Cada vez mais prestigiadas pelas corporações globais, as boas práticas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, na sigla em inglês) vêm ganhando destaque no planejamento das empresas. É o caso da Mondelez International, que atingiu ou excedeu seus compromissos em 2020, como a redução de mais de 20% de emissões de CO² na operação, excedendo os 15% planejados, e caminha rumo a metas ambiciosas para 2025. Dona das marcas Bis, Lacta, Oreo, Tang, Club Social, Halls e Trident, a companhia divulgou o relatório Snacking Made Right, reforçando o progresso em suas metas de ESG ao longo de 2020.
Segundo Maria Claudia Souza, diretora de assuntos corporativos e governamentais da Mondelez Brasil, o conteúdo demonstra a evolução contínua da empresa para liderar o futuro dos snacks no mundo, destacando como a abordagem diferenciada sobre o tema impulsiona a sua atuação em escala global para promover mudanças positivas para os consumidores e o meio ambiente. “Fazer o snack da maneira certa é o que nos guia. Temos um compromisso com a sociedade e queremos criar um impacto positivo com o nosso negócio”, argumenta a executiva. No ano passado, acrescenta ela, esse propósito foi mais relevante do que nunca, ajudando a empresa a conquistar avanços importantes nos compromissos de ESG. “Seguimos focados em snacks sustentáveis, minimizando o impacto no meio ambiente e como uma organização mais diversa, justa, inclusiva e transparente”, grifa Maria Claudia.
Uma das principais metas da companhia é ter 100% do volume de cacau para marcas de chocolate provenientes de fontes sustentáveis através do Cocoa Life, programa de sustentabilidade do cacau, até 2025. Ao final de 2020, a Mondelez alcançou 68% do volume total obtido pelo programa. No Brasil, o Cocoa Life já investiu cerca de R$ 6 milhões e conta com o apoio da marca centenária Lacta, com os produtos Intense. O programa excedeu a produção de cacau necessária para atender toda a linha, no ano passado, e a meta é chegar a 100% do chocolate produzido no Brasil através do programa até 2024. O Cocoa Life conta com 700 produtores registrados no país, que graças aos incentivos do programa conseguiram mais de R$ 1 milhão em crédito no ano passado, através do Pronaf Floresta (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para impulsionar os seus negócios.