Aperitivo que faz bem
Em ascensão na cena alimentícia, a oferta de snacks saudáveis ganha musculatura com apostas em variações inusitadas e, até mesmo, gourmet. Especializada no segmento, a Pic-Me inova oferecendo opções como purê de frutas, chips assados, pipocas com nacos de frutas e acaba de adicionar ao seu portfólio os Homus Chips. Desenvolvido em quatro sabores (original, cúrcuma com pimenta preta, tomate e manjericão e ervas finas e azeite) e à base de grão-de-bico, o snack também segue a filosofia clean label da marca, que barra a utilização de ingredientes químicos, conservantes e corantes artificiais, resultando em itens 100% naturais. “Por terem como base uma leguminosa e serem ricos em fibras, os chips oferecem um bom equilíbrio entre carboidrato e proteínas”, assinala , sócio-fundador e CEO da Pic-Me. A ideia, acrescenta ele, é juntar todos esses benefícios, sem deixar a experiência de consumo de lado, com textura crocante e sabores de dar água na boca. Na entrevista a seguir, ele detalha as propostas saudáveis da empresa.
DR – Qual a motivação de ingressar no mercado de snacks?
Burgers – O projeto teve início em 2014, devido à frustração que tínhamos (Thiago Burgers e Pedro Navio, fundadores da Pic-Me) em relação à oferta de snacks saudáveis no Brasil. Contatos constantes com os mercados europeu e americano, com gôndolas repletas de produtos saudáveis e saborosos, acentuavam esse sentimento. No Brasil, além de uma oferta limitada, os produtos em geral eram ruins de sabor. O consumidor precisava abrir mão de prazer para comer um snack saudável, algo que não faz sentido. Além disso, o mercado de produtos naturais era muito promissor. Números de institutos de pesquisa apontavam na época, assim como hoje em dia, que o consumidor está mudando, se tornando cada vez mais crítico e consciente do que come. A leitura de rótulos que no passado não existia, hoje já é um hábito. Produtos cheios de sódio, açúcar e conservantes serão um dia apenas uma lembrança da história da alimentação moderna, assim como foi “normal” fumar dentro de avião ou em estabelecimentos fechados. Visto que a demanda era crescente e a oferta no mercado brasileiro muito limitada, a oportunidade de negócio era óbvia. Junto com isso vem o lado pessoal. Sermos amantes dos esportes e da alimentação saudável claramente influenciou na decisão de tocar o negócio. O futuro será ainda mais promissor. O mercado é bastante imaturo e inexiste a presença de players grandes e dominantes. Existe muito espaço para crescer e se consolidar. Por isso, a Pic-Me busca ofertar produtos de extrema qualidade, 100% clean label e saborosos. Com isso, poderemos ajudar milhões de pessoas a terem uma vida mais saudável.
DR – Em que o menu da Pic-Me se diferencia de seus concorrentes?
Burgers – Oferecemos diferentes opções de snacks prontos para o consumo que, além de seguirem a filosofia clean label em sua formulação, proporcionam uma experiência prazerosa aos consumidores. Todos os nossos produtos são feitos apenas com ingredientes 100% naturais, sem conservantes, corantes ou aditivos químicos e buscamos simplificar ao máximo nossas receitas.
Estamos continuamente pesquisando as melhores práticas globais e o que há de mais novo em termos de alimentos para entregar as melhores soluções para os consumidores. Neste contínuo esforço, chegamos a produtos únicos no mundo, como as recém-lançadas pipocas com pedaços de frutas. Além disso, todas nossas formulações respeitam uma lista de mais de 200 ingredientes que são proibidos por serem químicos ou comprovadamente poderem fazer mal à saúde.
DR – Qual o potencial de consumo desse mercado no país?
Burgers – O mercado natureba brasileiro já e o quinto maior de alimentos saudáveis do mundo. Fatura R$ 27 bilhões e tem um crescimento médio anual (CAGR) de 7%. Se olharmos mais especificamente para os naturais, a taxa de crescimento passa a ser de 20% a 25% ao ano. Os brasileiros são líderes na intenção de colocar saúde e nutrição como prioridade em suas vidas, com 79% versus 66% dos americanos e 55% dos ingleses.
