Rede atacadista paulista, a Spani cortou em julho a fita inaugural de sua loja na Vila Prudente, a 15ª no Estado de São Paulo e segunda na Capital. Bandeira do Grupo Zaragosa, ela conta com 17 unidades espalhadas pelo interior do estado, nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Alto Tietê, Bragantina e também na zona sul fluminense no estado do Rio de Janeiro. Para atender toda a demanda, a rede conta com um Centro de Distribuição (CD), localizado em Taubaté (SP), com 30 mil metros quadrados de área de armazenagem, com 15 docas de recebimento e 54, de expedição. “A empresa vivencia uma fase de crescimento sólido e, por isso, estamos expandindo para a capital e todo o Estado, oferecendo sempre o melhor preço e as melhores oportunidades para o varejo e a população”, assinala Cléber Gomez, diretor presidente do Grupo Zaragoza, esclarecendo que essa segunda unidade foi aberta em prazo de apenas um mês, após a estreia na capital paulista, com a unidade da Vila Formosa.
O grupo investiu cerca de R$ 14 milhões na nova unidade, gerando mais de 160 empregos diretos, contabiliza Flávio Almeida, diretor comercial da Spani Atacadista. Com quase 2 mil metros de área de venda, a loja ocupa um terreno de aproximadamente 4 mil metros quadrados e está instalada na rua do Orfanato, no coração de um dos maiores bairros da zona Leste.
Além disso, a unidade tem estacionamento para 91 veículos e irá oferecer mais de 10 mil produtos dos setores de açougue, bebidas, frios, laticínios, hortifrútis, importados e mercearia doce e salgada, além de itens de higiene e limpeza. “Todo o êxito da operação da Spani Atacadista pode ser creditado ao estoque garantido, ofertas exclusivas para os mais variados públicos, atendimento por televendas e o desenvolvimento de campanhas nas regiões em que atua”, destaca Almeida. Ele completa que a unidade inaugurada em junho na Vila Formosa, também na zona Leste, alcança mais de 2.400 metros de área de venda. “E a de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, é ainda maior, com área superior a 2.500 metros quadrados”, frisa.
Expansão contínua
Com investimento de mais R$ 14 milhões, a rede Spani Atacadista chegou no início de agosto à cidade de Americana (SP). A inauguração da unidade, com mais de 2.300 metros quadrados de área de venda, gerou 160 empregos diretos. Com 19 checkouts e 183 vagas de estacionamento, a loja ocupa uma área total em torno de 4.700 metros quadrados e marcou a abertura da 17ª loja da rede. Ela irá oferecer mais de 10 mil produtos dos setores de açougue, bebidas, frios, laticínios, hortifrútis, importados, mercearia doce e salgada e, higiene e limpeza.
Segundo Flávio Almeida, diretor comercial do atacado, a Spani inaugura até o final de 2017 lojas em mais sete praças: no bairro do Butantã na capital; em Mauá e Itaquaquecetura, na Grande São Paulo; e Marília, Bauru, Bragança Paulista e Indaiatuba no interior do estado. Para concretizar essa expansão, a empresa provisionou cerca de R$ 200 milhões. “Para este ano a meta é saltar dos R$ 1,9 bilhão faturados em 2016 para mais de R$ 2,5 bilhões. Já para 2018, pretendemos atingir um faturamento na casa dos R$ 3,7 bilhões”, orça o executivo.
Candies em alta
O executivo avalia que o segmento de bonbonnière é um dos mais importantes para as operações da Spani, exercendo grande poder de atração para o pequeno varejo. Com isso, se insere entre as áreas de maior avanço no giro geral da rede. “As vendas de chocolates, candies, snacks e biscoitos contribuem com peso para os negócios e hoje representam algo próximo a 10% das nossas vendas”, dimensiona o executivo. Para ele, nos últimos dois anos, o movimento nesse reduto se mantém na ascendente, com crescimento levemente superior à média da empresa. “Na atualidade é uma das alas que vêm impulsionando o nosso resultado”, sublinha. Com um mix de mais de mil itens na mercearia doce, Almeida aponta as linhas de chocolates e biscoitos entre as categorias-chave em vendas. Na ativa desde 2003, o Grupo Zaragoza mantém um efetivo de 3.700 funcionários e registrou crescimento de 19,5% em seu último balanço, crava Almeida. “Estamos entre as 20 maiores redes do país”, grifa. A companhia mantém como estratégia de atuação forte parceria com fornecedores. “Essa determinação, aliada à prestação de serviços e sistema logístico eficiente, coloca a Spani entre as principais empresas do setor atacadista brasileiro”, sublinha o diretor. Ele grifa que o objetivo maior é atender o pequeno e o médio varejo pelo sistema de autosserviço e, na cena atual, vem operando com cadastro ativo de mais de 15.000 varejistas, com política de preços diferenciada e prestação de serviços exclusivos. “Abrimos mais de 300 ofertas semanais, valorizando esse público que é o grande foco da divisão”, considera.
Em todas as lojas da Spani Atacadista, complementa Almeida, os clientes encontram mais de 10 mil itens garantidos por estoque de segurança, embalagens apropriadas, prazos de pagamento flexíveis e outros diferenciais de atendimento. As unidades, emenda, também oferecem serviços de televendas e vendas diretas, além de vantagens exclusivas para os clientes através de cartão de crédito de bandeira própria, que proporciona descontos e melhores condições de pagamento e prazos. “Pretendemos continuar desenvolvendo as categorias de confectionery, pois acreditamos que as vendas devem crescer muito mais, além de assumir um papel relevante tanto para os fornecedores como para os pequenos varejistas, sendo realmente um elo dessa cadeia e referência para o mercado”, conclui o dirigente. •