Fome de transformar

Cargill incrementa presença em cidades com edital de apoio a projetos sustentáveis
Valéria maior conscientização sobre produção sustentável e estilos de vida saudáveis.
Valéria maior conscientização sobre produção sustentável e estilos de vida saudáveis.
Valéria maior conscientização sobre produção sustentável e estilos de vida saudáveis.

Com a missão de promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor, a Cargill, blue chip do agronegócio global, está selecionando projetos sociais que, através de sua fundação, irão receber apoio ao longo do próximo ano. Em outubro, a Fundação Cargill publicou edital para a escolha de 12 dessas iniciativas, sendo que cada uma poderá receber investimento direto no valor de até R$ 100 mil, orça Valéria Militelli, presidente da entidade. Nesse processo, complementa ela, poderão se inscrever organizações não governamentais e sem fins lucrativos instaladas nos 23 municípios onde a companhia atua, seja através de unidades de negócios, complexos agroindustriais, plantas fabris, centros de distribuição e escritórios de representação. “Investir nesses projetos é uma forma de contribuir e ampliar a conscientização sobre questões relativas à alimentação com enfoque na produção sustentável e estilos de vida saudáveis. Vivemos uma contradição gigantesca em nosso mundo, onde toneladas de alimentos são desperdiçadas enquanto existem milhares de crianças subnutridas”, assinala a presidente da Fundação Cargill.

Os projetos, detalha ela, serão alinhados à missão da fundação, nas categorias de produção no campo; combate e prevenção à má nutrição; combate e prevenção à obesidade; e capacitação de profissionais da cadeia de valor de alimentação. Segundo Valéria, a escolha será baseada nos critérios de alinhamento estratégico, coerência, relevância, planejamento, sustentabilidade e inovação e, por fim, escalabilidade e transformação. “A partir do dia 11 de janeiro de 2016, a Fundação Cargill vai divulgar as entidades contempladas nos mesmos canais das inscrições, isto é, no novo portal da fundação (www.alimentacaoemfoco.com.br) ou pelo portal da companhia (www.cargill.com.br)”, informa.

Criado especialmente para divulgar iniciativas como o Programa De Grão em Grão, o novo site da Fundação Cargill passa agora a destacar os editais, projetos apoiados e, principalmente, notícias e entrevistas com especialistas, que abordam temas de sustentabilidade relacionadas aos eixos de atuação da instituição, sublinha Valéria. O depoimento exclusivo do representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) no Brasil, Alan Bojanic, abordando os resultados do país em ações de combate à fome, se inclui entre as inovações na plataforma, exemplifica a dirigente da Cargill.

Com relação ao edital, as cidades priorizadas para a seleção dos projetos sociais são Barreiras e Ilhéus (BA); Itumbiara, Rio Verde e Goiânia (GO); Balsas (MA); Uberlândia (MG); Três Lagoas (MS); Primavera do Leste (MT); Santarém (PA); Maringá, Castro, Ponta Grossa, Toledo e Paranaguá (PR); Porto Velho (RO); Chapecó (SC); Porto Ferreira, São José do Rio Pardo, Itapira, Campinas, Mairinque e São Paulo (SP).

Política verde

Servitje fornecedores fora dos padrões podem perder seus contratos.
Servitje fornecedores fora dos padrões podem perder seus contratos.

Detentor das marcas Pullman, Ana Maria, Plus Vita e Nutrella, o grupo Bimbo anuncia o compromisso de construir uma cadeia de abastecimento completamente sustentável, rastreável e responsável do óleo de palma utilizado em suas guloseimas forneadas e panificadas, protegendo as comunidades, os trabalhadores e o meio ambiente. “A adoção dessa política destaca os compromissos ambientais e sociais de longa data da companhia, que continuam fortalecendo e evoluindo com o tempo”, sublinha Daniel Servitje, presidente do conselho e CEO do grupo. Segundo ele, a empresa pretende manter uma cadeia de abastecimento global transparente, que inclui o suprimento de óleo de palma desde as plantações de origem, exigindo fornecedores comprometidos a produzir e obter o insumo de companhias que cumpram as políticas da Bimbo em todas suas operações e administração da terra.

Os requerimentos dessa política incluem o não desmatamento, não desenvolvimento de turfas (independentemente da profundidade), não exploração de povos indígenas, trabalhadores e comunidades locais, além de absoluta rastreabilidade. A exigência de não desmatamento inclui a proibição de desenvolvimento em áreas de Alto Valor de Conservação (HCV) e florestas com Alto Estoque de Carbono (HCS). Além disso, os fornecedores não usarão a queimada para limpar terras, reflorestar, nem outros desenvolvimentos. Os fornecedores que não cumprirem esses padrões poderão enfrentar a perda de seus contratos com a companhia, alerta Servitje.

As medidas abrangem o óleo de palma, óleo de semente de palma e qualquer outro derivado do óleo de palma usado em produtos da Bimbo em todo o mundo. Os fornecedores terão que conseguir rastreabilidade, desde a plantação até o processamento em moinho. Para cumprir essas metas, o grupo Bimbo colocará em andamento um plano de ação no final de 2015. A companhia também se compromete a notificar sobre sua execução duas vezes por ano, trabalhar com parceiros confiáveis para mapear e avaliar a cadeia de abastecimento e desenvolver um plano de ação para fornecedores e terceiros visando conseguir o cumprimento das metas.

Maior companhia panificadora do mundo, a Bimbo possui 167 plantas de produção e quase 1.700 centros de vendas em 22 países de três continentes. Produz mais de 10 mil produtos e ostenta um portfólio com mais de 100 marcas No ano passado, o faturamento líquido do grupo superou a marca de U$ 14 bilhões. •

Deixe um comentário

Novos Tempos