À exemplo do que aconteceu com o setor de candies, o cenário trazido pela pandemia não poupou a Simas. Após desaceleração nos últimos dois anos provocada pela Covid, a empresa entrou em uma nova fase, apostando na retomada dos negócios.
“Para crescer em 2022 estamos aprimorando a experiência com todos os stakeholders estreitando relacionamento com clientes antigos e novos. Também estamos investindo em estratégias de marketing, trade marketing e vendas para fortalecer a marca e continuar expandindo nosso portfólio e participação no mercado”, revela Luiz Eduardo Simas, diretor da empresa.
Para acelerar esse crescimento, a Simas aproveitou o sucesso do Cherry Pop tradicional e lançou a linha de pirulitos Cherry Pop com recheios de caramelo nos sabores de cookies e cream, maçã do amor, napolitano e chocolate com caramelo para atender consumidores que preferem outro recheio mastigável, ao invés de chicle.
Outra aposta é nova linha Cherry Pop Extra com pirulitos de gramatura especial de 20g com sabores que remetem ao verão. O Cherry Pop Extra Summer traz um mix de frutas tropicais com as versões manga, maracujá, morango e melancia com recheio de chicle e uma composição visual que remete a aparência de cada fruta.
Além dessas novidades, a Simas também investiu no lançamento da linha de Pirulitos Original Gourmet Lollipops com 16 sabores de frutas, creme e sobremesas sofisticadas. Líderes mundiais de vendas eles proporcionam ao consumidor uma experiência única com uma sensação que pode durar até uma hora. Entre os sabores diferenciados dessa linha estão algodão doce, maçã caramelada, framboesa azul, sundae, cheesecake de cereja, mirtilos com creme, laranja com creme, torta de morango, banana split, piña colada e doce de leite.
Reconhecia por produzir o único pirulito gourmet do mercado com tecnologia exclusiva e sabores diferenciados, a empresa não deixa de investir no PDV e, para isso, utiliza displays voltados para checkout para estimular a venda por impulso e gerar maior valor agregado para o distribuidor.
Para se manter competitiva no mercado, a Simas investe constantemente em equipamentos e insumos e conta com uma equipe qualificada e treinada para manter a exclusividade dos produtos e atender as demandadas do mercado. “Nosso portfólio é uma imensidão de cores e formatos, com mais de 150 itens. Temos mais de 600 funcionários e nossa capacidade de produção supera 100 toneladas/dia. Só de pirulitos, que são nosso carro-chefe, produzimos 5 milhões de unidades por dia”, conta o executivo.
De olho no consumidor que busca uma alimentação mais saudável, a empresa também investe no desenvolvimento de produtos com ingredientes naturais, orgânicos e funcionais, apesar de considerar esse mercado ainda pequeno, mas irreversível. “Fomos pioneiros na produção de balas diet no Brasil, em projetos específicos de marcas privadas e possuímos esse know-how. Temos em nosso portfólio a Bala de Mel e Gengibre, a Bala Café com formulação e sabor idêntico ao café e balas com aromas naturais de laranja, menta, limão e gengibre, além de outros projetos em desenvolvimento”, revela Simas.
Instalada em Macaíba, no Rio Grande do Norte, a Simas Industrial de Alimentos exibe um portfólio com mais de 150 itens entre pirulitos, balas, chicletes e confeitos drageados. O surgimento da empresa remonta a 1946 quando os irmãos Gadelha Simas viram na dificuldade de um de seus clientes a oportunidade para abrirem o próprio negócio. Eles adquiriram a Fábrica São João como pagamento de uma dívida e iniciaram a produção de balas no município de Ceará Mirim.
A antiga fábrica tinha apenas um tacho de cozimento e uma mesa de mármore para cortar as balas e contava com 10 funcionários. Assim que assumiram o desafio, os irmãos levaram a indústria para Natal, o que contribuiu para o aumento das vendas com os atendimentos aos atacados da região.
Mas foi em 1954 que aconteceu a grande mudança, quando a fábrica, mais capitalizada, migrou para outro local e os processos, que antes eram artesanais, passaram a ser realizados com cozinhadoras, moldadoras e embrulhadoras inglesas e holandesas. Com esses investimentos em inovação a empresa passou a agregar mais sabor e qualidade aos seus produtos.
Anos depois, em meados de 1968, a companhia adquiriu uma nova máquina para fabricação de um produto que foi responsável pela criação da marca: a Pastilha Simas. Nesse período, as balas Mel, Pipper Hortelã e Sambol também tiveram penetração relevante no mercado.
Em 1977 a empresa deu mais um salto com a participação em feiras nacionais e internacionais e criação da marca Sam’s, que significa Simas ao contrário com apóstrofe substituindo o “i”.
Em 2002, logo após a mudança de endereço de Natal para o polo industrial de Macaíba, a indústria aumentou sua capacidade produtiva e ampliou seu mix, crescendo no mercado brasileiro e desembarcando em outros países que ainda não compravam seus produtos.
Nacionalmente, a Simas destaca-se como uma das maiores indústrias de balas e sua marca de pirulitos Cherry Pop é a mais vendida no país. A empresa exporta para mais de 30 países e está presente nas maiores feiras mundiais. ■