Brindes saudáveis
De olho na ascensão global no consumo de bebidas nutricionais, um levantamento encomendado pela DuPont Nutrition & Biosciences, fonte de insumos para alimentos e bebidas, buscou entender as motivações, razões de compra e o que os consumidores brasileiros pensam a respeito da categoria. As pesquisas foram realizadas em parceria com a agência Kyra em fevereiro deste ano com dois grupos: mães com filhos entre 3 e 14 anos e adultos com mais de 50 anos, repassa Gisele Vasconcelos Barros, líder regional de marketing para bebidas na DuPont Nutrition & Biosciences.
No primeiro grupo, acrescenta ela, observou-se que a alimentação das crianças e adolescentes está longe da ideal. Já os adultos com mais de 50 anos são conscientes e entendem o que é ter uma dieta balanceada e completa, procuram comer a cada três horas e evitam excessos. Ambos os grupos enxergam as bebidas nutricionais de forma positiva no que se refere à saudabilidade.
“Bebidas nutricionais que promovam o bem-estar têm um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, visto que os consumidores têm buscado cada vez mais alimentos saudáveis”, frisa Gisele.
No grupo com as mães, a opinião geral das participantes é a de que ter uma dieta saudável significa fornecer tudo o que a criança precisa para se desenvolver bem. As consumidoras sabem quais são os benefícios que os alimentos saudáveis fornecem, mas têm pouco conhecimento sobre o papel de cada elemento e qual deles está presente em cada alimento.
Um dos grandes desafios para esse público é o lanche da escola. “Embora procurem colocar itens saudáveis nos lanches dos seus filhos, a falta de opções faz com que muitas mães acabem cedendo a produtos não adequados nutricionalmente e as bebidas nutricionais seriam uma excelente solução para isso”, nota Gisele.
As principais motivações de consumo das bebidas nutricionais nesse grupo são suprir deficiência na alimentação entregando vitaminas e proteínas, ser nutritiva com sabor agradável e saciar a fome de forma saudável e conveniente. Entre os horários mais comuns para a ingestão desses alimentos estão o café da manhã e antes de dormir.
Homens e mulheres com 50 anos ou mais têm como fator primordial da alimentação a disciplina. Por isso, procuram comer no horário correto e a cada três horas, segundo a pesquisa. Eles também se preocupam bastante com os excessos, limitando o consumo de doces, frituras e gordura. “Esse público está preocupado em ‘ouvir mais o corpo’, atento aos sinais de alerta conforme a idade avança. Muitos mencionaram que não jantam mais para evitar o desconforto com o processo de digestão e, assim, dormir melhor”, explica Gisele.
Nesse caso, completa ela, o consumo de bebidas nutricionais ocorre tanto por indicação médica quanto por conta própria, como substituição leve para refeições e para dar mais energia e disposição.
As duas pesquisas, conclui a executiva, reforçam o potencial de crescimento do mercado de bebidas nutricionais no Brasil. De acordo com a Euromonitor International, a expectativa de crescimento médio anual é de 7% nesse segmento entre 2020 e 2024. A América Latina, indica a consultoria, é a região de crescimento mais promissor para a categoria, registrando média de 13% entre 2012 e 2017. ■
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