Desbravadora da industrialização de candies no Sul do país, a Florestal Alimentos anunciou no início de setembro a aquisição da Chocolates Planalto, tradicional fabricante de bombons e confeitos da Serra Gaúcha. Fabricante número um de pirulitos planos na América Latina, a Florestal conta com distribuição nacional e exporta linhas de balas, gomas de mascar, pirulitos e marshmallows para mais de 80 países dos cinco continentes, reporta Adriano Orso, gerente de marketing da companhia, acrescentando que, com essa aquisição, a empresa retorna ao segmento de chocolates, ampliando sua oferta de guloseimas, agora orientada a produtos premium de fabricação artesanal. “A Florestal também soma toda a sua experiência e tradição de mais de 80 anos na elaboração, fabricação e comercialização de doces que compõem uma linha de 420 itens, a uma indústria de chocolates que tem como referência a qualidade dos seus produtos”, assinala Orso.
Como trabalho inicial, a empresa pretende desenvolver uma rede de franquias, abrindo oportunidade de negócio a investidores, além de, paralelamente, expandir a distribuição dos chocolates da Planalto pelo país. A ideia, repassa o gerente, é consolidar a marca e permitir a clientes e consumidores do portólio da Florestal conhecerem os chocolates produzidos na Serra Gaúcha.
Fundada em 1977 pelo casal Adail e Liria Bertolucci, a Chocolates Planalto nasceu com o propósito de produzir em escala semi-industrial linhas de bombons e confeitos que consolidaram as cidades gaúchas de Gramado e Canela como produtoras de chocolate artesanal. A empresa atribuiu seu nome à localização na cidade de Gramado: o bairro Planalto. “Coincidentemente, Florestal também é o nome do bairro onde nossa indústria de candies iniciou suas atividades, no município de Lajeado (RS), no Vale do Taquari”, observa Orso. Ele completa que a partir de receitas antigas, aprimoradas na Serra Gaúcha ao longo do tempo, a marca passou a contar com uma ampla linha de produtos, entre os quais sobressaem tabletes, bombons, drágeas e trufas, além de versões exclusivas que são desenvolvidas constantemente.