Primeiro fruto do compromisso global da companhia para o desenvolvimento de uma cadeia sustentável na produção do cacau, o chocolate com certificado de sustentabilidade UTZ encorpa desde abril o portfólio da linha Genuine da Cargill. Desenvolvida para o segmento de food service, ela conta agora com o chocolate Genuine UTZ ao Leite, disponível inicialmente nas unidades do Sam’s Club, atacado de cash and carry do Walmart. A versão é elaborada a partir de amêndoas de cacau certificadas com o selo UTZ de sustentabilidade, que assegura a adoção das melhores práticas de gestão, cultivo e segurança em toda a cadeia produtiva do cacau, das fazendas na Bahia à fábrica de chocolate e coberturas da Cargill em Porto Ferreira (SP), informa Miguel Sieh, diretor da Unidade de Negócios Cacau e Chocolate da empresa no Brasil.
A novidade, acrescenta ele, é apresentada em barras de 1,05 quilo e pode ser utilizada para a fabricação de diversas receitas de chocolate, como ovos de Páscoa, trufas, coberturas, recheios e sobremesas, entre outras. A linha conta ainda com os sabores branco, meio amargo e blend, que mistura a versão ao leite e o meio amargo. “É o primeiro chocolate oriundo de uma cadeia de produção mais sustentável e o desejo da Cargill é que outras empresas façam coro a essa tendência e aumentem o volume de chocolates e derivados certificados, beneficiando toda a cadeia e o país”, ressalta Sieh.
Ele explica que o chocolate não apresenta alteração no paladar. A utilização de amêndoa certificada na linha Genuine UTZ assegura apenas que o produto foi confeccionado seguindo as melhores práticas de gestão, cultivo e segurança em toda a sua cadeia produtiva. A embalagem traz um selo explicativo sobre o chocolate com a certificação UTZ de sustentabilidade em cacau e um QR code para o site do projeto.
Compromisso global
Desde 2013 a Cargill promove a certificação UTZ para a produção sustentável de cacau no Brasil, por meio da capacitação e profissionalização de produtores e trabalhadores rurais da Bahia. Naquele ano, quatro produtores foram auditados e, em parceria com a empresa, tornaram-se pioneiros no fornecimento de cacau produzido no Brasil com garantia de práticas mais sustentáveis. O fomento para obtenção da certificação está integrado ao Cargill Cocoa Promisse, uma iniciativa global de sustentabilidade da empresa para promover melhores práticas em toda a cadeia de cacau.
O UTZ Certified é um programa de certificação mundial que define diretrizes para a produção e o abastecimento de café, chá e cacau. Baseado em um sistema de rastreabilidade e gestão, assegura que esses insumos foram cultivados de forma mais sustentável. A certificação já é utilizada para chá, café e cacau na América do Sul, e a Cargill está sendo pioneira na aplicação do modelo para produção cacaueira no Brasil.
“Com seu enorme potencial de incremento de produtividade nas lavouras de cacau, o Brasil não poderia deixar de participar do programa. A visão da UTZ sobre o futuro sustentável das commodities agrícolas foca na profissionalização do produtor e no uso mais inteligente da terra, dentro de um modelo social e ambientalmente eficientes e justos”, frisa Eduardo Sampaio, representante da certificação UTZ no Brasil.
Segundo Sieh, a Cargill oferece um prêmio para o produtor certificado, incentivando o investimento contínuo nos processos de certificação de suas fazendas. Dessa forma, o produto certificado traz um valor agregado e um diferencial comparado aos chocolates convencionais. Para o executivo, a expectativa é a de estimular outras empresas a abraçar a tendência. Ele, porém, não arrisca a projeção de um horizonte para uma adoção mais ampla pelo mercado. “A Cargill tem um compromisso de longo prazo com a cadeia do cacau e chocolate e almeja certificar 70 fazendas até o final de 2015. Com isso já teremos um volume significativo de amêndoas para apoiar nossos clientes nessa jornada”, argumenta Sieh.
A empresa, acrescenta o diretor, ainda avalia o potencial para chocolate certificado e, por isso, concentrou o lançamento em apenas uma SKU (Stock Keeping Unit) da linha atual. “O volume representa menos de 1% do nosso portfólio, mas o lançamento tem sido recebido de forma muito positiva”, repassa ele, acrescentando que a Cargill produz a linha de chocolates Genuine desde 2007. “Temos muita confiança nessa novidade e na crescente conscientização do consumidor sobre a sustentabilidade”, pondera.
A empresa é pioneira na iniciativa que incentiva a certificação UTZ em cacau e promove a produção sustentável de cacau no mundo por meio da educação e treinamento de produtores e trabalhadores. Desde o início do programa em 2012 já foram certificadas 34 fazendas, mas a meta da Cargill é chegar a 70 fazendas até o fim de 2015. “A certificação UTZ reconhece e bonifica os esforços necessários para implementar e melhorar os processos produtivos na cadeia de cacau. Ao fomentar essas práticas temos bons frutos, tanto na qualidade das amêndoas de cacau como também na qualidade de vida dos produtores, trabalhadores rurais, no meio ambiente e agora no chocolate”, enfatiza Rodrigo Melo, gerente de Originação da Unidade de Negócio Cacau e Chocolate da Cargill no Brasil.
Em 2013, a unidade da Cargill em Porto Ferreira (SP), responsável pela fabricação do chocolate Genuine, tornou-se a segunda planta da empresa no país a receber a Certificação UTZ. Em outubro de 2012, a unidade de processamento de cacau da Cargill em Ilhéus (BA) já havia recebido a certificação. Com essas conquista, a Cargill passou a ser a primeira empresa do país certificada em todas as pontas da cadeia do cacau, da amêndoa ao chocolate. •