Megabalcão internacional
Prevista para o período de 28 a 31 de janeiro próximo, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos, maior vitrine global do setor de confeitos (confectionery), emplaca a sua 48.ª edição com a expectativa de deixar visitantes e expositores de boca aberta, mais uma vez. Montada na cidade de Colônia (Alemanha), a mostra exibe em primeira mão as novidades extraídas de incubadoras que expressam a formação ou a consolidação das tendências na cena doceira global. Com organização atenta a preservar a tradição de marcas do mundo todo nesse megabalcão de negócios do setor, a ISM também sinaliza os rumos da indústria incorporando correntes da moda, design e gastronomia, além das inovações da indústria nos vários segmentos.
Além dos destaques que seguramente serão conferidos em estandes de diversas nacionalidades, deve sobressair também nesta montagem a incorporação de correntes migradas de outras categorias de alimentos, como linhas “livre de” ou guloseimas formuladas com ingredientes crus naturais e grãos antigos, tudo sob o guarda-chuva da saúde e bem-estar em chocolates, balas, gomas de mascar, biscoitos e snacks. Mais disseminadas entre empresas aglutinadas em pavilhões ou ilhas destinados a startups, tarjas de organic food, 100% natural, gluten-free, veggie (vegetariano ou vegano) e low lactose (baixo teor de lactose) tendem mais uma vez a dominar as estampas das embalagens de confeitos.
Mesmo com a racionalização de espaço promovida nos seis pavilhões ocupados (total de 110 mil metros quadrados) na última edição, a ISM exibiu seu número regular de empresas participantes, com um total de 1.649 exibidores – sendo 236 da Alemanha e 19 do Brasil. Para este ano, é esperado o mesmo número de empresas participantes, que devem recepcionar mais de 38 mil visitantes de cerca de 140 países. Entre as inovações adotadas no âmbito da organização, prevalece a montagem em sistema de ilhas para acomodar startups e pequenas empresas em espaços modulares menores que os de estandes convencionais. Eventos especiais, como o espaço para novos produtos (New Product Showcase) e a área de empresas estreantes (Newcomer Area), devem novamente mobilizar a atenção do público.
Sweet Brasil
Com 11 empresas integrantes do projeto Sweet Brasil, o país segue para mais uma participação, com a expectativa de encorpar os embarques de chocolates e candies nacionais, hoje exportados para cerca de 130 países. O projeto Sweet Brasil entrou em cena em 1998 e engloba as ações do plano setorial integrado celebrado entre a Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para ampliar as exportações do setor de confectionery. Para isso, informa a Abicab, ele é estruturado nos pilares da competitividade, inteligência comercial e competitiva; e marketing internacional.
Ações de qualificação e preparação para que as empresas obtenham melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo projeto, bem como parcerias e esforços de mobilização de organismos públicos e privados para auxiliá-las a exercerem todo o potencial, concentram-se no primeiro pilar. A inteligência comercial e competitiva se relaciona aos esforços de levantamento, tratamento, análise e divulgação de informações relevantes e estratégicas para as empresas e à condução do projeto. E o marketing internacional inclui as atividades de promoção de negócios e construção e desenvolvimento de imagem no campo exterior, tais como feiras internacionais, rodadas de negócio e atividades na área de comunicação.
Diversas ações são implementadas pelo projeto com o objetivo de propiciar oportunidades comerciais, incentivar e preparar as indústrias instaladas no país para a exportação. Dentre essas ações, ganha destaque a participação em feiras como a ISM. Nesta montagem, seguem para a Alemanha as empresas Garoto, Dori, Embaré, Harald, Berbau, Montevérgine, Peccin, Jazam, Riclan, Simas e Neugebauer.
Sweet Brasil é ainda a marca internacional da indústria brasileira de chocolates, balas, amendoim e derivados, que simboliza a modernidade da indústria brasileira, expressa na inovação, tecnologia, qualidade, variedade e, de modo especial, na emoção que acompanha cada lançamento. ■
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