Ambiente baixista
A nova safra mundial de açúcar 2019/20 ainda exibe indefinição quanto a dimensões por consequência de influência climática na Ásia e Europa. No Brasil, essa indefinição está associada à predominância mix etanol-açúcar. A boa disponibilidade de produto no curto prazo e um dólar valorizado reforçam um ambiente baixista para os preços, enquanto prevalecem as dúvidas do momento. Por outro lado, níveis relativamente baixos de preços se mostram atrativos para o comprador, ainda que, ao mesmo tempo, inibam as vendas.
O gráfico abaixo mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, em cents/lb e R$/t, tomando como base o 1º vencimento.
A relativa melhora do suporte de preços do mercado externo, a partir da segunda metade de julho, reforçada pela desvalorização do real, não impactou nos preços domésticos – como se verifica no gráfico abaixo – que permaneceram estáveis tomando como base os negócios apurados pelo Índice JOB Economia de preços.
O que se observa na cena doméstica de açúcar é um mercado ainda sem estímulos para compras e também para vendas. Do lado do comprador, uma liquidez um pouco melhor é observada na faixa inferior de preços. Já o vendedor segue na sua postura de não forçar vendas, enquanto utiliza o etanol para cobertura das necessidade de caixa.
O gráfico abaixo apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia e Esalq.
Nos quatro primeiros meses da safra 2019/20, as exportações brasileiras de açúcar apresentaram volume inferior à do mesmo período da safra passada: cerca de 0,54 milhão de toneladas. No caso do etanol ocorreu o contrário: alta de 0,062 bilhão de litros. ■
Ronaldo Lima Santana
é sócio-gerente da JOB Economia e Planejamento
Atuando há 25 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, a JOB Economia tem como objetivo principal um posicionamento correto nas estratégias empresariais, incluindo contribuir para que seus clientes façam um bom trading.
Dentre os produtos do portfólio, o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, busca fornecer informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. Nele constam os fundamentos para as perspectivas de preços de curto prazo para açúcar e etanol no mercado interno do Centro-Sul e Norte-Nordeste; petróleo e açúcar no mercado internacional; e taxa de câmbio.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode auxiliar em uma tomada de decisões.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.