DR – Os produtos foram desenvolvidos com base em alguma linha do exterior?
Burgers – Sempre utilizamos muitas referências dos mercados europeu e norte-americano, especialmente em nossa primeira linha de purê de frutas. Foi a categoria que escolhemos para lançar a Pic-Me no mercado e utilizamos como inspiração algumas marcas internacionais já consolidadas em seus países de atuação. Após esse esforço inicial, seguimos usando referências, mas também demos sequência ao desenvolvimento de produtos inovadores localmente, por meio do trabalho em conjunto com um time de nutricionistas e empresas parceiras.
DR – A empresa fabrica todos os itens que distribui?
Burgers – Atualmente, a Pic-Me opera com co-packers. Existe uma equipe de desenvolvimento de produtos dentro da empresa, que tem a missão de achar no mercado os melhores fornecedores para desenvolver produtos. Cada categoria de produto fica a cargo de uma fábrica especialista no assunto.
DR – Qual a receptividade aos produtos da marca?
Burgers – O carro-chefe é a linha de Purê de Frutas, seguido pelos Chips Assados. Apesar do pouco tempo de mercado, a marca tem ótima aceitação tanto dos varejistas como dos consumidores finais, o que é comprovado pela presença nos principais varejos nacionais e também regionais. Costumávamos brincar internamente que estamos criando uma legião de Pic-Me Lovers. Quem consome ama tanto, que sentimos a necessidade de criar um clube de assinaturas, através do site www.clubepicme.com.br, onde o consumidor assina e recebe mensalmente uma caixa de produtos da marca em sua casa.
DR – Tem planos para lançar mais itens este ano?
Burgers – Até o final de junho já teremos em nossa linha 36 produtos, divididos em oito categorias. No final do ano, teremos mais do que o dobro do número de itens que fechamos 2018 (total de 28) e, para 2019, a ideia é acrescentar mais 20 SKUs (Stock Keeping Unit). Uma inovação da Pic-Me foi a linha de pipocas com pedaços de frutas, disponíveis nas versões com maçã e canela, banana e laranja. São as primeiras do mercado nacional com frutas desidratadas grudadas ao milho, trazendo crocância e um sabor diferenciado ao lanchinho clássico. Outro ponto a favor é que esse item chega às prateleiras com preço sugerido de R$ 6,49. Além dessa novidade, também estamos lançando uma linha de energy bars da marca, em três versões (avelã, cúrcuma e canela; cranberry, amendoim e cacau nibs; banana, amendoim e cacau nibs). O produto terá o preço sugerido de R$ 3,49. Além disso, teremos uma redução no valor dos produtos da linha de chips assados de batata e mandioquinha, indo ao encontro da missão de proporcionar alimentos de alta densidade nutritiva a um número cada vez maior de consumidores.
DR – Como é feita a distribuição?
Burgers – Atuamos com uma distribuição mista, com parte dos clientes sendo atendidos diretamente e outra parte por meio de distribuidores. Com essa malha já conseguimos três key accounts nacionais (Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart) e parte dos clientes-chave regionais. A marca já está presente em 11 estados, com mais de 3 mil clientes ativos, que vão desde atacados até varejos menores, como padarias e lojas de conveniência. Também é possível comprar on-line, por meio do e-commerce OneMarket. Para 2019, os lançamentos devem potencializar o crescimento acelerado da marca.
DR – Como foi o último balanço e qual a previsão para 2019?
Burgers – No ano passado, o crescimento foi acima de 50%. A previsão agora é ter uma taxa de crescimento ainda maior do que o do exercício anterior, apoiada na consolidação da marca no mercado e expansão de opções oferecidas, a exemplo dos novos sabores de chips assados (mandioquinha, batata doce com cebola caramelizada e batata com lemon pepper). Além de novas opções, o processo produtivo também passou por mudanças que garantirão um padrão de qualidade ainda melhor e um preço mais acessível na ponta, que passará de R$ 6,99 para R$ 4,99. Por serem assados ao invés de fritos, os Chips Pic-Me têm até seis vezes menos gordura do que os snacks tradicionais. Além da redução do nível de gordura, esse processo favorece a conservação dos nutrientes, mantem o sabor natural dos ingredientes e não engordura a mão. ■
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