Seis empresas associadas à Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) marcaram presença na Anuga 2015, megafeira global de negócios para alimentos e bebidas, promovida em outubro na cidade de Colônia, Alemanha. Representando sete marcas nacionais, Bauducco, Casaredo, Itamaraty, Marilan, Santa Edwiges, Selmi e Visconti participaram do evento como expositores, integrando o pavilhão organizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceira da Abimapi no projeto Happy Goods. Ação setorial para fomento das exportações do setor, esse projeto surgiu da evolução de um posicionamento unificado dos associados no mercado internacional e adota a assinatura “Happy Goods Baked in Brasil” no portfólio com o qual as indústrias de biscoitos, massas, pães e bolos buscam melhorar a percepção dos produtos brasileiros no cenário global.
Para se ter uma ideia do potencial da Anuga, o megaevento este ano bateu novamente seu próprio recorde de participantes e público. Segundo a Feira de Colônia (Koelnmesse), empresa responsável pela organização, ela reuniu mais de 7 mil expositores de 108 países e cerca de 160 mil visitantes profissionais de 192 países.
A estratégia de apresentação dos associados da Abimapi no evento foi previamente pensada e elaborada conforme a maturidade exportadora de cada companhia. A Doce Amor, por exemplo, não participou como expositora, mas esteve na feira acompanhando a comitiva da Missão de Prospecção, organizada pelo Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN-RS), que também contou com o nosso apoio, integrada por 60 empresários brasileiros.
Em um ano de forte valorização do dólar, participar de uma iniciativa como a Anuga abre horizontes e viabiliza uma estratégia de maior presença no mercado externo. A Santa Edwiges, por sua vez, aproveitou a oportunidade para apresentar kits natalinos, com itens selecionados, destacando suas latas de butter cookies, com laço, mosaico e acessórios modernos. Já a Casaredo lançou a linha Neo de biscoitos wafer com três camadas de recheio.
Com foco na saudabilidade, a Itamaraty expôs os produtos integrais Matinatta e uma extensão da marca Look de recheados e wafers, com apelo de sofisticação e fácil assimilação a consumidores de qualquer país. A Marilan apresentou itens com perfil saudável e sabores característicos do Brasil, caso dos biscoitos de brigadeiro, maracujá, coco e o inédito sabor “pão na chapa”, dentro da linha Pit Stop, além de promover uma versão de cookies com gotas de chocolate. A Selmi compareceu com a linha Renata Happy, desenvolvida especificamente para o mercado externo e à base de biscoitos de chocolate com recheio sabor baunilha, em pacotes de 145g com 30 unidades por caixa.
Com apoio da Apex-Brasil, a Bauducco inovou a estratégia de participação promovendo sessões de degustação de panetones e chocotones aquecidos na hora, com coberturas para intensificar o paladar e o olfato. Em primeira mão, a empresa exibiu a linha de integrais Cereale, com embalagens especiais para a Europa, incluindo biscoitos e bolos saudáveis de qualidade premium.
Todos os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos do mercado europeu, estabelecer benchmarking e ampliar a lista de importadores potenciais. Alguns, que há mais de dez anos seguem para a Anuga com a Apex-Brasil, aproveitaram a oportunidade para fidelizar clientes e abrir mercados.
A feira mais uma vez se destacou pelo alto nível de contatos concretizados. Assim, em levantamento preliminar, os empresários estimam a realização de US$ 2,3 milhões em vendas ao exterior, após mais de 800 contatos realizados nos cinco dias de feira, que atraíram visitantes dos EUA, Alemanha, China, Japão e África do Sul, entre outros destinos-chave dos embarques brasileiros. •
* Cláudio Zanão é presidente da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).