Em um cenário que prima por originalidade e inovação, os fabricantes de chocolate buscam freneticamente por algo que acrescente aquele toque de diferenciação. Para ajudá-los nesse desafio, a Duas Rodas desenvolveu a linha Chocolates Collection. Trata-se de uma coleção de aromas lipossolúveis, voltados à produção de chocolates com sabores diferenciados, sintetiza Breda Peres, especialista de produtos da indústria gaúcha de insumos. “A linha reúne 19 perfis aromáticos idênticos às suas inspirações naturais, incluindo sobremesas e doces apreciados pelos brasileiros, como tiramisu, creme brulèe, torta de limão, pão de mel, trufas, doce de leite e caramelo”, frisa ela. O portfólio completo, acrescenta a especialista, conta ainda com outros sabores consagrados pelo gosto popular, como coco, brigadeiro, cappuccino, laranja, avelã, nozes, tutti-frutti, pimenta, frutas vermelhas, cereja, morango e menta.
O pontapé para o desenvolvimento da coleção partiu do próprio mercado, relata Breda. Através de um levantamento junto a empresas de chocolates que buscam inovar os sabores, a Duas Rodas desenvolveu um mapa de tendências. O estudo mostrou, por exemplo, que no mercado europeu esse movimento de resgatar sabores de sobremesas continua bastante forte e bem sucedido. “A indústria brasileira já vem incorporando novidades que chamam a atenção do consumidor. Antes, ao comprar um chocolate, a questão mais importante considerada por esse consumidor era o preço, hoje o sabor é um fator que se sobrepõe”, pondera a executiva.
Segundo pesquisa recente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), para 38% dos consumidores o sabor é aquilo que mais importa quando se trata do consumo de chocolates, seguido de outros fatores como consistência (19%), cheiro (14%), saúde/nutrição (12%) e qualidade (8%). A questão do preço aparece como mais relevante para apenas 5% do público consultado. “A aplicação desses aromas dará às marcas a oportunidade de gerar produtos diferenciados, mais elaborados, que proporcionarão uma experiência de consumo inovadora, pois ao comprar um chocolate em busca de um momento de prazer, a sensação que essa degustação despertará no consumidor irá muito além do chocolate”, argumenta a gerente da Duas Rodas.