Com sua multifacetada variedade em exibição, abrangendo de chocolates e candies a confeitos, biscoitos e snacks, a ISM – feira internacional de confectionery da cidade de Colônia (Alemanha) – engloba o universo do consumo indulgente em todas as suas facetas. Considerando o elevado índice de internacionalização em termos de participação (1.656 expositores de 73 países e 37.500 visitantes de 144 países, em 2018), o evento confirma a posição de número um do setor ano após ano, abrindo em primeira mão as tendências do presente e do futuro, além de renovar as perspectivas e contatos de negócios. “Tudo isso e muito mais estão previstos novamente para a edição de 2019”, anuncia Katharina Hamma, COO (Chief Operating Officer) da Koelnmesse*, líder internacional na organização de feiras e eventos na área de alimentos e bebidas, que assina a mostra há 48 anos. Além de ocupar a atual posição, a executiva assumiu, nos últimos seis meses, a competência operacional de tecnologia de alimentos e bebidas, que envolve a mostra paralela ProSweets. Na entrevista a seguir, ela detalha o que se espera dos expositores e visitantes na próxima edição dos dois eventos, previstos para 27 a 30 de janeiro de 2019.
DR – A contagem regressiva para a ISM 2019 e a ProSweets foi ativada. Qual é o status de registro atual e quais suas expectativas em termos dos expositores?
Katharina – Estamos muito satisfeitos, pois seis meses antes da abertura da feira o índice acima de 90% do espaço de exposição do ano passado já está ocupado. Mais uma vez temos um leque internacional forte de participantes, composto de aproximadamente 1.700 expositores de cerca de 70 países, que vão se apresentar em Colônia com inúmeros produtos novos. Vários líderes de mercado já se registraram como expositores para a próxima feira, inclusive, por exemplo, o United Confectioners, da Rússia; Barcel e Canel’s, do México; Baronie, da Bélgica; Ricola, da Suíça bem como a Lambertz, Griesson – de Beukelaer, Krüger e Katjes, da Alemanha. Portanto, os sinais estão muito bons e estamos antecipando ainda mais crescimento. A ProSweets Cologne – feira de fornecedores internacionais da indústria de confectionery – novamente será realizada em paralelo à ISM. Juntos os dois eventos cobrem uma cadeia de valor completa de produção e venda de confeitos, ao mesmo tempo e no mesmo lugar, fomentando uma constelação mundial única.
DR – Quais aspectos novos os expositores e visitantes podem esperar para 2019?
Katharina – A feira tem constantemente desenvolvido ainda mais seu alinhamento ao longo dos últimos anos. Existem várias inovações também nesta edição. Além dos sete pavilhões que acomodam a feira até agora, em 2019 ela vai se estender ao pavilhão 3.1, bem ao lado da entrada Sul. Dessa forma, o espaço de exposição aumenta em mais 8.500 metros quadrados, totalizando 120.000 metros quadrados. Ao longo dessa expansão oferecemos aos expositores que vêm pela primeira vez e organizadores de grupo mais opções atraentes de posicionamento. Além disso, teremos uma praça com produção e degustação de doces ao vivo como ponto central de contato no pavilhão novo. Essa estrutura aberta vai fornecer uma visão geral mais clara, facilitando um melhor fluxo e acesso aos salões adjacentes da exposição. O pavilhão 5.2 também será incrementado e será ainda mais interessante tematicamente para os visitantes. Nosso lema aqui é mais visibilidade para segmentos importantes, bem como rotas otimizadas. Dessa forma, além do fórum Cologne Coffee e a seção New Snacks ao lado da entrada, os visitantes agora também podem encontrar o Expert Stage (palco de especialistas), com inúmeras palestras interessantes e uma praça de alimentação com lanches saudáveis. E aqueles que quiserem relaxar um pouco, podem passar um tempo na praça criada recentemente, que oferecerá opções de assentos e uma área de serviço alimentar.
DR – Já é possível revelar quais expositores famosos se registraram no novo pavilhão?
