As famílias aplaudem
Embalagens de alimentos e bebidas, confeitos inclusos, são agora obrigadas a trazer informações sobre a presença de substâncias que possam causar alergias. Aprovada em junho do ano passado, uma resolução (RDC 26/2015) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a vigorar a partir do dia 3 de julho, obrigando as indústrias a informarem nos rótulos a presença dos principais ingredientes que levam a alergias alimentares. Segundo a Anvisa, a indústria teve prazo de um ano para se adequar à norma.
Pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir aplaudiram a iniciativa. Em 2014, um grupo de famílias criou a campanha Põe no Rótulo, para dar visibilidade à essa questão. Cecília Cury, uma das coordenadoras do movimento, informa que a norma atende à necessidade dessas famílias e foi amplamente discutida pela sociedade. “Agora, o consumidor vai ter a informação disponível o tempo todo no rótulo”, comemorou.
No Brasil, estima-se que de 6% a 8% das crianças com menos de 6 anos de idade sofram de algum tipo de alergia. Na maior parte dos casos, a única forma de evitar o surgimento de sintomas é evitar o consumo dos alimentos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.