A produção e a venda de chocolate artesanal já eram – e continuam sendo – a opção de muitos brasileiros para incrementar a renda familiar em tempos de desemprego. Em decorrência da pandemia, eles precisaram se reinventar. E para auxiliar esses empreendedores nesta missão e na busca por ingredientes versáteis, a Harald desenvolveu a linha Friese. “Conta com um portfólio composto por cobertura líquida, mesclas e pós saborizantes, que entregam soluções abrangentes para sorveterias, panificadoras e confeitarias”, sintetiza Fernanda Sequetto, gerente de marketing da empresa controlada do grupo Fuji Oil e referência no fornecimento B2B de coberturas e chocolates.
Segundo o Indicador Nacional de Empresas, do Serasa Experian, o Brasil ganhou no ano passado 3,39 milhões de novas empresas, sendo 12,9% referentes a negócios de alimentação, o equivalente a 437,5 mil operações tocadas principalmente por microempreendedores individuais (MEIs). Para se aproximar desse público em potencial, a Harald reuniu na linha Friese uma combinação de ingredientes que entregam matérias-primas premium e resultam em confeitos e guloseimas de elevada qualidade, sublinha Fernanda.
Com aplicações e usos variados, detalha ela, o portfólio apresenta, por exemplo, mesclas que incorporam pedaços de fruta e líquor de cacau, mantendo uma característica cremosa e macia, perfeita para recheios, cremes, chantilly, merengue, finalização de bolos e tortas, além de recheio de bombom. Já os pós saborizantes intensificam o sabor de sorvetes e podem também ser aplicados em recheios, cremes, caldas, coberturas, chantilly e merengue. A cobertura líquida, por sua vez, acentua o chocolate em aplicações como sorvetes e casquinhas do tipo skimo, com secagem rápida e derretimento em ponto ideal.
Para Fernanda, a linha Friese se situa um degrau acima de produtos similares em termos de qualidade, mas com preços não tão elevados como o desses concorrentes, a maioria importada. “Nosso objetivo é virar um parceiro estratégico e relevante para os empreendedores que se reinventaram nesse momento difícil, e permanecer também ainda mais próximos de sorveterias, padarias e pequenas indústrias”, sinaliza ela.