Segundo mapeamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) para atender à demanda do período da Páscoa de 2022, a indústria de chocolates calcula que foram criados 8,5 mil postos de trabalho temporários no Brasil, sendo contratações diretas e indiretas – tanto em fábricas quanto em pontos de venda.
Para atender o varejo, as preparações para a Páscoa são feitas com antecedência. Para a data comemorativa de 2022, por exemplo as contratações tiveram início no segundo semestre de 2021.
Na pandemia, as vendas pelo e-commerce tiveram a preferência de 71% dos brasileiros, segundo a ConQuist Consultoria. Os fabricantes passaram também a ofertar os produtos por meio de plataformas digitais próprias, ou até mesmo em parcerias com empresas especializadas em delivery para atender à essa demanda do consumidor.
Para Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, o consumidor tem um novo perfil que prioriza o conforto, rapidez e o cuidado no recebimento do produto. “Os consumidores têm se mostrado mais independentes e decididos.a. Ele hoje sabe utilizar muito bem o ponto de venda físico juntamente com o e-commerce e os serviços de delivery. Esse hábito deve se manter e o comportamento do consumidor tende a ser híbrido daqui para frente”.