Fonte de ingredientes para a indústria de candies, a Duas Rodas saiu a campo para produzir a mais recente pesquisa sobre o segmento no país. Realizado em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), o levantamento contou com 1.200 entrevistas e mostra que os brasileiros, além de forte apreço pela categoria de candies, são consumidores frequentes de gomas de mascar e de balas. Essa preferência, no entanto, tende a perder força, já que esses fãs buscam cada vez mais saudabilidade e os principais itens do segmento não são, tradicionalmente, associados ao conceito, nota Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas. “Por isso, é importante que o mercado em geral intensifique a movimentação em direção a diminuir o açúcar e, principalmente, adicionar valor aos produtos, a exemplo de benefícios funcionais”, avalia o executivo.
Sem abrir números, Henriques ressalta que os resultados do estudo mostram o consumo de candies cada vez menos expressivo quanto maior a faixa etária avaliada. “Como a população brasileira está em processo de envelhecimento, o dado tanto pode ser uma ameaça ao setor, como uma janela de oportunidade”, insere ele. A pesquisa acompanhou também as necessidades específicas de cada consumidor em diferentes momentos da vida. “Um aspecto interessante refere-se ao momento do consumo no cotidiano, que ocorre com mais intensidade no período da tarde e tem forte ligação com momentos de lazer”, observa o gerente.
Os dados foram apresentados, com exclusividade, durante o seminário Oportunidades em Candies a Partir do Ponto de Vista do Consumidor, promovido em setembro pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), com a presença de representantes das principais indústrias de candies do país. Realizado na sede da Duas Rodas, em Jaraguá do Sul (SC), o evento contou com apoio da Gelco Gelatinas.
Resgate do aroma
O sabor único do leite fresco, com notas que remetem à vida no campo, é a inspiração do aroma de leite que a Duas Rodas apresenta às indústrias de alimentos e bebidas nesse segundo semestre. Desenvolvido pelo time de aromistas da empresa, o ingrediente sintoniza novos hábitos de consumo, incorporando a tendência “Na tradição, Nós confiamos”, identificada pela agência Mintel e apresentada às indústrias do setor como corrente predominante nos próximos anos. “Dentro do resgate à tradição, o aroma de leite traz toda a complexidade do sabor do produto original, atendendo tanto os consumidores mais maduros, com o despertar das lembranças da infância e da vida no campo, como os mais jovens, ao proporcionar uma nova experiência, outra grande macrotendência de consumo global”, observa Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas.
Para traduzir as notas do sabor do leite fresco, um time multidisciplinar de especialistas e aromistas da empresa – pioneira na extração de óleos essenciais no Brasil – estudou todos os componentes e atributos que asseguram o sabor do produto original. Todo o projeto de pesquisa e desenvolvimento teve início em uma fazenda de gado, no interior de Santa Catarina, onde a coleta de leite de vaca deu a largada ao projeto. O material foi analisado sensorialmente e contou com tecnologias como a cromatografia, relata Silvana Laube Rech, da equipe de aromistas da Duas Rodas. “Quando reproduzimos algo natural, é muito importante irmos direto à fonte, pois a natureza é perfeita e complexa. É como desvendar um segredo que agrega experiências na vida das pessoas. Somos movidos a esse desafio, o que torna cada novo projeto mais instigante”, frisa Silvana.