a saúde e a qualidade de vida de crianças, suas famílias e comunidades. O programa já alcançou mais de 200 mil crianças em três estados do Brasil (Pernambuco, Paraná e São Paulo). No ano passado, além de ter sido reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, recebeu investimento de R$ 10 milhões da Mondelez International Foundation e está sendo ampliado para atender aproximadamente 700 mil pessoas.
DR – Como funcionam as ecocaixas?
Acerbi – As ecocaixas estão instaladas logo na entrada das lojas, a fim de facilitar o descarte de embalagens de papelão ou plástico, latas e garrafas vazias. As estruturas de coleta foram confeccionadas com placas e telhas produzidas a partir de embalagens Tetra Pak recicladas e possuem capacidade de coleta de até 125 toneladas por ano. Com a novidade, o cliente tem a opção de destinar materiais para reciclagem mesmo em bairros onde não há coleta seletiva. As embalagens coletadas são encaminhadas para cooperativas parceiras, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Cerca de 100 mil pessoas devem ser beneficiadas direta e indiretamente pela ação, que também auxiliará na geração de renda e inclusão social dos cooperados. Paralelamente ao programa Juntos Pelo Meio Ambiente, o Carrefour Brasil apoia e promove outros projetos que ajudam na preservação dos recursos naturais, como a coleta de óleo de cozinha, disponível em 119 lojas da rede. O procedimento garante que o resíduo coletado se transforme em biodiesel e ainda deixe de poluir milhões de litros de água todos os meses. Além disso, 30 lojas contam com coletores de medicamentos vencidos e todas as unidades do país contam com coletores de pilhas e baterias.
DR – Há planos de o modelo da ação ser levado a outros canais de distribuição?
Acerbi – Por questões de política interna da companhia, não podemos comentar sobre ações futuras. Porém, vale ressaltar que temos o interesse de ajudar na promoção do bem-estar do planeta e seus habitantes. Além disso, sabemos que a saúde das pessoas, das comunidades, do nosso negócio e do planeta estão intrinsecamente ligadas. Por fim, compartilhamos que as práticas sustentáveis da Mondelez International são reconhecidas por organizações mundialmente conhecidas como a Dow Jones Sustainability Index. No projeto ecocaixa, a TetraPak contribui com a doação dos materiais para confecção das ecocaixas, por meio da reciclagem de embalagens da própria Tetra Pak; a Mondelēz Brasil colabora com a implantação das ecocaixas nas lojas Carrefour; e a rede varejista, por sua vez, coordena a operação com a destinação das embalagens descartadas. Por questões estratégicas da companhia, não podemos abrir o investimento. Esse projeto foi desenvolvido no Brasil em parceria com a rede Carrefour e está totalmente em linha com a estratégia da empresa e com o plano global e holístico nomeado como “Chamado para o Bem-Estar”.•