As mudanças não param
“Como líder global em alimentos e bebidas cujos produtos são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia, operando uma cadeia agrícola em mais de 60 países, sem dúvida contribuímos para enfrentar os desafios do sistema alimentar moderno, das mudanças climáticas à escassez de recursos, do descarte de embalagens à desigualdade de renda,” discursou Ramon Laguarta, CEO e Chairman da PepsiCo, ao anunciar em setembro o Relatório de Sustentabilidade 2018 da companhia. O documento define o progresso da empresa em direção às suas metas de sustentabilidade e anuncia um novo propósito para essa agenda: ajudar a construir um sistema alimentar ainda mais sustentável. “O compromisso é acelerar o progresso dessa agenda”, assinala o executivo. Os esforços da PepsiCo nesse sentido representam um elemento-chave na visão da empresa de crescimento acelerado e sustentável, conhecida como Vencer com Propósito. Como parte dessa estratégia, a companhia está empenhada em ser melhor, em incorporar ainda mais essa meta em seus negócios e marcas.
O relatório de 2018 destaca o progresso e as metas em seis áreas prioritárias para a construção de um sistema alimentar mais sustentável: agricultura, água, embalagem, produtos, clima e pessoas, elenca Laguarta. Com relação à primeira, ao trabalhar para escolher ingredientes provenientes de cultivos sustentáveis, a PepsiCo está elevando os padrões para o uso eficiente de recursos, consciência ambiental e direitos trabalhistas em fazendas ao redor do mundo. Até o final de 2018, mais da metade das safras usadas pela companhia, como as de batata, milho, aveia e laranja, foi certificada como sustentável. O objetivo é alcançar 100% até o final de 2020.
Rumo ao reciclado
Ao trabalhar para administrar os recursos hídricos ao longo da sua cadeia de valor de maneira mais responsável, a empresa se mostra focada na melhoria da eficiência de água em áreas de cultivo com risco hídrico, em operações de fabricação e em reconstituir 100% da água consumida na fabricação em áreas de alto risco hídrico até 2025. No que diz respeito à embalagem, anunciou recentemente a meta de reduzir em 35% a quantidade de plástico virgem em todo o seu portfólio até 2025. Ela também visa utilizar 25% de conteúdo reciclado nas suas embalagens plásticas até 2025 e 50% de conteúdo reciclado nas suas garrafas plásticas na União Europeia até 2030.
Quanto a produtos, a companhia continua priorizando a redução de açúcares, sódio e gordura saturada, além de expandir o portfólio com inovações e aquisições baseadas em ingredientes nutritivos. Somente nos Estados Unidos, a fabricante tem cerca de 500 opções de bebidas com 100 calorias ou menos por cada 355 ml (12oz.). ■
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