Ao longo de 2020, os consumidores latino-americanos devem se apoiar em sabores familiares ligados à saúde, nostalgia e indulgência em todas as categorias de alimentos e bebidas. “Também haverá crescimento contínuo em sabores com funcionalidades adicionais, incentivados pela adoção do movimento “melhor para você” (better for you)”, observa Roberta Viglione, gerente de Marketing deTaste da Kerry na América Latina. Em síntese, estas são algumas das sacadas dessa indústria irlandesa especializada em nutrição e gosto (taste e nutrition), apuradas no estudo Taste Charts 2020 para a América Latina. “Trata-se de um relatório anual da companhia sobre o cenário de alimentos e bebidas, que utiliza desempenho de vendas, tendências do consumidor, influências no foodservice e experiência interna em culinários e mixologia para prever sabores para o ano que inicia”, explica Roberta.
Como expert em sua área de atuação, acrescenta ela, a Kerry busca constantemente descobrir e traduzir experiências de sabor de ingredientes reais. O estudo para a América Latina prevê que 2020 continuará a explorar a autenticidade e os benefícios naturais nos alimentos e bebidas, “mas com uma pitada de desconfiança e outra de indulgência”, assinala a executiva.
Snacks com ervas e especiarias como açafrão, pimentão, alecrim e outras notas de ervas atraem os consumidores preocupados com a saúde. Ingredientes botânicos, incluindo hibisco, gengibre, capim-limão e cardamomo estão sendo incorporados em bebidas, refletindo a demanda do consumidor por funcionalidade e bem-estar. Sabores regionais e opções gourmet como chile ancho, jalapeño, guacamole, mediterrâneo, além de sabores defumados, apresentam um aumento significativo em aplicações salgadas e atraem consumidores que procuram indulgência.
Esse programa da Kerry incorpora a herança de mais de uma década fornecendo à indústria uma visão das previsões para doces, bebidas, snacks e salgados, frisa Roberta. Segundo ela, os consumidores esperam hiper-autenticidade e saúde com experiências de sabor surpreendentes e dignas de comentários. “O apelo dos sabores tradicionais e chaves, como laranja, sal marinho e manteiga, combinados com os sabores emergentes e populares do açafrão-da-índia, churrasco coreano e chile picante do México, certamente vão continuar atraindo os consumidores”, avalia.
A sede por experiências de sabor inesperadas e inspiradas na procedência também vai seguir atraindo o interesse do consumidor em alimentos e bebidas, nota a especialista. Para ela, isso é visível na inovação de bebidas frias e à base de água em que a procedência tem impulsionado os sabores cítricos da nova era, desde perfis cítricos tradicionais até sabores chineses e asiáticos, como limão yuzu, calamansi e clementina. “Além disso, sabores que já são convencionais em determinadas categorias estão surgindo em outras”, assinala
Para a especialista, a categoria de doces (balas, candies, gomas) continua a se misturar com a de bebidas, inspirando os perfis de sabores uma da outra, como os florais, as inspirações alcoólicas e os sabores de sobremesa. •