2022 foi marcado pelo investimento em tecnologia: de ferramentas simples que auxiliam a gestão e operação das empresas até as novas possibilidades trazidas pelo metaverso e soluções tecnológicas que têm acelerado a inovação no mundo todo. Em 2023 não será diferente: 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses, de acordo com uma pesquisa do Harvard Business Review Analytic
Especialistas na área de tecnologia e marketing virtual, Pedro Galoppini, CPO da Involves, Marco Beczkowski, diretor de vendas e CS da Manhattan Associates, e Pedro Paranhos, gerente de marketing da edrone apontam soluções e inovações que deverão ser destaque no varejo em 2023. Confira a seguir as principais tendências:
Execução 4.0 e o uso de dados
Pedro Galoppini, CPO da Involves, afirma que o uso de dados na relação entre varejo e indústria será cada vez mais avançado em 2023. Informações coletadas em pontos de venda, como lojas físicas e supermercados, ajudam a indústria a repensar produção e distribuição de produtos, que será cada vez mais personalizada conforme o público-alvo, evitando desperdícios ou falta de itens em estoque. Para Galoppini, o varejo precisa caminhar para uma transição no conceito de Execução 4.0, que demonstra o papel cada vez mais estratégico na tomada de decisão baseada em dados. A nova tendência de execução nos pontos de venda está conectada à inteligência artificial que gera informações mais precisas tanto aos lojistas quanto à indústria.
Automação e robótica na cadeia de suprimentos
A corrida por mais velocidade e acuracidade nas operações do varejo exige investimento em tecnologia nos armazéns. Segundo Marco Beczkowski, diretor de vendas e CS da Manhattan Associates, multinacional líder em tecnologia para a cadeia de suprimentos, 2023 será marcado por uma aceleração significativa do uso de automação e robótica. “Embora não esperemos que os robôs substituam os humanos nos principais papéis da cadeia de suprimentos, veremos um progresso maior na colaboração entre homem e máquina à medida que mais robôs forem desenvolvidos para complementar a força de trabalho humana assumindo tarefas mundanas e repetitivas”, explica. A automação e a robótica têm sido temas de grande interesse para os varejistas, mas muitos não iniciaram a sua utilização devido a desafios de recursos dos fornecedores.
Inteligência artificial no e-commerce
Em 2023, a comunicação personalizada será cada vez mais importante para quem vende on-line. Segundo Pedro Paranhos, gerente de marketing da edrone, a tendência no e-commerce é o aumento do uso de ferramentas de inteligência artificial para automatizar a operação. “A IA agiliza a adaptação a novas tecnologias de forma rápida e escalável. Desde pequenas a grandes lojas virtuais devem se adaptar à tecnologia, cujo principal benefício é personalizar cada vez mais a jornada de compra e a experiência do cliente. Esse é um diferencial importante quando percebemos um mercado em retração, pois a personalização ajuda a fidelizar clientes, o que se torna mais barato do que tentar conquistar novos compradores’, explica Pedro.