Diante do enfraquecimento do mercado de confeitos tradicionais, com os consumidores trocando itens açucarados por guloseimas mais saudáveis, conforme reportagem especial desta edição, empresas globais de alimentos estão tentando diversificar a oferta. Além da Hershey, que já incursiona por pipoca e batata frita, a Mars anunciou em novembro passado que vai comprar uma participação na empresa de lanches saudáveis Kind. Devido à queda da receita e ao foco em produtos como café e água, a Nestlé decidiu vender sua unidade de confeitaria nos Estados Unidos. O caso da Hershey é o mais emblemático. A potência chocolateira comprou por quase US$ 1 bilhão a Amplify Snack Brands, que também vende barras de proteína, transformando-se em exemplo de como a indústria está se ramificando para enfrentar a queda na demanda por itens açucarados. A corporação Conagra, por sua vez, adquiriu a Angie’s Boomchickapop por US$ 250 milhões e a Kellogg assumiu, por US$ 600 milhões, a Chicago Bar Company, que produz as barras de proteina Rxbar.
No início do ano, a Campbell Soup, que já havia incorporado a fabricante de produtos orgânicos Pacific Foods, arrematou também a Synder’s-Lance, fabricante de pretzels, por US$ 4,9 bilhões. Em maio, a Pepsico chegou a um acordo definitivo para adquirir a empresa norte-americana Bare Foods, especializada na produção de lanches feitos com frutas e vegetais assados. O valor da aquisição foi mantido em sigilo pela companhia. Mas em comunicado, a empresa disse que a aquisição faz parte dos esforços para oferecer produtos mais nutritivos, além de reduzir a quantidade de açúcares, sal e gordura nas linhas já existentes. A Bare Snacks foi fundada em 2001, por uma fazenda de maçãs orgânicas, de propriedade familiar em Washington (EUA), que começou a vender chips de maçã embalados em mercados locais e expandiu a atuação para lanches à base de maçã, banana e coco. Recentemente, passou a fabricar também chips de vegetais. Os alimentos são assados, em vez de fritos e não possuem ingredientes transgênicos. Depois de adquirir a fabricante de alimentos brasileira Mãe Terra, em novembro passado, a Unilever comprou 75% do capital social da italiana Equilibra, que fabrica produtos de cuidados pessoais e suplementos alimentares naturais. O valor da transação não foi informado. Fundada em 1987 por Franco Bianco, a Equilibra utiliza ingredientes à base de plantas com benefícios funcionais como aloe vera, carité, argan e amêndoa.