Com recessão e desemprego nas alturas, os atacados doceiros se consolidam como portal de ingresso no negócio alternativo de confeitaria, com oferta crescente de cursos e apetrechos culinários. Entre os desbravadores dessa onda na Grande Belo Horrizonte (MG), a Decisão Atacarejo mantém há onze anos escolas montadas em três endereços e conta com um canal no Youtube (https://www.youtube.com/Decisaoatacadista) dedicado ao ensino de técnicas de doçaria. Além de receitas e dicas de cozinha de chefs confeiteiros e professores reconhecidos regionalmente, novos vídeos e tutoriais encorpam a programação quinzenalmente. Desde meados de janeiro, a temporada de cursos da Escola de Culinária Decisão Atacarejo vem operando a todo vapor. “Preparamos nas três unidades (Centro e Venda Nova, em BH, e Sete Lagoas, na Grande BH) uma programação especial, com novos temas e professores”, relata Valéria Bax, diretora de Marketing e RH da rede.
Entre as novidades ela destaca o curso de marketing, com técnicas de vendas, atendimento, embalagens e cálculo de custo e preço final dos produtos doces e salgados. Mesmo no período de férias, acrescenta a executiva, a escola não ficou parada, promovendo cursos especiais para crianças, além de dar início a encontros com o tema da Páscoa. “Conseguimos lotar todas as aulas por conta dos preços populares, a partir de R$ 20,00”, orça Valéria. No ano passado, situa ela, passaram pelos cursos do atacarejo mais de 5 mil alunos, movimento 30% superior ao de 2015.
Durante janeiro, além de oficinas de chocolate e aulas de minibolos com decoração especial para a criançada, a Decisão iniciou a programação voltada para adultos já de olho na demanda pascal. Entre os cursos mais procurados a diretora alinha o de ovos de chocolate para iniciantes, de ovinhos surpresa, ovo de colher, ovos recheados e decorados, cupcakes, cones recheados e trufados, naked cake e brigadeiro gourmet. “Ao todo, até chegar a Páscoa, serão cerca de 60 cursos com esses temas para as pessoas aprenderem a fazer seus presentes e também produtos para vender e ganhar uma renda extra”, assinala Valéria.
Entre outras temáticas que encorpam a programação neste semestre ela inclui os geladinhos alcoólicos para o Carnaval, doces diet, tortas doces e salgadas, salgados para festas, cupcakes decorados com chantilly, mousse, bombons, empadas salgadas e doces, bem casado, brownie, cocadas, cones trufados, massa caseira (capelletti), minibolos decorados com pasta americana, pipoca gourmet, bolos decorados com chantilly, bolo de pote e pão de mel.
Pioneirismo mineiro
Número um no segmento doceiro em Minas Gerais, a rede de supermercados e atacados Decisão opera quatro lojas em Belo Horizonte, Santa Luzia e Sete Lagoas, atendendo todo o estado, num raio de 200 quilômetros da capital, complementando o atendimento com televendas e loja virtual. Desbravadora do atacado especializado em candies, ela abriu as portas em 1988, operando exclusivamente no ramo de bonbonnière. Depois, expandiu o mix para outras categorias e hoje também inclui bebidas, cereais, conservas, perecíveis, matinais, bazar, tabacaria, limpeza e perfumaria no mostruário de mais de 5 mil itens (1.500, considerando apenas confeitos), supridos diretamente por cerca de 400 fornecedores.
São no total 7.500 metros quadrados de área de venda, com a operação de candies representando 25% do faturamento geral dos 13 departamentos atuais. Menina dos olhos da atacadista, a escola de culinária oferece cerca 60 cursos por mês, com preços que variam de R$ 20,00 a R$ 80,00, dependendo da compexidade dos temas e do material prático exigido. “As aulas são ideais para quem busca uma renda complementar, ser dono do seu próprio negócio ou se especializar na cozinha”, frisa Valéria, acrescentando que a infraestrutura da operação é apta a receber mais de mil alunos por mês. Os cursos são ministrados por profissionais contratados pela atacadista ou enviados por empresas parceiras. Entre as que mandam com maior frequência especialistas culinários, ela destaca nomes como a Harald, Puratos, Barry Callebaut, Mavalério e Dicaramella, entre outras. “Temos dezenas de histórias de transformações de vida impulsionadas e incentivadas pelas aulas da nossa escola”, sublinha Valéria. Além de opção para capacitação na cozinha ou por amor à gastronomia, os cursos servem como aperfeiçoamento profissional, grifa a executiva.
Apesar da retranca geral nas vendas, a Decisão Atacarejo vem conseguindo manter sua trajetória de crescimento, cravando alta de 15% no balanço de 2016 em relação ao exercício anterior, ressalta Valéria. Segundo ela, considerados os diversos formatos de lojas e as diferentes regiões e bairros, a operação vem mantendo uma média de 190 mil clientes em circulação nas unidades por mês. “É um movimento expressivo levando-se em conta a recessão na economia”, grifa ela. As atenções, no momento, se concentram na operação de Páscoa. “A expectativa é muito boa, pois é a nossa segunda melhor data depois do Natal. Sempre trabalhamos forte e, desta vez, a meta planejada é bem realista, pois o país ainda vive momentos difíceis”, observa a diretora, acenando com a inauguração de mais uma loja ainda no primeiro semestre de 2017. •