Estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – Abicab ao Instituto Kantar revela que o comportamento do brasileiro teve mudanças relacionadas ao consumo de chocolates. Se antes a categoria era conhecida por um consumo representativo fora do lar (42% em valor), hoje a penetração de 58% nos meses terminados em setembro de 2021 é puxada pelo consumo dentro de casa, responsável por mais de 1,1 bilhão de unidades, representando crescimento de 27% comparado ao mesmo período de 2020 e exibindo aumento de 34% com relação ao faturamento.
Com relação às categorias, Tabletes e Snacks/Candy Bars são os segmentos que lideram o crescimento de chocolates, ambos com 5,9% de variação positiva em unidades, comparado ao período anterior, itens impulsionados pelo consumo in home e pelas promoções. Dentre os tabletes, chocolate ao leite, com biscoito e amargo foram os que tiveram a preferência dos consumidores no período.
Quando analisados os canais de compra, super e hipermercados apresentam papel importante para a categoria e são os responsáveis por acelerar o crescimento de 10,2% na região metropolitana do Sul e 13,6% na região metropolitana de São Paulo.
Ainda observando dados regionais, no curto prazo, a pesquisa revela que a retomada de consumo fora do lar já é uma realidade principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Nordeste, sobretudo entre as classes mais altas. O dado está diretamente ligado ao avanço da vacinação contra a Covid-19 que eleva níveis de confiança dos consumidores.