As temperaturas sempre pelando da região nordeste são um desafio arretado para a distribuição de chocolates. Em muitos pontos de venda (PDVs), o calor excessivo pode alterar o aspecto do produto. Para solucionar esse problema, a Mondelez Brasil, dona das marcas Lacta, Bis e Sonho de Valsa, investiu em um projeto que, além de propiciar uma melhor experiência de compra para o consumidor, será capaz de alavancar o mercado de chocolates em regiões muito quentes. Trata-se do desenvolvimento da GeLacta, uma minigeladeira que está sendo distribuída nos estabelecimentos do pequeno varejo de capitais como Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).
O equipamento já chegou a 280 estabelecimentos das regiões metropolitanas de Fortaleza e Maceió e está previsto para chegar a Natal e Recife nos próximos meses, informa Paula Siqueira, gerente de trade marketing para as regiões norte e nordeste. Os primeiros resultados já superam as expectativas. “Em um cenário de alta competitividade na categoria, o varejista está vendo a diferença que o equipamento faz no negócio dele”, afirma a gerente.
Embora essas regiões acomodem aproximadamente 30% da população nacional, o consumo de chocolates nas localidades alcança apenas 13% do total do Brasil, captam dados da Nielsen (2015). Projeto piloto irá distribuir mil geladeiras entre as quatro cidades, sem qualquer custo para o varejista, além da compra do sortimento necessário para seu abastecimento. Além disso, o consumo de energia da GeLacta é considerado baixo (em torno de 20kw/mês) e equivalente a um ventilador pequeno de mesa. Ao atingir a temperatura ideal, o refrigerador reduz a temperatura de acordo com o ambiente, poupando o gasto de energia.