Embora represente em torno de 5% do faturamento total da mineira Embaré, a tradicional linha de caramelos de leite é responsável por abrir as portas do laticínio aos principais mercados no exterior. Sexta maior empresa do ramo no país, ela iniciou 2021 com importantes conquistas. Segundo Felipe Antunes, gerente de exportação da Embaré, a companhia retomou os mercados da Índia, Bulgária, Egito e passou a exportar seus caramelos para a Somália, Mauritânia, Argélia e Libéria. Também conquistou a rede de clube de vendas Costco, do Canadá, segunda maior varejista do mundo, com mais de 100 lojas naquele país e 12 milhões de associados, que correspondem a 43% da população. “Estamos em negociações com a rede CVS dos Estados Unidos e com a Costco da Coreia do Sul por meio os nossos distribuidores locais”, completa Antunes.
A empresa encerrou 2020 com avanço acima do esperado e prevê para este ano um crescimento da ordem de 20%, puxado pela expansão da distribuição no país e pela conquista de mais clientes no exterior. Apesar de desafiador para toda a indústria de alimentos, no ano passado sua receita líquida cresceu 37,9% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 1,65 bilhão, repassa Antunes. A previsão, sustenta ele, era avançar de 15% a 20%, mas o resultado superou as expectativas por conta de um incremento nas vendas e da melhoria na gestão de despesas.
O catálogo de exportação da Embaré engloba mais de 40 versões dos caramelos, além de produtos assinados pela marca Camponesa, como leite UHT, creme de leite, leite condensado, doce de leite e bebida láctea. Carro-chefe dos embarques, a linha completa inclui desde os caramelos tradicionais (quadradinhos), recheados, toffees, caramelos premium até as balas mastigáveis.
Para Antunes, o mercado externo é muito receptivo a novidades dentro da categoria. Atenta a isso, a marca busca inovações na formulação, a exemplo do caramelo Fruitfull Splits, com um forte apelo de sabor, acentuado pela mistura de frutas. Outro campeão do portfólio é o Caramelo Sugar Free, que atende público específico como opção indulgente de confeito mas com saudabilidade, completa o gerente.
Atenta às oportunidades de negócio, a Embaré já fechou um calendário de feiras internacionais para este ano, que se iniciou com a participação em fevereiro da companhia na Gulfood Dubai, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Para os próximos meses estão previstos ainda a participação nas feiras Sweets and Snacks, em Chicago (Estados Unidos), no mês de junho; Anuga, em Colônia (Alemanha), no mês de outubro; e Yummex (Emirados Árabes Unidos), em novembro.