Doce menor
Ainda recente, a iniciativa do setor de alimentos e bebidas de voluntariamente reduzir a quantidade de açúcar, principalmente em linhas de doces e guloseimas, vem ao encontro de uma constatação nas mudanças de hábitos dos brasileiros. Segundo dados apurados pela consultoria Kantar Worldpanel, a população vem mitigando o consumo de açúcar refinado, carne vermelha e refrigerante, substituindo-os por itens considerados mais saudáveis, como açúcar demerara e produtos zero lactose. De acordo com a pesquisa da instituição, 27% dos lares declaram ter feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de frutas, sucos naturais e diminuindo o consumo de carne vermelha, açúcar e refrigerante, por exemplo. Em linha com essa tendência, o estudo revela que 389 mil domicílios deixaram de comprar açúcar refinado no ano passado. Presente em 51,8% dos lares, o produto teve queda de 0,4% em volume e 19% em valor na comparação com 2017. Por outro lado, a versão demerara, menos refinada e sem aditivo químico, saltou de 6,9% para 10,6% de penetração no mesmo período, ou seja, ganhou mais de 2 milhões de domicílios compradores em 2018. Volume e valor também se destacaram positivamente, com alta de, respectivamente, 50,4% e 44,8%. Ainda com forte presença no país, as carnes também foram impactadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Todas – bovina, frango e suína – apresentaram queda de volume em 2018 na comparação com o ano anterior. No entanto, dos lares que declaram ter feito mudanças nos hábitos alimentares, 50% dizem ter diminuído o consumo das carnes vermelhas. Presente nos lares de 97% da população, os refrigerantes também viram o número de compradores cair de 2017 para 2018: 222 mil domicílios deixaram de colocar a bebida na despensa. O mesmo ocorreu com o leite UHT, que perdeu 611 mil lares no período. Por outro lado, produtos zero lactose começam a ganhar força. De acordo com a pesquisa, 20% das famílias já compraram algum produto zero lactose. A categoria de leites sem lactose, por exemplo, cresceu 7,9% em volume e 12,6% em valor. Observa-se que já há algum tempo a saudabilidade tem sido um fator importante na hora das compras, em todo o mundo e também no Brasil, impulsionando desenvolvimentos em diversas categorias de produtos, como mostra a reportagem de capa da presente edição. O movimento agora ganha mais força, com o ingresso de itens como o açúcar demerara e zero lactose na lista de compras. ■
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