Foi no mínimo inesperado, quando o empresário Carlos Wizard Martins, ex-dono do Grupo Multi, anunciou a compra da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde, no final do ano passado. Embora o valor da transação não tenha sido revelado, vozes do ramo calculam que o ex-dono das redes de idiomas Wizard, Alpes e Yázigi dispunha de cerca de R$ 1,3 bilhão, após a venda de 78% que possuía no Grupo Multi. À época, Martins anunciara que, após essa negociação, iria ficar ao menos um ano em período sabático, mas mudou de ideia. “Decidi investir em um novo negócio pela identificação que tenho com o conceito do Mundo Verde, que prega um estilo de vida saudável, natural e equilibrado”, justificou. Com a aquisição, o empresário assumiu a presidência do conselho da rede e seu filho, Charles Martins, ficou com o cargo de CEO da Mundo Verde. Até o final de 2014, a expectativa era fechar o ano com 335 unidades e uma receita acima de R$ 400 milhões, sendo a meta para 2018 alcançar 650 lojas e um faturamento de R$ 1 bilhão.
Formado pela universidade Brigham Young, do estado de Utah, nos Estados Unidos, Martins foi o fundador da Wizard, maior rede de ensino de idiomas do mundo. Em 2013 vendeu a marca para a britânica Pearson, sendo esta considerada a maior transação no setor de educação já realizada no Brasil. Além de empresário, é autor do livro “Desperte o milionário que há em você”, entre os mais vendidos do Brasil, e coautor do best-seller “Sonhos não têm limites”. Professor, empresário, autor, fundador do Grupo Multi Educação e das escolas Wizard, Yázigi, Skill, Microlins, S.O.S Educação Profissional, People e Smartz School, Martins também é proprietário de 95% da Vale Presente, única instituição não bancária brasileira autorizada a emitir cartões com a bandeira Mastercard. Além de adquirir 100% da Mundo Verde, também investiu na Akatus, serviço de pagamentos online. A seguir, ele detalha os planos para a rede de franquias de produtos saudáveis.
DR – Como a experiência à frente do Grupo Multi de ensino o ajuda no negócio de varejo de alimentos saudáveis?
Martins – Temos um grande know-how no ramo de franquias. Ao longo de 25 anos no setor de educação, vimos o modelo de franquias crescer e se consolidar como uma alternativa extremamente vantajosa tanto para franqueados quanto para franqueadores, gerando riqueza em toda a cadeia de valor. No setor de alimentação saudável não é diferente. O conceito de bem-estar e alimentação saudável não está crescendo apenas no Brasil. É uma tendência mundial.
Após a venda da Wizard, minha ideia inicial era ficar ao menos um ano em um período sabático, mas revi esta posição e decidi investir em um novo negócio pela identificação que tenho com o conceito do Mundo Verde, que prega um estilo de vida saudável, natural e equilibrado. Além da identificação com a proposta da marca, sobressai entre as razões para o investimento o forte modelo de franquias da rede, bem como o potencial de crescimento deste mercado. Foi um casamento perfeito. Buscávamos um grupo que crescesse baseado no modelo de franquias, que atuasse no setor promissor, independente das incertezas da economia brasileira, e, sobretudo, com perspectiva de expansão.
Em 2015, já implantamos um Centro de Distribuição exclusivo, localizado na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. O processo visa a integração da base de dados com maior qualificação do serviço de gestão. Para esse ano está programada a operação piloto de distribuição centralizada pela franqueadora, buscando maior padronização e rentabilidade para a operação.
Na área de gestão de clientes, implementamos diversas ações de comunicação. Investimos fortemente no relacionamento com o consumidor, por meio de ferramentas tecnológicas e redes sociais. Para este ano a rede ampliará as suas ações. O principal lançamento é um aplicativo mobile para interação e oferecimento de serviços aos clientes.
DR – Qual o seu conhecimento do segmento de alimentos saudáveis ou o que foi preciso aprender para administrar o novo negócio?
Martins – Apesar do pouco conhecimento, a mudança de segmento foi agradável e prazerosa. Na verdade, não há nada que foi preciso aprender, pois imaginar e diversificar outras possibilidades de negócio são tarefas que todo empreendedor busca exercitar constantemente. No passado, minha preocupação era manter a sala cheia de alunos satisfeitos, agora minha preocupação é manter as prateleiras cheias de produtos de qualidade e o cliente final atendido com excelência.
O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, fechou 2014 com resultados altamente positivos e as perspectivas para 2015 são extremamente promissoras. O faturamento do último ano chegou a R$ 400 milhões, um crescimento de 33% perante 2013. Para este ano, a projeção é alavancar a receita em 35%. Com uma média de 150 mil clientes e mais de mil funcionários altamente capacitados, a rede conta com 1.200 fornecedores cadastrados (75% micro e pequenas empresas). Com 335 lojas no Brasil (entre abertas e em processo de inauguração), presente em 25 estados e no Distrito Federal, o Mundo Verde se consolidou definitivamente como líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro.
Em relação ao número de lojas, a rede passou de 240 para 335 entre unidades abertas e contratos assinados no período. A projeção para 2015 é a inauguração de 100 lojas. Os principais focos de expansão são o estado de São Paulo e as regiões Sul, Minas Gerais e Centro-Oeste. O plano da rede ainda visa o crescimento por meio dos atuais franqueados da marca para outras regiões, o que representa 30% das novas franquias, demonstrando a atratividade do negócio e satisfação com a operação.
DR – O senhor é, aliás, adepto da alimentação mais saudável?
Martins – Eu tenho um estilo de vida voltado a promover a saúde e bem-estar pessoal. Devido a minha formação desde a adolescência, na igreja Mórmon, nunca fumei, nem bebi. Procuro praticar esportes regularmente e manter uma alimentação mais saudável. Diariamente, no meu café da manhã, tomo um suco de três frutas e três sementes e uma colher de colágeno em pó Mundo Verde.
Outro elemento importante, que contribuiu para o bom momento da empresa e do qual também sou adepto foi a ampliação do portfólio de produtos da marca própria Mundo Verde Seleção, que hoje conta com mais de 50 itens. Dentre os destaques estão a linha Berry, o Colágeno Verisol, o Freekeh e a linha de solúveis. Recentemente foram lançadas as linhas de chocolates funcionais e de frutas secas e sementes. Para 2015, a grande novidade é a parceria com o renomado chef brasileiro Edu Guedes, que contemplará o lançamento da marca Edu+leve e receitas especialmente elaboradas pelo mestre cuca, que veicularão em seu canal exclusivo no YouTube.•