Cobertura ampla

GTS desbrava o comércio de candies em Jundiaí e expande a operação para toda a região
Distribuidora GTS mix com 1.500 itens e circulação de mil pessoas por dia.

Pioneira na distribuição exclusiva de candies em Jundiaí (SP) e região, a atacadista GTS hoje estende sua cobertura a um raio de 50 quilômetros da sede no Jardim Samambaia, cobrindo cerca de 12 municípios vizinhos. De Vinhedo e Louveira, ao Norte da cidade, até Pirapora do Bom Jesus, ao Sul, passando por Cabreúva, Itupeva e Cajamar, a distribuidora atinge cerca de 3.000 pontos de venda (PDVs), repassa Fernando Turrini, diretor comercial da GTS. “O movimento na loja vinha sendo prejudicado pelo tráfico intenso da cidade nos horários de pico e a solução foi levar os produtos até os clientes mais afastados”, comenta o atacadista.

A trajetória da GTS teve início como muitas operações paulistas do gênero. Segundo Fernando Turrini, o negócio evoluiu da representação dos sócios José Turrini (seu pai) e Orlando Gazzola, ambos ainda hoje no comando da atacadista, encarregada de promover a distribuição da extinta marca Duchen na região. “Jundiaí era carente de uma distribuidora que abastecesse o pequeno comércio com linhas de doces e guloseimas e, foi com base nessa constatação, que eles abriram a loja em 1976 no Anhangabaú, região central da cidade”, rememora Turrini. Com 100 metros quadrados de área de venda e depósito, o estabelecimento, próximo à avenida Jundiaí, ponto nevrálgico do comércio local, logo ficou pequeno diante da demanda. A primeira expansão aconteceu poucos anos depois, ocupando no mesmo bairro um galpão duas vezes maior, que também não foi suficiente para atender a clientela crescente. “Para eliminarmos os problemas de espaço, construímos a sede própria com 1.000 metros quadrados de área de venda e mesma metragem para depósito, com estacionamento e tudo o mais, que já começa a mostrar alguma saturação”, comenta Turrini. Com população na faixa de 400 mil habitantes, Jundiaí é o segundo mais desenvolvido município paulista, com mais de 200 mil habitantes, detém o 9º PIB estadual e possui IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) superior ao da cidade de São Paulo (0,857 contra 0,814, respectivamente).

Linhas de biscoitos e doces tradicionais eram adquiridas diretamente das fábricas, a maioria instalada nas regiões de Campinas e Sorocaba, sendo o restante encorpado por chocolates, balas e chicles, negociado com margens ainda vantajosas na Marsil, tradicional atacado da região do Pari em São Paulo, lembra o comeciante. Hoje em dia, com o incremento no porte da distribuidora, cerca de 95% dos itens são fornecidos pelas indústrias, ficando a parcela restante a cargo de distribuidoras exclusivas e/ou autorizadas. “Trabalhamos com as grandes marcas, mas damos especial atenção a itens de fabricantes de pequeno e médio porte, a  maioria de alcance regional, que operam com linhas de melhor relação qualidade-preço”, observa Turrini.

 

Artigos de festa
Com um movimento estimado em cerca de mil pessoas por dia, que se enfileiram nos cinco checkouts da loja, a GTS registra um tíquete médio de vendas de R$ 100,00. O mix atual comporta cerca de 1.500 itens, sendo as categorias e maior demanda chocolates, balas, derivados e gomas de mascar, seguidas de doces tradicionais vendidos em caixas ou potes. “O setor é muito dinâmico, lança novidades com frequência, mas tem marcas que são campeãs, como Sonho de Valsa que aqui ainda é, disparada, a número um em vendas”, frisa Turrini.

Entre os parceiros que prestigiam a distribuidora com permanentes promoções e/ou ações de ativação, ele destaca nomes como Dori, Riclan, Santa Helena, Bel e Arcor. “Sempre comparecem com promotores e algum material de PDV para ajudar nas vendas”, assinala o diretor comercial. Apesar da ofensiva deflagrada via equipe de vendas da GTS e representantes autônomos em cima dos 3.000 clientes cadastrados, a loja ainda concentra 70% do faturamento, observa. Encabeçado por cantinas escolares, minimercados e bares, o perfil de clientes abrange ainda donas de casa, que passaram a incluir doces na lista de compras, e donos de buffets de festa, um reduto em ascensão na cidade.

A exemplo das operações especializadas em candies que cada vez mais expandem o leque de opções, agregando novos segmentos e categorias de alimentos, a GTS também planeja incluir no portfólio esse reduto de artigos de festa. “É praticamente uma exigência dos clientes”, frisa Turrini. O projeto já em curso contempla a ampliação da área de venda, a inserção de itens de festa e, em paralelo, a instalação de cursos de culinária e doçaria para a clientela em recinto próprio dentro da loja. “Já temos o terreno e vamos dobrar de tamanho no fim do ano”, anuncia Turrrini. Uma outra alternativa levada em conta no atual projeto de expansão é abrir uma segunda unidade em local distante das áreas de grande fluxo de trânsito da cidade. “O congestionamento está realmente estrangulando o negócio, com os clientes despendendo um tempo demasiado para chegar aqui e retornar ao seu comércio”, queixa-se o diretor da GTS.

Um dos diferenciais da distribuidora pode ser conferido na campanha de Páscoa que, tradicionalmente, prestigia marcas menos conhecidas, como Laciella, Tiquinho e Dublin. “No ano passado giramos 3 mil caixas e, este ano, a expectativa é chegar a 4 mil caixas”, torce Turrini, justificando que, por conta da crise, o consumidor este ano procurou ovos de chocolate mais em conta, compatibilizando essa tendência com a oferta da GTS. •

Deixe um comentário

Novos Tempos