“Um importante fenômeno está acontecendo no mundo da alimentação e o Sial Paris – Salão Internacional da Alimentação se vê na obrigação de divulgar”. O alerta parte de Marie-Ange Joarlette, representante exclusiva da Promosalons Brasil, porta-voz da Comexposium Group, organizador da feira programada para outubro na França. Segundo ela, uma mini-revolução está revendo o conteúdo dos pratos e reinventando o modo de se alimentar. “Trata-se do Alternative Food ou Alimentação Alternativa, que é mais saudável, mais respeitadora da natureza e do bem-estar animal”, assinala a executiva.
O sucesso do Alternative Food se explica sobretudo pelas preocupações relativas à saúde. Após as grandes crises alimentares dos anos 1990 e 2000, os consumidores se voltaram para uma alimentação mais saudável e mais ética. “Cuidar de si através do alimento mantendo o prazer de comer. Eis o sucesso de produtos com sabores e texturas originais, integrando uma dimensão de bem-estar”, argumenta a porta-voz. Leites e iogurtes vegetais, produtos “livres de”, enriquecidos com superfrutas ou superlegumes, bebidas naturais energéticas encorpam o Alternative Food. “Um fenômeno assim certamente merecia uma atenção especial e o Sial Paris dá, portanto, ao Alternative Food toda a sua importância, com a criação de um setor próprio e de uma animação dedicada com uma sinalização e decoração exclusivas e únicas”, reporta ela.