Radar do consumo

Euromonitor International abre as principais tendências globais para 2021
Alison, da Euromonitor: sinalizações para adaptação de estratégias.

Provedora global de informação de consumo, negócios e análise de mercado, a Euromonitor International compilou no estudo 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 a dinâmica de situações que vai definir o comportamento dos consumidores e influenciar as estratégias empresariais ao longo deste ano. Segundo a analista Alison Angus, head de Lifestyles da consultoria, a pandemia da covid-19 criou, influenciou ou acelerou cada tendência.

Em um trailer do relatório, que pode ser acessado via download no site da companhia, ela revela que, em 2021, os consumidores irão esperar iniciativas orientadas por propósitos que apoiem o tripé da sustentabilidade – pessoas, planeta e lucros. Entre os exemplos, ela insere as expectativas inclusas na tendência Reconstruir Melhor. “Quase 70% dos profissionais esperam que os consumidores se preocupem mais com a sustentabilidade do que antes da covid-19”, pontua.

Desejar a comodidade na locomoção, ocasiões impulsivas e espontâneas e simplicidades da vida pré-pandêmica incluem-se na corrente Desejo por Conveniência. Batizada de Oásis ao Ar Livre, outra tendência captada no estudo refere-se à reconexão com a natureza e à busca de locais ao ar livre para o lazer e socialização segura. “O uso de ferramentas digitais para ficar conectado em casa e facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais podem ser conferidos no tópico Realidade Digital”, observa Alison, completando que, no capítulo Otimizando o Tempo, sobressai o ganho de flexibilidade, programando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo.

Desconfiar da mídia e dos governos, desafiando a desinformação e colocando suas necessidades em primeiro lugar forma a tendência Inquietos e Rebeldes, baseada no fato de que 29% dos consumidores globais estiveram ativamente envolvidos em questões políticas e sociais no último ano.

A tendência Obsessão por Segurança mostra a exigência de serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade. E a reavaliação das prioridades e identidades na busca de uma vida mais plena e uma melhor resiliência mental compõe a corrente Abalados e Reflexivos. “A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo todo em 2020”, assinala a analista. Outra onda no estudo da Euromonitor capta que A Ordem é Pechinchar e remete à cautela na elaboração de orçamentos e aquisição de produtos e serviços de valor agregado e acessíveis.

Encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional, dá forma à tendência Novos Espaços de Trabalho. “Observamos que mais da metade dos consumidores globais tinham, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal”, sublinha Alison. Para ela, a adaptação de estratégias a essas tendências emergentes de consumo capacitará as empresas a enfrentar e superar adversidades inesperadas no presente exercício.

Deixe um comentário

Novos Tempos