A preocupação em seguir uma alimentação mais equilibrada tem aumentado entre os brasileiros. De acordo com pesquisa da consultoria Euromonitor International, as vendas de alimentos saudáveis praticamente dobraram em cinco anos no país. Por conta desse cenário, a Grings Alimentos Saudáveis introduz novidades em sua linha Matcha Fruit, à base de folhas de chá verde orgânico em pó (matcha – Camelia sinensis). Depois da versão de limão e das séries Matcha Gourmet e Matcha Latte, a empresa introduz variantes com sabor de abacaxi com hortelã, tangerina com gengibre e cranberry, informa Marilia Toledo Betito, nutricionista da Grings.
Ela lembra que a empresa foi pioneira na comercialização do matcha no Brasil. Em parceria com a japonesa Tayo, dona do selo True Matcha, “a marca oferece ao consumidor o que há de melhor do chá verde”, assinala ela. O produto, acrescenta, segue a tradição milenar dos orientais em seu cultivo. Nesse processo, as folhas são cobertas durante seu crescimento no solo e, após a colheita, não passam por nenhum tipo de secagem. “Todo esse processo diferenciado, origina em folhas de Camelia sinensis com 137 vezes mais catequinas (fitonutriente de forte ação antioxidante) do que nas folhas de cultivo comum, além do aumento da quantidade de clorofila e aminoácidos, como a L-theanina, que contribui para elevar a sensação de bem-estar e relaxamento no cérebro”, detalha Marilia. Outro benefício do consumo de matcha, observa ela, é o aumento em 40% da queima de gordura no corpo. A linha Matcha Fruit tem sugestão de preço ao varejo de R$ 5,50 o sachê de 7g, que rende um litro da bebida.