Katharina – Estamos muito contentes em anunciar o retorno da Cloetta Holland BV. Com sua linha de produtos variando de torrone, balas de goma de frutas, balas de goma de vinho até caramelos, chicles e nozes, a Cloetta é um dos fabricantes líderes nos Países Baixos e Escandinávia. Além disso, estamos ansiosos para dar as boas-vindas à Crown Confectionery Co., Ltd. e à Haitai Confectionery and Foods Co., Ltd., líderes de mercado da Coréia do Sul, já confirmados no novo pavilhão. Também conseguimos convencer a Jalux Inc., do Japão, a participar da ISM e ela reservou 150 metros quadrados para o seu portfólio de bombons de creme, arroz trufado, pipoca, salgadinhos de batata e de arroz. Por último, porém não menos importante, a Roshen Confectionery Corporation, da Ucrânia, aproveitou a oportunidade do pavilhão novo e expandiu seu espaço de 40 para 103 metros quadrados comparado com 2018. Além disso, com um pavilhão do Canadá, a América do Norte é representada de maneira mais acentuada na feira novamente desde 2014. O organizador do grupo é a Associação Canadense de Exportadores de Alimentos (CFEA), de Toronto, que entre outros está trazendo expositores como a fabricante de balas e bombons premium Big Sky Brands Inc. e a Give & Go Prepared Foods Corp, grife de panificados de alta qualidade.
DR – Quais tendências e temas são esperados para a próxima ISM?
Katharina – Como feira líder mundial do setor de guloseimas e snacks, a ISM cobre todo o cardápio da indústria e oferece propostas adequadas a cada visitante. Embora não seja puramente uma feira de produtos, seu objetivo principal é descrever as tendências e temas atuais do setor. Pode ser do âmbito vegetariano e vegano, sem glúten e sem lactose, com redução de açúcar e gordura, de receitas tradicionais ou novas interpretações, sempre vai existir alguma coisa para todas as necessidades. O evento especial “Vitrine de Produtos Novos” (New Product Showcase ), por exemplo, irá fornecer uma visão geral das melhores inovações da ISM 2019. Contudo, a mostra não vai se limitar a apresentar novos sabores ou tendências alimentares gerais, mas também as correntes de embalagens e marketing da indústria e comércio. Por exemplo, ofertas para viagem, itens empacotados de maneira individual e compacta ainda são um grande sucesso de vendas. Como hoje em dia os consumidores têm cada vez menos tempo, considerando o trajeto entre a casa e o trabalho, atividades de lazer e de trabalho; além da infinidade de doces, lanches saborosos estão em alta demanda nesse segmento. Os visitantes poderão encontrar uma oferta concentrada em tais itens na “Área Nova de Lanches” (New Snacks Area ), no pavilhão 5.2.
DR – Existem oportunidades de exposição para empresas novas que gostariam de entrar no setor?
Katharina – Além de apresentar ideias novas orientadas para o futuro do setor, oferecemos às startups criadas nos últimos cinco anos uma opção de apresentação na “área de startups” (Startup Area). Além de expor em um estande de quatro metros quadrados, essas empresas poderão participar de uma “sessão de encontros rápidos” (speed-dating session) ou se apresentar em um discurso de startup no palco de tendências (Trend Stage). Novatos na ISM poderão apresentar seu portfólio para um público maior na “área de novatos” (Newcomer Area) e intensificar seus contatos dentro da indústria.
DR – O que pode adiantar sobre a participação de empresas de confectionery da América do Sul e, especialmente, das brasileiras na ISM 2019?
Katharina – A América do Sul é um mercado importante e a ISM é regularmente prestigiada tanto pela presença de expositores individuais como de pavilhões de países da região. As participações mais importantes vêm da Argentina, do Brasil, do Equador, da Guatemala e da Colômbia. Notamos um desenvolvimento positivo nos últimos anos por meio de expansões de áreas contínuas. Para a ISM 2019, áreas maiores foram solicitadas novamente. O Brasil, por sua vez, detém a maior participação entre os países da América do Sul, com expositores já bastante conhecidos como Docile ou Florestal Alimentos. Outras companhias como Berbau, Dori Alimentos, Chocolates Garoto, Harald, Marilan, Neugebauer, Peccin, Riclan e Simas usam as áreas de apresentação em conjunto dos pavilhões de países e já confirmaram presença na próxima ISM. •
(*) Koelnmesse é um líder internacional na organização de feiras e eventos na área de alimentos e bebidas com relação ao processamento de alimentos e bebidas. Feiras como Anuga, ISM e Anuga FoodTec estão estabelecidas como líderes mundiais. A Koelnmesse não apenas organiza feiras de alimentos em Colônia, Alemanha, mas também em outros mercados de crescimento ao redor do mundo, por exemplo, no Brasil, China, Colômbia, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes, que possuem focos e conteúdos diferentes. Essas atividades globais permitem oferecer aos clientes uma rede de eventos, que por sua vez dão acesso a mercados diferentes e, dessa forma, criam uma base para negócios internacionais sustentáveis e estáveis. Mais informações disponíveis acessando: www.global-competence.net/food/