Consumo (des)ligado
A compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais passará por forte crescimento nos próximos anos, indica o estudo Tetra Pak Index, recém-saído do forno. No mundo, esse modelo movimenta atualmente US$ 44,5 bilhões, com projeção de crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas pela web registram US$ 75 milhões, com participação de 0,2%, comparado aos demais canais. A expectativa é que o online avance 6,5% no país nos próximos cinco anos, estima Alexandre Carvalho, diretor de serviços de marketing global da Tetra Pak e responsável pelo levantamento. Em sua 11ª edição, ele foi feito com base em pesquisas realizadas pela Tetra Pak e estudos encomendados às consultorias Euromonitor International, Frost & Sullivan, PlanetRetail e Toluna. Na entrevista a seguir, o executivo detalha mais revelações da pesquisa.
DR – Quais as perspectivas de avanço do canal online para alimentos e bebidas?
Carvalho – No cenário apresentado, o Brasil é classificado como um país ainda resistente ao supermercado online. Localmente, a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais, com participação de 37,3%, e nos canais modernos (supermercados, hipermercados), com fatia de 51,8%. Isso não significa que o online não irá avançar no Brasil ou que o país seja menos atraente para esse modelo de negócio. O que identificamos é a tendência para uma atuação omnichannel, em que varejistas atuando em lojas físicas irão fortalecer a sua presença no ambiente digital, ao mesmo tempo em que marcas com forte presença online irão expandir operações para lojas físicas.
DR – Como fica o consumidor nesse cenário?
Carvalho – Ele pode testar novas experiências e modelos de negócio. Por exemplo, uma possibilidade será a compra de produtos em plataformas online para posterior retirada em lojas físicas, podendo escolher a loja mais próxima ou conveniente. O modelo tem grande potencial especialmente diante da geração millennium, habituada a intercalar interações em ambos os canais. Em outras palavras, a fusão do mundo físico com o digital abrirá caminho para aliar praticidade e conveniência à experiência de compra. O consumidor atual está em todo lugar e os varejistas também precisarão estar.
DR – Como isso será feito?
Carvalho – Varejistas online têm pedido códigos de identificação compatíveis com as tecnologias utilizadas em seus depósitos e centros de distribuição (CDs), uma vez que isso é entendido como a chave para o sucesso no comércio eletrônico. Os dados e a rastreabilidade de toda a cadeia os ajudam a navegar por uma logística complexa e a melhorar a sua eficiência, aproximando-os da entrega de pedidos em tempo real.
DR – É nesse contexto que entram as embalagens inteligentes?
Carvalho – Diante dos avanços do supermercado online em diferentes regiões do mundo, a Tetra Pak projeta que as embalagens terão papel cada vez mais importante em resposta às tendências que estão moldando o setor. A expansão do supermercado online representa uma grande oportunidade para as marcas. Assim, a embalagem inteligente será uma ferramenta importante ao ajudar a promover uma maior transparência e eficiência na cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de interação e comunicação com o consumidor.
DR – O que é uma embalagem inteligente?
Carvalho – As embalagens inteligentes são baseadas em códigos digitais únicos permitindo que cada produto receba um identificador próprio. Esses códigos podem ser lidos por dispositivos de escaneamento de dados ou por smartphones comuns, dando acesso a uma imensa quantidade de informações e abrindo todos os tipos de possibilidades. Desde 2016, a Tetra Pak tem investido em testes e no desenvolvimento de códigos únicos para embalagens inteligentes. Na Europa, alguns dos clientes da marca já estão implementando com sucesso a inovação.
O novo formato cria espaço para um canal interativo e individual de comunicação em tempo real entre as marcas e os consumidores, oferecendo detalhes sobre o fornecimento de matérias-primas, fatos nutricionais, bem como entretenimento, promoções e informações ambientais. •
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