Mais da metade da população brasileira (54%) mudou os hábitos alimentares durante a pandemia, capta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo pente-fino da entidade, 21% das pessoas aumentaram o consumo de fast-food e 19% passaram a consumir mais itens industrializados. No segmento de saudáveis, algumas categorias sentiram o impacto negativo dessa mudança, caso do segmento de biscoitos.
Dados da Nielsen, mostram que esse filão sofreu retração em torno de 20% em 2020 no varejo nacional. Na mão contrária a esse movimento, a indústria paranaense Jasmine Alimentos fechou o último ano com um crescimento de 33,2% nas vendas de cookies, em comparação a 2019, repassa Thelma Bayoud, gerente de marketing da companhia que é referência em saudáveis. Os dados da Nielsen revelam ainda que, no último mês de 2020, a marca conquistou 32% de share de mercado, confirmando posição de liderança no segmento. “Apesar da queda geral expressiva nas vendas, conseguimos registrar crescimento por atender consumidores que valorizam a alimentação saudável, principalmente em meio à pandemia, quando a manutenção da imunidade é essencial”, argumenta Thelma. Para ela, a Jasmine atingiu em cheio o público que busca opções naturais e ricos em nutrientes, dispensando os ultraprocessados com muito sal, gordura, açúcar, aditivos artificiais e poucos benefícios para a saúde.
No compilado de 2020, considerando todo o portfólio, a marca atingiu 20% de alta nas vendas, graças a parcerias e investimentos em novos itens e segmentos. No último ano, exemplifica Thelma, a empresa introduziu uma linha de snacks saudáveis voltadas para o público infantil, em parceria com o Gloob, canal infantil da TV Globo, inspirado no universo da série Detetives do Prédio Azul.